A lista dos carros mais vendidos sofreu uma verdadeira reviravolta em junho. No time de vencedores, estão modelos como os Renault Kwid e Sandero e os Fiat Toro e Argo. Já na de perdedores, talvez o principal representante seja o hatch Polo.
LEIA TAMBÉM
Após meses e meses “nadando de braçada no mercado”, o hatch Polo sofreu uma derrota dupla em junho. Além de ficar atrás do principal rival, ele não apareceu na lista dos dez mais vendidos.
Converse com a autora do blog por meio do Instagram
Entre os hatches compactos mais vendidos, o Polo foi um dos poucos a registrarem queda de vendas. Além dele, apenas o HB20 teve menos emplacamentos que em maio. O mercado, em junho, cresceu 3,45% na comparação com o mês anterior.
VEJA TAMBÉM: OS 20 CARROS MAIS VENDIDOS EM JUNHO
Desempenho do hatch Polo
A queda do hatch Polo ainda não pode ser associada à chegada do Yaris. O modelo da Toyota chegou no fim do mês passado, e somou apenas 208 emplacamentos. Julho dará uma amostra mais real do potencial do novato.
Por ora, parecem ser duas as principais razões para a queda nas vendas do hatch Polo. O Argo, seu principal rival, ganhou no início do mês uma versão mais barata, por cerca de R$ 45 mil. O Polo mais em conta custa em torno de R$ 50 mil.
Além disso, não apenas o Argo, quanto outros modelos que evoluíram no ranking, tiveram um grande avanço nas vendas diretas (feitas para frotistas, locadoras e empresas, entre outras modalidades), nas quais o Polo não tem investimento forte (leia mais abaixo).
Em junho, o Argo teve 5.485 emplacamentos. Foi o sexto carro mais vendido do País, sua melhor posição. Na comparação com maio, obteve crescimento de 17,1%.
Já o hatch Polo ficou na 11ª posição do ranking de vendas. Desde o início do ano, o Volkswagen não aparecia fora do “top 10”.
Com 4.974 exemplares vendidos, o hatch Polo apresentou queda de vendas de 11,6% em relação a maio.
Vendas diretas
Além da nova versão do Argo, o carro também entrou com força no sistema de vendas diretas em junho. Entre os automóveis, foi o sexto mais vendido por meio dessa modalidade.
Até então, o Argo era um dos poucos carros da Fiat que não tinham presença forte no atacado. Em junho, essa modalidade representou 41,7% de seus emplacamentos.
No caso do Polo, as vendas no atacado responderam por apenas 15,7% dos exemplares emplacados em junho.
Outras mudanças
Na lista dos dez mais vendidos, chama a atenção o bom desempenho dos modelos da Renault. O Sandero, que havia ido mal em maio, foi o quarto carro mais vendido do Brasil em junho. Ele somou 6.131 emplacamentos.
O Kwid também se recuperou e ficou no 10º lugar do ranking de vendas, com 5.004 exemplares emplacados.
Com o bom resultado, a Renault foi a quarta montadora que mais vendeu carros no País em junho. Ela deixou para trás Ford, Toyota e Hyundai. Essa colocação é a mesma que a marca havia ocupado em abril.
Entre as picapes, a Toro conseguiu ficar, por pouquíssimas unidades, à frente da Strada. O modelo maior registrou vendas de 5.500 unidades vendidas, ante as 5.474 do menor.
Com isso, a Toro foi o quinto carro mais vendido do Brasil. A Strada ficou na sétima posição.
ATUALIZADO ÀS 13H44 DE 4 DE JULHO DE 2018
Newsletter Jornal do Carro - Estadão
Receba atualizações, reviews e notícias do diretamente no seu e-mail.