SUMMIT MOBILIDADE: Clique e garanta o seu ingresso promocional Saiba Mais
Primeira Classe

Fotos: Toyota 86 tem visual de tirar o fôlego

Na semana passada pintou aqui na redação o cupê 2+2 Toyota 86, ou GT86, sendo as letras o nome da... leia mais

Rafaela Borges

30 de mar, 2014 · 4 minutos de leitura.

Fotos: Toyota 86 tem visual de tirar o fôlego

Na semana passada pintou aqui na redação o cupê 2+2 Toyota 86, ou GT86, sendo as letras o nome da versão que deve ser trazida ao Brasil. Não, ele ainda não está sendo vendido aqui. E sim: a Toyota vai passar a importá-lo, informação já confirmada. A previsão é de que o carro chegue no fim do primeiro semestre.

Já dei algumas voltinhas com o 86 e, vou falar: o cupê é divertido demais! Nem tanto pelo motor  boxer de 2 litros, de origem Subaru e com 200 cv. Ele vai muito bem no carrinho de 1.200 quilos, principalmente rodando em alta rotação (seu ronco, potencializado pelo escapamento duplo, empolga).

Publicidade


Mas o que faz mesmo a diferença é a tração traseira, um verdadeiro oásis em um mundo cada vez mais dominado pelos esportivos de tração nas quatro rodas – a Lamborghini já caiu nesta e, pasmem, até a Ferrari (não que a esportividade do 86 possa ser comparada à dos italianos, mas foi só para ilustrar o cenário).

Mas eu não fiz este post para falar do desempenho do carro. Estamos preparando avaliações e vídeo e, em breve, você saberá todos os detalhes da performance do 86 nas edições impressa e digital do Jornal do Carro. O que eu quero mesmo é mostrar alguns detalhes do cupê.


Porque o 86 é um carro muito sensorial: junto com o ruído e a tração traseira, há um belo pacote visual que faz todo mundo – todo mundo mesmo – na rua parar para observá-lo – ou ao menos virar a cabeça descaradamente.

E não é só no exterior; a cabine, cheia de detalhes, agrada ainda mais. Na unidade que está em nossas mãos, é tudo vermelho e preto. Esse tema bicolor está em portas, painéis, bancos (do tipo concha, bem esportivos). E atenção: o conta-giros no centro do quadro, se sobrepondo ao velocímetro, é um claro recado: no 86, é para andar de pé lá embaixo.


As imagens foram feitas com telefone celular, mas já dá para ter uma ideia do que estamos falando. Ah, o preço? A Toyota ainda não o definiu, mas não deverá passar os R$ 150 mil.



Newsletter Jornal do Carro - Estadão

Receba atualizações, reviews e notícias do diretamente no seu e-mail.

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade de dados do Estadão e que os dados sejam utilizados para ações de marketing de anunciantes e o Jornal do Carro, conforme os termos de privacidade e proteção de dados.
Jornal do Carro
Oficina Mobilidade

Comportamento dos passageiros pode afetar a segurança da viagem

Dez recomendações para que os ocupantes do veículo não tirem a concentração do motorista durante o percurso

13 de mai, 2024 · 2 minutos de leitura.

Os passageiros têm um papel preponderante na segurança de um carro em movimento. O comportamento dentro do automóvel pode aumentar ou diminuir o risco de ocorrência de um acidente de trânsito

“Por motivos diversos, o motorista compromete a segurança ao volante do carro ao perder a capacidade de detectar obstáculos e não acionar os freios, por exemplo”, afirma Cleber William Gomes, professor de Engenharia Mecânica da Fundação Educacional Inaciana (FEI).

“O tempo de reação é precioso para prevenir acidentes. Quando o motorista divide a atenção interagindo com outras pessoas a bordo, a incapacidade de identificar o perigo aumenta.”

Embora o ser humano acredite na capacidade de fazer várias tarefas ao mesmo tempo, a direção pode ser impactada por condições adversas, que atrapalham a visão, a concentração e a atenção de motorista e passageiros.

“Os passageiros devem ter consciência de que sua presença, de alguma forma, afeta o comportamento do motorista. Eles ajudam a criar o clima da viagem e tanto podem ser tranquilos e prestativos como gerar algum tipo de estresse”, diz Gomes.

Por isso, veja dez recomendações importantes para o passageiro manter intacta a segurança da viagem:

  1. Adote uma postura ativa, ajudando na localização do caminho, atendendo o telefone e avisando sobre eventuais riscos.
  2. Não distraia o motorista, falando alto demais, mudando constantemente a música e comentando o modo como ele dirige.
  3. Mantenha-se alerta. Passageiros que dormem durante a viagem aumentam a probabilidade de o motorista também pegar no sono. 
  4. Não esqueça de usar o cinto de segurança e exija isso dos demais ocupantes do veículo. As crianças devem se acomodar em cadeirinhas ou assentos adequados à idade.
  5. O passageiro tem o direito de reclamar com o motorista se ele estiver dirigindo com imprudência, mas isso deve ser feito tranquilamente, para não gerar estresse.
  6. Evite situações que tirem a atenção do condutor. Se alguém passar mal ou se as crianças estiverem agitadas, sugira fazer uma pausa na viagem a fim de acalmar a situação. 
  7. Adie a viagem se estiver irritado, nervoso, inseguro ou sob efeitos de drogas ou álcool. 
  8. Jamais coloque parte do corpo para fora do veículo, seja nas janelas ou no teto solar.
  9. Antes de abrir a porta para sair do carro, certifique-se de que não existem riscos para você e os pedestres da via.
  10. Embarque e desembarque sempre pela porta ao lado da calçada.