Quem pagou cerca de US$ 3 milhões (em torno de R$ 10 milhões) por um Chiron está enfrentando o mesmo problema dos donos dos humildes Kwid e Argo: defeito de fábrica que envolve todas as unidades produzidas. Porém, até o recall do Chiron tem um toque sofisticado para o colocar num patamar muito acima.
Tanto o Chiron quanto o Argo e o Kwid estão passando por recall de todas as unidades já vendidas – ou fabricadas, dependendo do caso. Porém, os donos de Chiron não terão de enfrentar os perrengues típicos de proprietários de carros que passam por recall.
Para efetuar os reparos necessários no Chiron, a Bugatti está oferecendo um serviço “VIP”. Todos os 47 exemplares vendidos até agora serão retirados na casa dos proprietários – em todo o mundo. Então, os reparos serão efetuados. Em seguida, a própria Bugatti vai devolvê-los.
Para agendar o serviço de busca e entrega, a Bugatti entrará em contato com os proprietários. Nada de ligar na concessionária para agendamento, ou esperar (meses, em alguns casos) por peças.
Ou seja: tem recall, mas não tem perrengue. Nada mais justo, convenhamos. Afinal, trata-se de uma forma de amenizar os danos à imagem causado por essa ação.
Que fique claro: o recall não é problema, é solução. Um produto ter defeito não é uma coisa incomum, e a montadora tem de agir rapidamente para evitar que esses problemas causem danos.
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Porém, pega meio mal um carro de US$ 3 milhões ter um defeito de fábrica que envolva todas as unidades. TODAS. Mesmo que essa não seja a realidade, é inevitável ficar a impressão de falta de zelo.
A Bugatti, aliás, está chamando esse serviço VIP de “Flying Doctors”. Em tradução literal, significa “Médicos voadores”. Em tradução livre, “especialistas voadores”.
Na prática, significa que a marca está enviando especialistas a domicílio para cuidar do caso.
O recall do Chiron é por problema na fixação dos bancos. Leia detalhes aqui.
ARGO E KWID
Assim como o Chiron, dois outros novatos também tiveram recentemente todas as suas unidades (ou quase todas) envolvidas em recall. O modelo da Renault tem dois defeitos.
Há falhas nos sistemas de freio e de combustível. A convocação envolve quase 22 mil carros. Leia detalhes aqui.
Já o Argo precisa de reparo no chicote elétrico da direção. As unidades envolvidas também são quase 22 mil.
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