Primeira Classe

Hatch Polo sofre duas derrotas no ranking

Após meses e meses "nadando de braçada", o hatch Polo ficou atrás do Argo e fora da lista dos dez mais vendidos

Rafaela Borges

03 de jul, 2018 · 6 minutos de leitura.

Hatch Polo" >
Volkswagen
Crédito: Hatch Polo foi 11º carro mais vendido do Brasil em junho (Foto: JF Diorio/Estadão)

A lista dos carros mais vendidos sofreu uma verdadeira reviravolta em junho. No time de vencedores, estão modelos como os Renault Kwid e Sandero e os Fiat Toro e Argo. Já na de perdedores, talvez o principal representante seja o hatch Polo.

LEIA TAMBÉM

Após meses e meses “nadando de braçada no mercado”, o hatch Polo sofreu uma derrota dupla em junho. Além de ficar atrás do principal rival, ele não apareceu na lista dos dez mais vendidos.


 

Converse com a autora do blog por meio do Instagram

 


Entre os hatches compactos mais vendidos, o Polo foi um dos poucos a registrarem queda de vendas. Além dele, apenas o HB20 teve menos emplacamentos que em maio. O mercado, em junho, cresceu 3,45% na comparação com o mês anterior.

Este é o novo Volkswagen T-Cross, que a marca produzirá no Brasil a partir do ano que vem. O carro brigará com Renegade, EcoSport e cia. Ele tem 4,11 metros de comprimento e usa a mesma plataforma do Polo e do Virtus. Motores? O 1.0 turbo é presença garantida na linha. #volkswagen #vw #tcross #suv #car #carro #instacar #instadaily #lifestyle #testdrive #drive #lifestyle #brasil #brazil #saopaulo #sp

Uma publicação compartilhada por Rafaela Borges (@rafaelatborges) em

VEJA TAMBÉM: OS 20 CARROS MAIS VENDIDOS EM JUNHO


Desempenho do hatch Polo

A queda do hatch Polo ainda não pode ser associada à chegada do Yaris. O modelo da Toyota chegou no fim do mês passado, e somou apenas 208 emplacamentos. Julho dará uma amostra mais real do potencial do novato.

Por ora, parecem ser duas as principais razões para a queda nas vendas do hatch Polo. O Argo, seu principal rival, ganhou no início do mês uma versão mais barata, por cerca de R$ 45 mil. O Polo mais em conta custa em torno de R$ 50 mil.

Além disso, não apenas o Argo, quanto outros modelos que evoluíram no ranking, tiveram um grande avanço nas vendas diretas (feitas para frotistas, locadoras e empresas, entre outras modalidades), nas quais o Polo não tem investimento forte (leia mais abaixo).


Em junho, o Argo teve 5.485 emplacamentos. Foi o sexto carro mais vendido do País, sua melhor posição. Na comparação com maio, obteve crescimento de 17,1%.

Já o hatch Polo ficou na 11ª posição do ranking de vendas. Desde o início do ano, o Volkswagen não aparecia fora do “top 10”.

Com 4.974 exemplares vendidos, o hatch Polo apresentou queda de vendas de 11,6% em relação a maio.


 

Vendas diretas

Além da nova versão do Argo, o carro também entrou com força no sistema de vendas diretas  em junho. Entre os automóveis, foi o sexto mais vendido por meio dessa modalidade.

Até então, o Argo era um dos poucos carros da Fiat que não tinham presença forte no atacado. Em junho, essa modalidade representou 41,7% de seus emplacamentos.


No caso do Polo, as vendas no atacado responderam por apenas 15,7% dos exemplares emplacados em junho.

Outras mudanças

Na lista dos dez mais vendidos, chama a atenção o bom desempenho dos modelos da Renault. O Sandero, que havia ido mal em maio, foi o quarto carro mais vendido do Brasil em junho. Ele somou 6.131 emplacamentos.

O Kwid também se recuperou e ficou no 10º lugar do ranking de vendas, com 5.004 exemplares emplacados.


Com o bom resultado, a Renault foi a quarta montadora que mais vendeu carros no País em junho. Ela deixou para trás Ford, Toyota e Hyundai. Essa colocação é a mesma que a marca havia ocupado em abril.

Entre as picapes, a Toro conseguiu ficar, por pouquíssimas unidades, à frente da Strada. O modelo maior registrou vendas de 5.500 unidades vendidas, ante as 5.474 do menor.

Com isso, a Toro foi o quinto carro mais vendido do Brasil. A Strada ficou na sétima posição.


ATUALIZADO ÀS 13H44 DE 4 DE JULHO DE 2018

Newsletter Jornal do Carro - Estadão

Receba atualizações, reviews e notícias do diretamente no seu e-mail.

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade de dados do Estadão e que os dados sejam utilizados para ações de marketing de anunciantes e o Jornal do Carro, conforme os termos de privacidade e proteção de dados.