Primeira Classe

S4 Avant de Senna não tem nada a ver com Audi A4

Origem da S4 Avant é uma curiosidade automotiva que talvez você não conheça

Rafaela Borges

15 de mai, 2019 · 6 minutos de leitura.

S4 Avant Ayrton Senna" >
Audi S4 Avant 1993 de Ayrton Senna
Crédito: Rafaela Borges

Recentemente, postei em meu perfil no Instagram uma foto do S4 Avant de Ayrton Senna. O modelo estava em Interlagos em 30 de abril, um dia antes do evento Senna Day e data em que produzíamos um vídeo sobre o McLaren Senna (veja abaixo).

Nos comentários, alguns seguidores informaram que eu estava errada. Aquela perua não seria a S4 Avant, e sim a RS2. Razão? A S4 Avant ainda não existia no ano de 1994.

O modelo é sim uma S4 Avant. Porém, só recentemente percebi a razão de diversas pessoas terem duvidado que aquele era mesmo o nome do modelo.


S4 Avant veio antes do A4

A Audi divulgou, na semana passada, um comunicado: o Audi A4 está completando, neste mês de maio, 25 anos de história. Como poderia a S4 Avant, perua baseada nesse carro, estar aqui no Brasil em março de 1994, dois meses antes de o primeiro A4 sair da linha de montagem?

Seria a S4 Avant de Senna um modelo pré série? Qual é o mistério dessa situação.

 


Vídeo relacionado: Testamos o McLaren Senna em Interlagos

 


Não há mistério. A realidade é a seguinte: a S4 Avant surgiu antes da linha Audi A4. A perua que inaugurou essa denominação, diferentemente da S4 Avant atual, não tinha nada a ver com o Audi A4.

A primeira perua a trazer este nome foi lançada em 1991. Ela era baseada no Audi 100, e também conhecida como Audi 100 S4. A produção desse modelo foi encerrada em julho de 1994.

A perua, assim como ocorre com a atual, era a versão esportiva do Audi 100.


A chegada do A4

Em maio de 1994, era lançado o A4, que hoje é o carro mais importante da Audi no mundo. O modelo foi sucessor do Audi 80, e hoje está em sua quinta geração.

Ele foi o primeiro carro da Audi a ter a nomenclatura usada atualmente, com a letra “A” combinada ao número que identifica a família do carro, por tamanho. Os esportivos passaram a ser chamados de “S” combinado ao número de identificação da gama.

LEIA TAMBÉM


 

Depois, vieram ainda os “RS”, preparados de fábrica. Por fim, a Audi adotou o “Q” para identificar os utilitários-esportivos da linha.

Com o lançamento do A4, a S4 derivada do Audi 100 foi aposentada. A perua A4 Avant chegou ao mercado em 1995, e dela derivou a S4 Avant nos moldes que conhecemos hoje, como integrante da família “4”.


A perua esportiva foi lançada em 1997. Um ano mais tarde, surgia a RS4.

A S4 de Senna

A S4 Avant de Ayrton Senna foi um dos primeiros Audi trazidos ao Brasil. Os mais novos podem não saber disso, mas foi o tricampeão o responsável pela chegada da marca ao mercado brasileiro.

No entanto, em 1º de maio de 1994, pouco antes do lançamento da Audi no País, Senna morreu em um acidente no GP de San Marino. A empresa que se chamaria Audi-Senna, no entanto, continuou tendo sua família como sócia, representada pelo irmão mais novo do piloto, Leonardo.


 

Vídeo relacionado: Histórias sobre Ayrton Senna que você nunca escutou antes


 

É Leonardo Senna, aliás, que tratou de preservar a S4 Avant de Ayrton. Até hoje, em estado impecável, ela é um dos dois carros de rua que continuam com a família Senna – o outro é o Honda NSX, que o tricampeão ajudou a desenvolver.

A S4 Avant de Senna é modelo 1993. O motor é V8 de 280 cv, e a aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 6,6 segundos. Entre os luxos, há banco revestido de couro e sistema de som da Bose.


 

Veja também: Os carros de luxo mais vendidos em abril

 

Newsletter Jornal do Carro - Estadão

Receba atualizações, reviews e notícias do diretamente no seu e-mail.

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade de dados do Estadão e que os dados sejam utilizados para ações de marketing de anunciantes e o Jornal do Carro, conforme os termos de privacidade e proteção de dados.