Neste fim de semana (sábado e domingo, 15 e 16 de junho) será disputada a edição 2019 da 24 Horas de Le Mans. Diferentemente da maior parte das corridas de automóveis, nesta prova francesa não se torce por um piloto, e sim por uma equipe.
Isso porque cada time tem três pilotos. Em Le Mans, a paixão pela marca é o que importa, e o público apaixonado por velocidade lota o circuito no interior da França para extravasar esse amor.
Le Mans já teve grandes momentos ao longo das décadas. A mais emblemática disputa foi entre Porsche e Ferrari (exposta no filme “As 24 Horas de Le Mans”, de 1971). Em novembro, estreia o filme “Ford x Ferrari”, que mostrará a rivalidade entre as marcas italiana e americana nos anos 60.
LEIA TAMBÉM
Mais recentemente, marcas como Audi, Porsche e Toyota protagonizaram boas disputas na pista. As duas alemãs acabaram saindo da corrida, enquanto a japonesa continua investindo em Le Mans.
Fora da categoria principal, Le Mans tem equipes de fábricas nas destinadas a modelos de ruas. Entre elas há a Ford e a BMW.
Ainda assim, a emblemática prova francesa que dura 24 horas continua atraindo apaixonados por carros de toda a Europa, e também de outras partes do mundo. É uma corrida tradicional que vai muito além do que ocorre nas pistas, promovendo todo tipo de entretenimento para quem ama carros.
Mais que uma corrida, a 24 Horas de Le Mans é uma verdadeira balada da velocidade.
Vídeo relacionado: Histórias nunca contadas sobre Ayrton Senna
A “balada” em Le Mans
Na pista, correm diversos carros de quatro categorias. Duas, LMP1 e LMP2, são voltadas a protótipos. Há duas destinadas a veículos de rua. Uma delas, inclusive, é para pilotos amadores.
Isso deixa a corrida completamente maluca, com uma diferença absurda de desempenho e velocidade entre os carros. A variação de ruídos do motor também impressiona.
Fora das pistas, Le Mans é um verdadeiro festival. O pacote de entretenimento inclui corridas de kart, shows variados, DJs, parque de diversões e até algumas experiências de direção.
É um esquema muito semelhante aos de grandes festivais de música, como o Lollapalooza ou o Coachella, na Califórnia.
Vídeo da semana: O melhor e o pior do Hyundai Creta 2.0
Há também restaurantes e bares por todo o circuito de La Sarthe, onde ocorre a corrida. Os visitantes têm atividades para se manterem ocupados durante todas as 24 horas.
A maioria do público acampa dentro ou ao redor de La Sarthe. Nos campings externos, a festa também não para. Há ainda a opção de ficar em alojamentos dentro do circuito, para descansar um pouco durante a maratona. Mas ninguém dorme muito, seja pela adrenalina ou o constante barulho dos motores.
A 24 Horas de Le Mans, que faz parte do Mundial de Endurance (WEC), terá largada às 10h (de Brasília) de sábado, com transmissão do FoxSports 2.
Newsletter Jornal do Carro - Estadão
Receba atualizações, reviews e notícias do diretamente no seu e-mail.