Primeira Classe

Novo Virtus tem estreia triunfal em vendas

Em cerca de sete dias de emplacamentos e sem pré-vendas, novo Virtus teve mais de mil unidades comercializadas

Rafaela Borges

24 de fev, 2018 · 7 minutos de leitura.

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Volkswagen Virtus
Crédito: Volkswagen/Divulgação

A concorrência, até aquela que ainda não chegou (leia-se Fiat Cronos), deve estar de cabelo em pé. O  novo Virtus fez uma estreia triunfal no ranking de vendas.

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Em sete dias de emplacamentos, aproximadamente, o sedã da Volkswagen somou 1.023 unidades vendidas.

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Para começar, esse número o coloca à frente dos dois concorrentes diretos que já estão à venda. De 1º a 23 de fevereiro, o Honda City teve 453 emplacamentos. O Chevrolet Cobalt somou 961 exemplares vendidos no mesmo período.

Outro rival direto será o Cronos, que chegará às concessionárias no início de março. O Virtus brigará também com versões de topo de sedãs um pouco menos sofisticados, como Prisma, HB20S, etc.

SUCESSO IMEDIATO


Os números do Virtus, embora não o coloquem nem na lista dos 20 mais emplacados  (até agora), impressionam. Isso porque fevereiro não pode ser considerado um mês completo de vendas do sedã.

O novo Virtus começou a ser distribuído na rede de concessionária no início do mês. Por isso, os emplacamentos começam a ser feitos com atraso ante o de modelos que já estavam disponíveis no mercado.

No caso dos veteranos, são realizados e também entram na conta os emplacamentos de exemplares vendidos nos últimos dias do mês anterior.


Além disso, a campanha do Virtus na TV, algo fundamental para impulsionar as vendas, só começou na semana passada.

Outro fator que surpreende no desempenho do novo sedã é o fato de a Volkswagen não ter realizado programa de pré-vendas.

O Polo, irmão de plataforma do Virtus, também começou muito bem, mas teve pré-venda. Isso sempre ajuda a impulsionar os emplacamentos nos primeiros meses após o lançamento.


Assim, março será o primeiro mês cheio de vendas do novo Virtus. A partir de então, será possível ter um panorama mais real sobre o desempenho do carro no mercado.

Ainda assim, é possível que o novo Virtus suba algumas posições no ranking até o fim do mês (restam quatro dias de emplacamentos: 23, que só será contabilizado na segunda-feira, 26, 27 e 28). Ao que tudo indica, a média diária de emplacamentos do novo Volkswagen está alta. Por ora, apenas entre os carros de passeio, ele já o é 27º colocado.

RIVALIDADE COM O CRONOS


A chegada do Cronos também vai ajudar a definir o destino do novo sedã da Volkswagen. Os dois modelos são rivais diretos.

E, em uma jogada de mestre, a Fiat esperou a VW divulgar primeiro os preços do Virtus, para depois definir os do Cronos. Com isso, acabou lançando uma versão básica cuja tabela é R$ 1.000 mais em conta que a do “irmão” Argo com o mesmo motor (o mais fraco é o 1.3).

Com preço inicial de R$ 53.990, o Cronos é R$ 6 mil mais em conta que o Virtus na versão de entrada. O VW, com motor 1.6, parte de R$ 59.990.


Nas versões de topo (1.8 para o Cronos e 1.0 turbo para o novo Virtus, ambas equipadas com câmbio automático), a diferença vai a R$ 10 mil. São R$ 69.990 para o Fiat e R$ 79.990 para o VW.

VEJA TAMBÉM: 5 RAZÕES PARA COMPRAR E 5 PARA NÃO COMPRAR O NOVO VIRTUS

A diferença de preço pode dar alguma vantagem ao Cronos nessa briga.


Já a favor do Virtus está o belo design, ousado para o segmento. Além disso, ele herda as qualidades de seu irmão Polo. Qual vai se dar melhor? A conferir.

POLO

O Polo vem confirmando, em fevereiro, que caiu no gosto do brasileiro. Pelo segundo mês seguido, o hatch é o quarto carro mais vendido do Brasil.


Com 3.756 emplacamentos de 1º a 23 de fevereiro, o Polo deverá conseguir manter essa posição. Já tem cerca de 400 exemplares de vantagem para o quinto colocado, o Gol.

À frente do Polo estão o líder Onix, o HB20 (que retomou a segunda posição) e o Ka.

Completando seu quarto mês cheio de vendas, o sucesso do Polo já não pode ser atribuída a reflexos da forte pré-venda promovida pela Volkswagen. Ele está realmente vendendo bem.


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Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.