Nesta semana tive a oportunidade de conhecer a nova classe executiva da Latam. Este texto, no entanto, não é uma resenha, pois para isso é preciso viver a experiência de voar.
A companhia aérea apresentou a aeronave que batizou de Stormtrooper Plane no dia de seu voo inaugural, quinta-feira (10). Naquela noite, o Boeing 777, que eu venho chamando em meu perfil no Instagram de avião de Star Wars, decolou no aeroporto de Guarulhos, na Grande São Paulo, rumo a Miami.
O Stormtrooper Plane é a terceiro modelo 777 a receber a nova classe executiva da Latam. O retrofit também será feito no Boeing 767.
Outro modelo de aeronave que já recebeu a nova classe executiva da Latam é o Boeing 787. Esse avião, no entanto, só opera voos a partir de Santiago, no Chile.
Já o Airbus A350 será o único modelo de longo alcance a manter a configuração atual de classe executiva, pois é o produto mais novo da companhia, e já traz uma cabine moderna. Ainda assim, ficará com a configuração 2-2-2, o que pode se transformar em uma desvantagem.
O retrofit nas aeronaves 767, 777 e 787 da Latam vai ser concluído até 2021. Sobre o Stormtrooper Plane, você poderá ler mais no fim deste texto.
A nova classe executiva da Latam
Aqui estão minhas primeiras impressões sobre a cabine da nova classe executiva da Latam no Boeing 777. O destaque é a configuração 1-2-1, que dá acesso ao corredor a todos os passageiros.
Essa configuração vem sendo adotada pela maioria das companhias aéreas que fizeram recentes remodelações em suas classes executivas. Entre os exemplos há a Air France, a American Airlines, a Iberia e a Alitalia.
LEIA TAMBÉM
Curiosamente, aquela que vem sendo apontada como a “dona” da melhor classe executiva da Europa há alguns anos, a alemã Lufthansa, mantém a configuração 2-2-2.
A nova classe executiva da Latam é dividida em duas partes, cada uma com quatro fileiras. Nas individuais, as ímpares são mais interessantes. Nelas, o console é voltado para o corredor, dando mais privacidade ao passageiro.
Já nas fileiras pares, o console fica ao lado da janela, deixando o passageiro mais exposto.
Primeiras impressões
As poltronas da nova classe executiva da Latam se destacam pelo ótimo acabamento. Sobre os consoles espaçosos, há um material que lembra um tipo de mármore.
Ele também traz alguns porta-objetos e tomada e entrada USB são fáceis de acessar. Ponto alto para a ergonomia.
Os comandos para as posições da poltrona são sensíveis ao toque. Na cor cinza com detalhe no tradicional vermelho da companhia, elas reclinam completamente, formando com o apoio dos pés – que afunilam levemente – uma cama.
As poltronas, no entanto, são bem mais estreitas que as do antigo 777 da Latam, que tinha configuração 2-3-2 e não reclinava completamente – a parte de cima do encosto ficava levemente inclinada para cima.
A tela da central de entretenimento, grande e bem nítida, é outro destaque desta nova classe executiva da Latam. Por enquanto, é isso que posso contar a vocês.
De temas como serviço e qualidade do sistema de entretenimento, só poderei falar depois de uma experiência de voo.
- CONFIRA MEU VÍDEO SOBRE A NOVA CLASSE EXECUTIVA DA LATAM
Stormtrooper Plane
A aeronave foi criada em parceria entre a Latam e a Disney, para celebrar a abertura da atração Galaxy’s Edge no Disney’s Hollywood Studios, na Flórida. O Boeing 777 recebeu pintura alusiva à saga “Star Wars”, nas cores preta e branca em toda a parte atrás das asas.
Apenas a parte da frente da aeronave manteve a pintura tradicional da Latam.
O Boieng 777 vai manter essa pintura por três anos, e operar em todas as rotas que a companhia faz com esse modelo de aeronave. Além de Miami, há Orlando, também nos EUA, e as cidades europeias Madri, Frankfurt, Paris e Londres.
Na aeronave, com capacidade para 410 passageiros, o interior não tem nenhuma alusão a “Star Wars”. No entanto, o sistema de entretenimento traz dez opções de filme da saga.
Vídeo da semana: Audi e-tron em detalhes – com Lucas Di Grassi
Newsletter Jornal do Carro - Estadão
Receba atualizações, reviews e notícias do diretamente no seu e-mail.