Primeira Classe

Montadoras que estão perdendo mercado

Entre as dez maiores montadoras do País, seis perderam participação de mercado no primeiro trimestre

Rafaela Borges

13 de abr, 2018 · 7 minutos de leitura.

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Crédito: Fabricante do Onix (acima), Chevrolet é número 1 entre as montadoras que mais perderam espaço neste ano (Foto: Sergio Castro/Estadão)

Quando o assunto é participação de mercado, o ano começou bem para algumas montadoras. E mal para a maioria. Entre as dez maiores fabricantes de carros do País, seis perderam espaço no primeiro trimestre (na comparação com 2017).

 

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É certo que, no caso de duas montadoras, essas perdas foram muito baixas. Dá até para considerar que elas se mantiveram estáveis no período avaliado.

Nesse grupo está a quarta colocada do ranking, Ford. A marca perdeu apenas 0,09 ponto porcentual de participação no primeiro trimestre. Embora o EcoSport não esteja conseguindo recuperar seu antigo brilho, as vendas do Ka estão fortes.


 

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A outra que está no grupo de montadoras estáveis é a Renault. Ela perdeu 0,17 ponto de participação na comparação com 2017.

Embora o Kwid esteja escalando o ranking, o Sandero vai mal. O Renault mais vendido do ano passado é apenas o 16º mais emplacado deste ano.

 


MONTADORAS PERDEDORAS

A marca que mais perdeu espaço neste ano é uma verdadeira surpresa. Trata-se da líder de mercado, Chevrolet. No primeiro trimestre, a participação da montadora foi 0,72 ponto inferior à obtida em 2017.

O Prisma teve um excelente mês de março, com o quarto lugar em vendas. O Onix, porém, perdeu um pouco. Embora se mantenha firme na liderança, sua vantagem ante a concorrência caiu bastante.


Isso, porém, não chega a ser motivo de preocupação para a Chevrolet. A vantagem era ampla demais. E, se o carro mais vendido do Brasil perde um pouco de espaço, é natural que a participação da marca caia muito.

Ainda assim, a Chevrolet manteve, no primeiro trimestre, 17,42% do mercado, ante os 14,69% da segunda colocada, Volkswagen. A alemã, aliás, é a que mais ganhou participação (leia mais abaixo).

A Toyota foi a segunda entre as montadoras que mais perderam participação. A da japonesa recuou 0,61 ponto (totalizando 8,14%).


A razão é um leve recuo do Corolla, que, em janeiro, ficou um pouco abaixo de seus padrões, após um mês de dezembro muito forte. Porém, o carro já mostrou recuperação em fevereiro. O Etios também perdeu um pouco de espaço.

A situação da Hyundai, talvez, seja a mais preocupante. Terceira entre as montadoras que mais perderam espaço, ela vê o Ka ameaçando constantemente o HB20.

Tanto que, no primeiro trimestre, o Ford conseguiu superar o Hyundai. Ele foi o segundo carro mais vendido do Brasil. O maior problema, porém, é o Creta.


 

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De terceiro SUV mais vendido no ano passado (segundo entre os compactos), o carro caiu para o terceiro lugar. Mais que isso: em março, foi apenas o quinto mais emplacado.

A montadora informa que não há problema de procura do público. O problema é de capacidade de produção em Piracicaba (SP). Leia mais informações aqui.

No primeiro trimestre, a Hyundai perdeu 0,49 ponto porcentual de participação. Agora, tem 8,81% do mercado.
A Fiat completa o grupo das montadoras que perderam participação. A italiana recuou 0,39 ponto e agora tem 12,14% das vendas.


Embora tenha perdido o segundo lugar para a Volkswagen, a Fiat conseguiu amenizar um pouco seus danos. Isso porque continua forte no segmento de comerciais leves, impulsionada pela Toro e, principalmente, pela Strada.

Entre os carros, o Argo é o 11º mais emplacado do ano. O Mobi é o 13º.

 


MONTADORAS VENCEDORAS

Além da vice-liderança de vendas, a Volkswagen foi também a montadora que mais ganhou participação. No primeiro trimestre, avançou 1,28 ponto, na comparação com 2018.

A razão é, basicamente, a chegada do Polo. O carro tornou-se, sem prejudicar o Gol, o quarto mais emplacado do País (leia detalhes aqui).

A Nissan ficou em segundo lugar entre as montadoras que mais ganharam espaço, com 0,55 ponto de avanço (tem 4,61% do mercado). Com isso, ultrapassou a Jeep e ocupa o nono lugar do ranking.


O avanço do Kicks foi responsável pelo sucesso da Nissan. A Honda, por sua vez, ganhou 0,3 ponto de participação, e a Jeep, 0,1 ponto.

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