R$ 188 mil. Este é o preço inicial do Mercedes-Benz Classe C. Sua versão mais vendida, porém, fica próxima aos R$ 200 mil.
R$ 127.600 é o valor da versão mais cara de um sedã médio de marca generalista, o Honda Civic Touring.
Ainda assim, o Mercedes-Benz Classe C foi uma das surpresas de 2018 no ranking de vendas. Por quê? Porque ele vendeu mais que a maioria dos sedãs médios generalistas (de marcas que não são de luxo, nem de nicho) disponíveis no mercado brasileiro.
À frente do Classe C ficaram só os três sedãs médios mais vendidos do Brasil. O Toyota Corolla teve 59.062 emplacamentos, ante 25.942 do segundo colocado, o Civic. O Chevrolet Cruze somou 19.828 unidades vendidas.
Assim, o quarto sedã mais vendido de 2018 entre os médios e os médios-grandes foi o Mercedes-Benz Classe C. Ele teve 5.041 unidades comercializadas.
VÍDEO: TUDO SOBRE A NOVA VERSÃO DO MERCEDES-BENZ CLASSE C
Com isso, ficou à frente de vários sedãs médios com preços iniciais em torno de R$ 90 mil. Nesse grupo estão o Nissan Sentra, Volkswagen Jetta, Ford Focus Sedan, Citroën C4 Lounge e Mitsubishi Lancer, entre outros. Desses, o mais vendido foi o Sentra, com 4.422 emplacamentos.
Já debatemos bastante uma tendência aqui: assim como o segmento de hatches médios, o de sedãs também está enfrentando problemas por causa do crescimento das vendas de SUVs. Os emplacamentos desses modelos estão despencando; Corolla, Civic e Cruze são as exceções.
OS CARROS DE LUXO MAIS VENDIDOS EM 2018
Mercedes-Benz Classe C no mercado de luxo
A queda do segmento de sedãs médios generalistas ajuda a explicar a boa posição do Mercedes-Benz Classe C. No entanto, não diminui tanto assim seu mérito.
Isso porque, em 2018, ele também ficou muito bem colocado ante os outros sedãs de luxo. Seus principais rivais, BMW Série 3 e Audi A4, somaram 3.269 e 1.041 emplacamentos, respectivamente.
Até sedãs de luxo mais baratos, como A3 Sedan e CLA, venderam bem menos. O Mercedes-Benz Classe C também foi melhor que os SUVs. O mais vendido, X1, somou 4.091 emplacamentos, quase mil a menos que os do sedã.
Na galeria acima, veja quais foram os carros de luxo mais vendidos no ano passado.
Montadoras de luxo
A Mercedes-Benz liderou o segmento, mas não foi a que mais cresceu. Com cerca de 14 mil emplacamentos no geral e 12.110 considerando apenas automóveis e comerciais leves, ela teve emplacamentos semelhantes aos do ano passado.
A marca que mais cresceu foi a Volvo, com 96% de avanço nas vendas ante 2017. Ela superou a Land Rover no ranking, e foi a quarta colocada entre as montadoras de luxo.
A BMW ficou com o segundo lugar. A Audi, terceira, foi a marca que teve a maior queda de vendas, considerando tanto as premium quanto as generalistas.
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