A Mercedes-Benz é a montadora que deixa os clientes mais satisfeitos no Brasil. A marca ficou à frente até mesmo da Toyota em pontuação. Porém, o ranking do qual ela faz parte não inclui marcas generalistas, apenas montadoras de luxo.
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O índice de satisfação do cliente com o serviço de pós-venda, resultado de estudo realizado pela consultoria J.D. Power, está em sua quarta edição no Brasil. Chamada mundialmente de CSI, a pesquisa inclui, pela primeira vez no País, as montadoras de luxo.
A J.D. Power, no entanto, decidiu separar as marcas de luxo, que têm clientes mais exigentes, das generalistas. Nessa última lista, a liderança é da Toyota, com 841 pontos.
A Mercedes-Benz somou mais pontos: 849. A Audi também: 844.
A pesquisa ouviu 4.887 proprietários de veículos no Brasil para realizar os dois estudos (montadoras de luxo e generalistas). A apuração foi feita de fevereiro a maio de 2018.
Os clientes avaliaram o pós-venda considerando cinco aspectos: início do serviço, instalações das concessionárias, consultor técnico, qualidade e retirada do veículo.
As marcas foram avaliadas com pontuação entre zero e mil.
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Satisfação com montadoras de luxo
Em julho, quando foi divulgada a pesquisa de satisfação com vendas, a J.D. Power havia informado que Volvo e Jaguar deveriam entrar no CSI. Porém, novamente, as duas marcas, que são apenas importadoras, ficaram de fora.
A razão, porém, não foi fato de atuarem comol importadoras, e sim a baixa amostragem de proprietários de carros dessas marcas.
Para uma montadora entrar no estudo, são necessários pelo menos 100 proprietários de carros da marca para responder à análise.
Sendo assim, o ranking das montadoras de luxo teve apenas quatro empresas. Mercedes-Benz, a líder, e Audi, segunda colocada, foram as que ficaram acima de média de 834 pontos.
A média do setor de luxo, aliás, foi mais alta que a de marcas generalistas (810 pontos).
Abaixo da média apareceram BMW, com 828 pontos, e Land Rover, com 810.
Na pesquisa de satisfação com o processo de venda, divulgada em maio, a liderança ficou com a BMW.
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