Primeira Classe

Altos e baixos dos três carros da Hyundai

Entre os três carros feitos em Piracicaba, um sempre é prejudicado pela falta de capacidade produtiva da planta. Hyundai HB20S é a bola da vez

Rafaela Borges

03 de mai, 2018 · 6 minutos de leitura.

Hyundai HB20S" >
Hyundai HB20S
Crédito: Modelo foi apenas o sétimo sedã compacto mais vendido do Brasil (Foto: Felipe Rau/Estadão)

No ano passado, o Hyundai HB20S estava quase sempre na lista dos 20 carros mais vendidos do Brasil. Agora, ele não chega nem perto desse grupo. Muito pelo contrário.

LEIA TAMBÉM

Em abril, o Hyundai HB20S foi apenas 30º veículo mais emplacado do mercado. A notícia pior, no entanto, não é esta.

Publicidade


O Hyundai HB20S foi apenas o sétimo sedã compacto mais vendido do Brasil. Não, você não leu errado. Ele foi mesmo o sétimo.

 

(A AUTORA DO BLOG TAMBÉM ESTÁ NO INSTAGRAM: @Rafaelatborges)


 

Atrás dele, ficaram apenas modelos já em fim de ciclo, como o Siena, e sedãs compactos premium (sem motor 1.0), como City e Cobalt.

E por falar em sedãs compactos premium, tanto Virtus quanto Cronos ficaram à frente do Hyundai HB20S. O Cronos, mesmo sem versão 1.0, nem é tão mais caro. Já o Virtus parte de R$ 9 mil a mais.


Mas o que está acontecendo com o Hyundai HB20S? Será culpa da chegada do Cronos e do Virtus? Em parte, pode até ser. Com exceção do Prisma,  o lançamento dos dois novatos abalou bastante o segmento.

Porém, no caso específico do HB20S, os novos concorrentes não são as principais razões. É a Hyundai a principal “culpada”.

 


VEJA TAMBÉM: OS CARROS MAIS VENDIDOS EM ABRIL DE 2018

 

Hyundai HB20S é bola da vez

Hyundai-Caoa e Hyundai HMB são operações separadas no Brasil. A primeira, controlada por grupo brasileiro e com fábrica em Anápolis (GO), produz aqui o ix35 e o Tucson, além de vender importados da Hyundai.


A HMB é controlada pela matriz da montadora, na Coreia do Sul. Sua fábrica, em Piracicaba (SP), é responsável pela fabricação de HB20, HB20S e Creta.

O problema está na planta da Hyundai HMB. A fábrica de Piracicaba já está com capacidade totalmente saturada.

A planta é capaz de produzir 180 mil unidades por ano, podendo chegar a 190 mil neste ano, segundo a Hyundai HMB. Também conforme a montadora, não há perspectiva de ampliação de capacidade a curto prazo.


Assim, para suprir o mercado, já que produz três modelos de sucesso, a montadora está tendo de equilibrar o mix de produção dos carros. Em outras palavras: para aumentar o volume de um, é preciso reduzir o de outro. E a bola da vez é o Hyundai HB20S.

Os outros modelos

Pode prestar atenção: quando um Hyundai de Piracicaba vai bem, o outro começa a perder espaço. No fim do ano passado, o HB20 vinha sendo ameaçado pelo Ka.

Em contrapartida, o Creta começava a disputar com o HR-V o primeiro lugar dos SUVs compactos. Houve mês, inclusive, em que chegou a ficar à frente do Compass, e liderar todo o segmento de utilitários-esportivos.


Então veio o primeiro trimestre de 2018, e o Creta começou a perder bastante espaço, como você pode verificar em detalhes aqui. Além disso, o Ka voltou a ameaçar o HB20.

Tanto que o Ford fechou o trimestre pouco à frente do Hyundai.

Então, em abril, o HB20 não apenas retomou sua liderança. Ele ultrapassou o Ka no acumulado do ano.


Já o Creta foi o segundo SUV compacto mais vendido do Brasil, deixando Kicks e HR-V para trás. Se os dois cresceram, alguém tinha de sair perdendo.

Quem foi? O Hyundai HB20S. O modelo teve apenas 2.651 emplacamentos em abril. O líder, Prisma, somou 6.635, ante as 3.862 do Virtus, segundo colocado.

O terceiro foi o Ka+ (3.525), seguido por Cronos (3.382), Etios Sedan (3.255) e Voyage (2.825).


 

Newsletter Jornal do Carro - Estadão

Receba atualizações, reviews e notícias do diretamente no seu e-mail.

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade de dados do Estadão e que os dados sejam utilizados para ações de marketing de anunciantes e o Jornal do Carro, conforme os termos de privacidade e proteção de dados.