Primeira Classe

Marcas de luxo: e a campeã de 2014 é…

No último mês do ano, a Mercedes superou a BMW para liderar o mercado de luxo

Rafaela Borges

07 de jan, 2015 · 3 minutos de leitura.

Marcas de luxo: e a campeã de 2014 é...
Crédito: No último mês do ano, a Mercedes superou a BMW para liderar o mercado de luxo

(Foto: Marcio Fernandes/Estadão)

 

No dia 6 de dezembro, escrevi aqui no blog um panorama sobre o mercado de luxo. A briga entre BMW e Mercedes-Benz era boa, com a primeira na frente por apenas 263 unidades após onze meses decorridos em 2014 (leia aqui). Fechado o ano, temos um vencedor: é a Mercedes-Benz.


(Siga o blog no Instagram: @blogprimeiraclasse)

Considerando a venda de automóveis e comerciais leves, a marca totalizou 15.604 unidades vendidas, ante as 15.050 da BMW. A Audi ocupou o terceiro lugar, com 12.486 modelos vendidos, ante os 9.391 da Land Rover, quarta colocada.

Porém, a vitória da Mercedes é relativa. Só foi possível porque a Sprinter é um comercial leve, embora esteja longe de ser um carro de luxo – pelo contrário: é um modelo para o trabalho. A van somou 3.649 unidades vendidas no ano passado.


Sem a Sprinter, a Mercedes ficaria atrás não apenas da BMW, mas também da Audi. No entanto, não há choro: a marca tem a Sprinter, que é comercial leve e, portanto, entra na soma. Resultado: liderança.

O carro de luxo mais vendido, porém, é da BMW Série 3, que registrou 7.411 emplacamentos em 2014. Em segundo lugar, o Land Rover Range Rover Evoque teve 5.948 unidades vendidas. O terceiro lugar ficou com o Mercedes-Benz Classe C (4.645), seguido pelo Audi Q3 (3.764).

Os dados são da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).


Newsletter Jornal do Carro - Estadão

Receba atualizações, reviews e notícias do diretamente no seu e-mail.

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade de dados do Estadão e que os dados sejam utilizados para ações de marketing de anunciantes e o Jornal do Carro, conforme os termos de privacidade e proteção de dados.