O hatch VW Gol foi o maior líder da história do Brasil. Porém, a perda do primeiro lugar de vendas após 27 anos de liderança se mostrou definitiva. Primeiro, o Palio, já fora de linha, ultrapassou o hatch VW Gol.
SAIBA MAIS
- Inscreva-se no canal do Jornal do Carro no YouTube
- Conheça o meu perfil no Instagram
- Brasil agora tem carro de luxo ‘made in China’
- VW Tiguan já supera alguns SUVs compactos
Depois, foi a vez do Onix, que já está há três anos na liderança disparada do mercado. Nos dois últimos anos, o Chevrolet conquistou, em diversos meses, mais que a soma dos emplacamentos de segundo e terceiro colocados.
O hatch VW Gol acabou perdendo também o posto de mais vendido da sua montadora. Isso ocorreu com a chegada do Polo, no fim do ano passado. O novato, hatch como o Gol, mas mais caro e com pegada mais sofisticada, logo se tornou o Volkswagen mais emplacado do País.
VÍDEO: TESTAMOS O PANAMERA GTS NO CIRCUITO DO BAHREIN
Assim foi durante todo o primeiro semestre de 2018. Porém, a partir de julho, o hatch VW Gol começou a reagir. Ao final de setembro, já havia recuperado a posição de Volkswagen mais vendido no acumulado do ano.
Agora, o hatch VW Gol conquistou outro feito. Antes mesmo do encerramento, outubro já é o melhor mês de vendas para o modelo.
De 1º a 29 de outubro (a dois dias do encerramento do mês), somou 7.182 emplacamentos. Com isso, mês a mês, vem se aproximando mais do pódio de vendas.
O terceiro colocado, por enquanto o Hyundai HB20, está pouco mais de mil unidades à frente. No mês passado, a vantagem era de 2 mil unidades e no retrasado, de 4 mil.
Com isso, o Gol começa a atacar forte os rivais, e mostra reais chances de entrar na briga com o segundo e o terceiro colocados no ranking, HB20 e Ford Ka.
Mas será que é o hatch VW Gol, um veterano, a nova aposta da Volkswagen? E o Polo, lançado para ser o carro mais vendido da montadora? Como fica?
VEJA TAMBÉM: CARROS COM OS QUAIS NINGUÉM SE IMPORTA
Nissan Frontier
Há carros pelos quais ninguém parece se interessar. Alguns vendem mal. Outros até vão bem no mercado, mas não causam nenhuma repercussão em redes sociais, por exemplo, ou em "conversas de boteco". Da maioria, ninguém se lembra. Em resumo: eles não são sonho de consumo de ninguém. A Frontier é um desses modelos: há quem queira uma Hilux, uma S10, até uma Ranger. A picape da Nissan, porém, dificilmente é alvo do desejo mesmo dos fãs do segmento. Ela gera ainda menos entusiasmo que a Amarok.
Peugeot 408
É um carro bom, com uma das melhores mecânicas do segmento. Tem também ótimo custo-benefício. Porém, nunca vendeu bem, e nunca despertou o desejo do consumidor brasileiro.
Ford Fiesta Sedan
Você sabia que a Ford parou, durante alguns meses, de trazer o Fiesta Sedan do México? Pois é: você não é o único. A marca deixou de oferecer o carro no Brasil e quase ninguém nem percebeu. Por quê? Provavelmente porque ninguém se importa. Em tempo: ele acaba de voltar ao mercado.
Renault Symbol
Não fez sucesso, não empolgou o consumidor e teve pouquíssimos anos de mercado, tamanho o fracasso. E hoje, ainda alguém se lembra que o Symbol existiu? Aliás, alguém viu algum exemplar do carro nas ruas nos últimos tempos?
Modelos da Mini
Muita gente sonha com um Mini na garagem. Muita gente diz isso, pelo menos. Para um modelo importado e com preço alto, ele até vende bem. Porém, não é dos mais populares no mundo digital. Sempre que falamos sobre os carros da Mini em nossas redes sociais, em qualquer tipo de reportagem (de avaliação à história), ninguém se importa. Ninguém comenta, ninguém pergunta, ninguém diz nada. As pessoas os ignoram. Nós, porém, adoramos esses carrinhos!
Citroën C4 Lounge
Aqui, o caso é o mesmo do Peugeot 408, com a diferença de que o Citroën é bem mais moderno que o concorrente. Ao menos, ele vende mais que o Peugeot. Porém, não causa comoção.
