Primeira Classe

Novo Yaris tem início mediano em vendas

Modelo da Toyota não conseguiu fazer bonito em seu mês de estreia

Rafaela Borges

16 de jul, 2018 · 6 minutos de leitura.

Novo Yaris" >
Toyota Yaris
Crédito: Foto: Werther Santana/Estadão

Eu estava ansiosa para ver o desempenho do novo Yaris em seu primeiro mês de vendas. Afinal, a maior aposta da Toyota nos últimos anos vai ser sucesso ou não?

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Pois bem: encerrada a primeira quinzena de julho, é claro que ainda é muito cedo para prever o futuro do produto. No entanto, já dá para dizer que, no primeiro mês, o desempenho do novo Yaris será bem mediano.

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Tivemos acesso aos dados de vendas entre 1º e 13 de julho. Como os dias 14 e 15 foram sábado e domingo (não há emplacamentos), o resultado é o da primeira quinzena.

No período, o novo Yaris somou 996 emplacamentos, no caso do hatch. O sedã pode estar com um cronograma atrasado nas concessionárias. Isso porque teve apenas 64 unidades vendidas.


Por isso, vamos focar essa análise na versão hatch do novo Yaris. 996 emplacamentos não é um número bom?

É sim. Mas na comparação com os concorrentes, não é. Para começar, o novo Yaris está bem distante da lista dos 20 mais vendidos.

O 20º colocado, Chevrolet Prisma, somou 1.441 exemplares comercializados.


É claro, porém, que o novo Yaris, em seu mês de estreia, não tinha nenhuma obrigação de estar entre os “vinte mais”.

Por outro lado, a base de comparação acaba sendo sempre o principal rival, o Polo. E, em seu mês de estreia, novembro de 2017, o Volkswagen já se aproximou da lista dos dez mais vendidos.

 


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Novo Yaris x concorrência

Além de Polo, o Yaris concorre com as versões sem motor 1.0 aspirado de Argo, HB20 e até do Onix. Porém, aqui vamos compará-lo ao Fiat e ao VW porque, além de serem mais próximos do Toyota em posicionamento, também são relativamente novos no mercado.


Na primeira quinzena de julho, o Polo teve 2.220 unidades vendidas. Nem foi um de seus melhores meses: ele ficou na nona colocação do ranking.

O Argo, por sua vez, somou 2.605 emplacamentos e foi o sexto carro mais comercializado do período. É possível, no entanto, que as vendas diretas tenham papel importante no resultado do Fiat, pois isso já ocorreu no mês passado.

O novo Yaris, evidentemente, ainda não tem participação nenhuma do atacado em suas vendas, por ser um modelo novo.


Novo Yaris será sucesso?

Dá para dizer que a estreia do Yaris está mais para Argo do que para Polo. Enquanto a do VW foi triunfal, a do Fiat foi mediana.

Um primeiro mês mediano, porém, não quer dizer que o carro não fará sucesso. Aliás, muitos modelos têm primeiros meses incríveis e depois caem. É o caso do Kwid, por exemplo.

Com forte pré-venda, o Renault foi o segundo carro mais vendido do País em seu mês de estreia. Depois, caiu no ranking – até porque não tem produção suficiente para suprir a demanda. Mas que fique claro: a queda do Kwid não quer dizer que ele não é sucesso. Ele é.


O Polo, por sua vez, começou forte também por causa de pré-venda. Porém, conseguiu se manter bem em vendas, e é, em 2018, o quarto carro mais emplacado do País.

O Argo demorou mais para deslanchar; para ser mais precisa, quase o ano de 2017 inteiro. Porém, ele agora vai muito bem, e nos dois últimos meses até tem aparecido na frente do Polo em vendas.

Minha aposta é de que o Yaris, mesmo com preço mais alto que os dos rivais em versões equivalentes, será um grande sucesso. Afinal, desde quando preço alto impede os modelos da Toyota de venderem como água. Que o digam o Corolla e o SW4.


Ah, não esperem vendas iguais às de Polo e Argo. O novo Yaris não tem versão 1.0, carro-chefe dos dois principais rivais. Mas que dá para ficar um pouco mais próximo, isso dá. A conferir.

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