Quando o assunto é participação de mercado, o ano começou bem para algumas montadoras. E mal para a maioria. Entre as dez maiores fabricantes de carros do País, seis perderam espaço no primeiro trimestre (na comparação com 2017).
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É certo que, no caso de duas montadoras, essas perdas foram muito baixas. Dá até para considerar que elas se mantiveram estáveis no período avaliado.
Nesse grupo está a quarta colocada do ranking, Ford. A marca perdeu apenas 0,09 ponto porcentual de participação no primeiro trimestre. Embora o EcoSport não esteja conseguindo recuperar seu antigo brilho, as vendas do Ka estão fortes.
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A outra que está no grupo de montadoras estáveis é a Renault. Ela perdeu 0,17 ponto de participação na comparação com 2017.
Embora o Kwid esteja escalando o ranking, o Sandero vai mal. O Renault mais vendido do ano passado é apenas o 16º mais emplacado deste ano.
MONTADORAS PERDEDORAS
A marca que mais perdeu espaço neste ano é uma verdadeira surpresa. Trata-se da líder de mercado, Chevrolet. No primeiro trimestre, a participação da montadora foi 0,72 ponto inferior à obtida em 2017.
O Prisma teve um excelente mês de março, com o quarto lugar em vendas. O Onix, porém, perdeu um pouco. Embora se mantenha firme na liderança, sua vantagem ante a concorrência caiu bastante.
Isso, porém, não chega a ser motivo de preocupação para a Chevrolet. A vantagem era ampla demais. E, se o carro mais vendido do Brasil perde um pouco de espaço, é natural que a participação da marca caia muito.
Ainda assim, a Chevrolet manteve, no primeiro trimestre, 17,42% do mercado, ante os 14,69% da segunda colocada, Volkswagen. A alemã, aliás, é a que mais ganhou participação (leia mais abaixo).
A Toyota foi a segunda entre as montadoras que mais perderam participação. A da japonesa recuou 0,61 ponto (totalizando 8,14%).
A razão é um leve recuo do Corolla, que, em janeiro, ficou um pouco abaixo de seus padrões, após um mês de dezembro muito forte. Porém, o carro já mostrou recuperação em fevereiro. O Etios também perdeu um pouco de espaço.
A situação da Hyundai, talvez, seja a mais preocupante. Terceira entre as montadoras que mais perderam espaço, ela vê o Ka ameaçando constantemente o HB20.
Tanto que, no primeiro trimestre, o Ford conseguiu superar o Hyundai. Ele foi o segundo carro mais vendido do Brasil. O maior problema, porém, é o Creta.
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TOYOTA ETIOS
O Etios já está no mercado desde 2012. Com mecânica simples, robusta e eficiente, não dá muita dor de cabeça aos donos, que não são fiéis a toa. Tanto hatch quanto sedã, independentemente da motorização, são valentes e baratos a longo prazo.
HYUNDAI TUCSON
Apesar de grandalhão, o Tucson tem a seu lado o fato de ter sido produzido até recentemente no Brasil e sem muitas alterações. As peças, mesmo que não sejam tão baratas, são mais fáceis de encontrar, independentemente do ano do modelo.
CHEVROLET ASTRA
Com motores robustos, o Astra é uma boa pedida para quem não quer ter muita dor de cabeça com mecânica. Sendo um dos mais "velhinhos" da lista, vale prestar atenção no estado de conservação antes da compra. No entanto, as peças são baratas e fáceis de achar.
VOLKSWAGEN FOX
O Fox tem motores 1.0 e 1.6 de construção relativamente simples e não costumam dar defeitos a toa. O carrinho ainda é econômico e tem peças fáceis de encontrar.
HYUNDAI HB20
O grande trunfo do HB20 é sua garantia de cinco anos. Apenas agora as primeiras unidades vão sair do prazo de manutenção garantida pela fabricante. Basta conferir se todas as revisões foram feitas em concessionárias da marca antes de procurar um usado.
HONDA CITY
O City faz jus à fama de robustez da Honda. O modelo é outro a não ter muitas "firulas" e dificilmente dar trabalho na manutenção. As revisões tendem a ser baratas e vão garantir o perfeito funcionamento do City por anos a fio.
NISSAN VERSA
O Versa é espaçoso, potente e econômico em vários aspectos. As revisões na Nissan são baratas e o modelo não dá defeito a toa.
TOYOTA COROLLA
Queridinho entre os sedãs médios, tem revisões bem baratas nas concessionárias da marca e fama (real) de não quebrar nunca. Mesmo unidades mais rodadas serão bons negócios se tiverem com a manutenção em dia.
RENAULT LOGAN
O Logan aposta numa simplicidade que se reflete em baixo custo de manutenção. Além disso, peças têm preços relativamente baixos e o sedãzinho não será dos mais caros de manter.
HONDA FIT
As primeiras unidades da atual geração do Fit são de 2014 e já povoam os classificados de usados. Fácil de manter e robusto, só pede atenção na suspensão. Durinha, ela sofre um pouco com a buraqueira das ruas brasileiras. De resto, é simples e barato de manter.
De terceiro SUV mais vendido no ano passado (segundo entre os compactos), o carro caiu para o terceiro lugar. Mais que isso: em março, foi apenas o quinto mais emplacado.
A montadora informa que não há problema de procura do público. O problema é de capacidade de produção em Piracicaba (SP). Leia mais informações aqui.
No primeiro trimestre, a Hyundai perdeu 0,49 ponto porcentual de participação. Agora, tem 8,81% do mercado.
A Fiat completa o grupo das montadoras que perderam participação. A italiana recuou 0,39 ponto e agora tem 12,14% das vendas.
Embora tenha perdido o segundo lugar para a Volkswagen, a Fiat conseguiu amenizar um pouco seus danos. Isso porque continua forte no segmento de comerciais leves, impulsionada pela Toro e, principalmente, pela Strada.
Entre os carros, o Argo é o 11º mais emplacado do ano. O Mobi é o 13º.
MONTADORAS VENCEDORAS
Além da vice-liderança de vendas, a Volkswagen foi também a montadora que mais ganhou participação. No primeiro trimestre, avançou 1,28 ponto, na comparação com 2018.
A razão é, basicamente, a chegada do Polo. O carro tornou-se, sem prejudicar o Gol, o quarto mais emplacado do País (leia detalhes aqui).
A Nissan ficou em segundo lugar entre as montadoras que mais ganharam espaço, com 0,55 ponto de avanço (tem 4,61% do mercado). Com isso, ultrapassou a Jeep e ocupa o nono lugar do ranking.
O avanço do Kicks foi responsável pelo sucesso da Nissan. A Honda, por sua vez, ganhou 0,3 ponto de participação, e a Jeep, 0,1 ponto.
CONFIRA: CARROS QUE VOCÊ NÃO SABIA QUE FORAM VENDIDOS NO BRASIL
CITROËN C6
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CHEVROLET LUMINA APV
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VOLKSWAGEN EOS
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FORD TAURUS
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HONDA ODISSEY
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CITROËN C3 PLURIEL
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RENAULT GRAND SCÉNIC
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PEUGEOT 607
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TOYOTA PASEO
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MITSUBISHI COLT
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