JAC J6
Quando você viu uma J6 na rua pela última vez? E em qual ocasião você ouviu falar dela? O segmento hoje tem poucos representantes e, ainda assim, ninguém se importa com a minivan da JAC.
Nissan Tiida
Você se lembra dele? O hatch até foi bem em vendas quando ainda era oferecido no Brasil. Hoje, não se escuta mais ninguém falando do Tiida, que é também um carro muito difícil de encontrar nas ruas.
Peugeot Hoggar
Caso semelhante ao do Symbol: não fez sucesso, não teve muitos anos de mercado e desapareceu das ruas.
Renault Fluence
Não empolga o consumidor pelo estilo, nem pela mecânica, nem pela tecnologia. É um carro do qual as pessoas dificilmente se lembram.
Retomada do hatch VW Gol
Para o consultor Paulo Roberto Garbossa, da ADK Automotive, o Gol, veterano do mercado, conseguiu se manter na lista dos dez mais emplacados nos últimos anos graças às vendas diretas. O carro, cansado, já não atraía o consumidor no varejo.
Porém, agora, isso mudou. Com pequenos ajustes, o Gol voltou a fazer a cabeça do brasileiro.
“A primeira melhoria foi o câmbio automático, que o carro recebeu neste ano”, diz Garbossa. Esse tipo de transmissão tem sido importante para a estratégia de diversos modelos compactos. Tanto que Onix e HB20 já a têm há pelo menos três anos. O Ka acabou de receber essa opção.
“O hatch VW Gol recebeu também leves mudanças visuais e mais itens de série”, complementa o especialista. “Passou a ter custo-benefício bom. Então, quem quer levar um Polo, mas o acha caro, acaba optando pelo Gol.”
Esse fenômeno, aliás, começa a ser visto nas vendas do Polo. Desde que o hatch VW Gol começou a vender mais, o modelo premium não apenas deixou de ser o VW mais emplacado. Ele também vem perdendo bastante espaço no ranking, inclusive para seu principal rival, o Argo.
De 1º a 29 de outubro, o Polo somou 5.320 emplacamentos, ante os 5.906 do Fiat. Assim, o VW deve ficar atrás do rival neste mês, já que a desvantagem já é muito ampla – o que dificulta a virada.
Estratégia da Volkswagen
Como você observou acima, está havendo “canibalização” entre Polo e Gol. Na indústria automobilística, assim é conhecido o fenômeno em que um carro tira vendas de outro da mesma marca – e nem sempre isso é algo negativo, como você poderá ver abaixo.
Esse era já um fenômeno esperado. Ele ficou, no entanto, mais forte agora, levando o novato a perder participação.
Porém, juntos, Gol e Polo estão vendendo mais que em meses anteriores. Devem chegar a 13 mil emplacamentos neste mês, ante os cerca de 12 mil de setembro.
Em meados do ano, a soma dos dois carros ficava entre 10 mil e 11 mil emplacamentos. Assim, a Volkswagen não está perdendo mercado; está ganhando. Isso reforça sua estratégia a caminho da liderança de vendas, que no momento é da Chevrolet.
O Gol também ganhou espaço por causa do reposicionamento do Up!, no primeiro semestre. O subcompacto, que acabou não se tornando um carro de alto volume, agora atua na linha Volkswagen como modelo de nicho – suas versões partem de pouco mais de R$ 50 mil.
Como as versões mais caras do Up! saíram de cena, os clientes que as compravam passaram a se voltar ao hatch VW Gol.
Possível recorde
Outubro já é o segundo melhor mês do ano para as vendas. De 1º a 29, foram emplacados 210 automóveis e comerciais leves.
Até então, julho, com 209 mil unidades vendidas, era o vice-líder. Agosto detém o primeiro lugar, com 240 mil emplacamentos.
Ultrapassar agosto, segundo especialistas, não será uma tarefa fácil para o mês de outubro. Afinal, seriam necessárias vendas de 30 mil unidades em dois dias.
Isso significa média de 15 mil exemplares/dia, ante os cerca de 10.400 registrados até agora.
Porém, os últimos dias dos meses costumam, tradicionalmente, ter resultados mais fortes. No dia 29, por exemplo, foram registrados 12.500 emplacamentos.
Newsletter Jornal do Carro - Estadão
Receba atualizações, reviews e notícias do diretamente no seu e-mail.