O Compass já foi o sexto carro mais vendido do Brasil no resultado mensal. Isso ocorreu no ano passado. Porém, nenhum outro SUV jamais chegou no lugar em que o Renegade se encontra neste mês de março.
Por enquanto, o modelo é o quinto carro mais vendido do País. É um resultado e tanto. De quebra, o SUV, que parte de R$ 73 mil e se aproxima dos R$ 100 mil em suas versões mais vendidas, deixou diversos hatches compactos campeões de vendas para trás.
Vídeo da semana: Teste do novo Mercedes-AMG C 63 S, o ‘monstro’ do dia a dia
Os resultados são os apurados de 1º a 16 de março. Os dados são da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).
Nesse momento, à frente do Renegade estão apenas Onix, HB20, Ka e Gol.
Veja também: Carros com consumo de combustível absurdo
Carros 'gastões'
Listamos 15 carros que exageram no consumo de combustível. Foram considerados apenas modelos que estão à venda zero-km no Brasil, e ficaram de fora os esportivos (afinal, eles não foram feitos para economizar). Descartamos também os com motor V8, pois a maioria costuma ter consumo acima da média. Os modelos relacionados apresentam médias mais altas do que a de seus concorrentes. Consideramos, para a lista, o gasto na cidade - no caso dos modelos flexíveis, com etanol. Os dados são do Inmetro.
Renault Duster Oroch 2.0 automática
5,9 km/l (etanol)
Ford EcoSport Storm
6 km/l (etanol)
Kia Sorento 3.5
6,7 km/l (gasolina)
Lifan X80
6,8 km/l (gasolina)
Renault Captur 2.0 automático
6,2 km/l (etanol)
Toyota Hilux flexível cabine dupla
4,6 km/l (etanol)
Jeep Renegade 1.8 automático
6,4 km/l (etanol)
Fiat Doblò Essence 1.8 manual
6,4 km/l (etanol)
Renault Sandero RS
6,9 km/l (etanol)
Kia Carnival
6,4 km/l (gasolina)
Jaguar XF V6
6,7 km/l (gasolina)
Renault Duster 2.0 automático
6,1 km/l (etanol)
Toyota Hilux SW4 flexível
4,6 km/l (etanol)
Dodge Journey
6,4 km/l (gasolina)
Fiat Argo 1.8 HGT automático
6,9 km/l (etanol)
Renegade na frente
Já a lista de modelos que o Jeep de entrada está superando é extensa. Para ficar entre os hatches compactos que costumam ficar à frente do SUV, há o Polo, o Kwid e o Argo.
Evidentemente, o Renegade é o líder de seu segmento. Isso não apenas em março, mas no ano.
O Jeep, aliás, já abre uma grande vantagem para o segundo colocado no acumulado do ano (veja abaixo).
Acumulado de março
De 1º a 16 de março o Renegade somou 2.628 emplacamentos, ante os 2.243 do Compass. O Kicks teve 2.121 unidades vendidas.
Em quarto lugar aparece o Creta, que registrou 1.829 exemplares emplacados. Ele deixa para trás o HR-V, que por enquanto tem 1.691 unidades comercializadas.
LEIA TAMBÉM
- Razões para comprar e não comprar o Jeep Compass
- Os carros que ‘mitaram’ no mercado brasileiro
- Carros que estão se dando mal em 2019
Porém, até o fim do mês, o HR-V pode ganhar algumas posições. Muito popular no varejo e sem apelo em vendas diretas, o Honda tem média diária mais constante de emplacamentos no decorrer de cada mês.
Os demais modelos têm mais apelo que o HR-V em vendas diretas. Com isso, após uma grande venda para empresas, por exemplo, podem registrar um número grande de emplacamentos no mesmo dia, mas perderem fôlego no restante do mês.
Acumulado de 2019
O Renegade lidera as vendas de SUVs entre 1º de janeiro e 16 de março, com 12.116 emplacamentos. Já abre uma vantagem boa vantagem ante o Compass.
O interessante é ver que, mesmo com a escalada do Renegade, seu irmão Compass mantém um bom patamar de vendas. O líder do ano passado perdeu sua posição apenas para o Jeep menor.
Isso indica que o Renegade não está “canibalizando” o Compass. Esse termo é muito usado no mercado para se referir ao fenômeno em que um carro tira clientes de outro da mesma marca.
O pequeno Jeep está tirando participação, portanto, de seus rivais diretos, os compactos (pois o Compass é um médio).
VÍDEO: TESTE E TODOS OS DETALHES DO NOVO RENEGADE
De acordo com informações da fabricante, após as mudanças feitas no Renegade no fim do ano passado, ele teve 40% de aumento nas vendas no varejo. Também passou a atingir mais o público formado por pessoas com necessidades especiais, conhecido como PCD.
Voltando ao acumulado de 2019, o Kicks tem 9.742 emplacamentos e o HR-V, 9.614. O Creta, que liderou o segmento de compactos em 2018, é apenas o quinto, com 9.049 unidades vendidas.
Porém, a Hyundai acaba de anunciar a ampliação de sua fábrica de Piracicaba (SP), onde o SUV é feito. Isso deverá dar gás aos emplacamentos do Creta, principalmente por causa da ampliação das vendas diretas.
Veja também: Carros que deixam de pagar IPVA em 2019
Carros que deixam de pagar IPVA em 2019
Usamos como base a regra do Estado de São Paulo, que é de 20 anos. Sendo um dos estados que mais demora a dar isenção, isso significa que em todos os outros estarão isentos. A exceção é Santa Catarina, que só dá o benefício a carros produzidos até 1985. VOLKSWAGEN PARATI
Carros que deixam de pagar IPVA em 2019
FORD KA
Carros que deixam de pagar IPVA em 2019
FIAT MAREA
Carros que deixam de pagar IPVA em 2019
VOLKSWAGEN GOL
Carros que deixam de pagar IPVA em 2019
CHEVROLET CORSA
Carros que deixam de pagar IPVA em 2019
FIAT PALIO
Carros que deixam de pagar IPVA em 2019
CHEVROLET VECTRA
Carros que deixam de pagar IPVA em 2019
FORD FIESTA
Carros que deixam de pagar IPVA em 2019
VOLKSWAGEN POLO CLASSIC
Carros que deixam de pagar IPVA em 2019
FIAT SIENA
Newsletter Jornal do Carro - Estadão
Receba atualizações, reviews e notícias do diretamente no seu e-mail.