Primeira Classe

Prisma: Chevrolet consegue proeza no Brasil

Graças ao Prisma, esta é a segunda vez em dez anos que dois carros de uma mesma marca são líder e vice-líder de vendas

Rafaela Borges

01 de out, 2019 · 6 minutos de leitura.

Chevrolet Prisma" >
Prisma
Crédito: Chevrolet/Divulgação

As mudanças de geração dos Chevrolet Onix e Prisma e da linha Hyundai HB20 foram bem vantajosas para a marca norte-americana em setembro. Mais que isso: a GM conseguiu um feito extremamente raro no mercado brasileiro.

Números preliminares apontam que são da Chevrolet, única marca do Grupo General Motors no Brasil, os dois carros mais vendidos em setembro. O Onix manteve sua primeira posição, enquanto o Prisma foi, pela primeira vez, o vice-líder.

Em um levantamento rápido no site da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), encontrei apenas uma dessas ocorrências nos últimos dez anos. Em setembro de 2014, o Fiat Palio foi o carro mais vendido do Brasil, com a Strada na segunda posição.


 

 


Antes disso, encontrei uma outra ocorrência em dezembro de 2005. Naquele mês, o Volkswagen Gol liderou e o Fox foi o segundo mais emplacado no País.

No resultado anual, nenhuma montadora consegue ter o líder e o vice-líder ao menos desde 2004. Este é o primeiro ano de levantamento disponível no site da Fenabrave.

 


Veja o Onix Plus 2020 em detalhes

 

Prisma em setembro

Em setembro, foram emplacados cerca de 8.950 exemplares do Prisma. O Onix liderou com folga, com quase 21,7 mil emplacamentos, número próximo a seu recorde (de pouco mais de 22 mil unidades vendidas em um mês).


A nova geração do Prisma já estou nas lojas, e mudou de nome. Agora, o carro se chama Onix Plus (leia mais abaixo).

Promoções para queima de estoque para o Prisma antigo podem explicar o desempenho acima da média. Já o novo Onix chega apenas em novembro.

 


LEIA TAMBÉM

 

Na contramão, o hatch HB20 renovado está nas lojas. O sedã, HB20S, vai ficar para novembro. Isso explica a queda do consistente vice-líder?


Com certeza, até porque este mês o HB20 caiu para a quinta posição. Diferentemente do que ocorre com a GM, a Hyundai tem limitações de produção em sua fábrica em Piracicaba (SP). Adequações para a chegada do modelo novo podem ter levado à redução da produção do velho.

 

 


Agora, é ver como os modelos vão se comportar no próximo mês. A queda forte do Prisma é fato. O modelo não saiu de linha, mas continuará à venda apenas na versão de entrada, Joy, com carroceria antiga.

Mas será que o Onix Plus terá um começo forte. Quanto o HB20, há uma tendência de que suas vendas voltem a decolar em outubro.

Top 5

Com a queda do HB20, o Ford Ka manteve sua terceira posição, certo? Errado. O terceiro lugar de vendas teve outra surpresa em setembro, o Renault Kwid.


O modelo decolou nos últimos dias do mês para chegar às quase 8,85 mil unidades emplacadas. Com isso, jogou o Ka para o quarto lugar. E o Ford teve somente cinco emplacamentos de vantagem para o HB20.

Onix Plus 2020

Agora um carro global, o Onix Plus é inteiramente novo, e mais sofisticado que o antigo Prisma. Com preços a partir de R$ 58.790 (conforme o site da Chevrolet), o sedã traz entre as novidades motores de três cilindros mais modernos, inclusive com versão turbo.

Ganhou ainda uma versão de topo chamada de Premier, com tecnologias herdadas do Cruze. Leia detalhes sobre o Onix Plus 2020.


 

Newsletter Jornal do Carro - Estadão

Receba atualizações, reviews e notícias do diretamente no seu e-mail.

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade de dados do Estadão e que os dados sejam utilizados para ações de marketing de anunciantes e o Jornal do Carro, conforme os termos de privacidade e proteção de dados.