Não há dúvidas de que o segmento de utilitários-esportivos é o mais badalado do País. Porém, não é um pequeno que está conseguindo, individualmente, fazer a diferença. É um médio: trata-se do SUV Jeep Compass.
Nem HR-V, nem Creta, nem Renegade, nem Kicks. É o SUV Jeep Compass que vem liderando o segmento de utilitários-esportivos. Isso desde o ano passado – que, por sinal, foi seu primeiro ano completo de vendas.
Além disso, o SUV Jeep Compass consegue tirar vendas de alguns modelos compactos. Mesmo tendo preço inicial de cerca de R$ 110 mil, ele é o terror dos modelos menores.
As razões que levam o Compass a tirar mercado dos menores vamos falar mais abaixo. Antes, temos uma notícia importante: em maio, o modelo vai conseguir a melhor posição de sua história no ranking de vendas.
De 1º a 25 de maio, o SUV Jeep Compass é o sétimo carro mais vendido do País. Com 4.849 emplacamentos, ele deixou para trás, por exemplo, o Prisma. O sedã da Chevrolet, que vinha fazendo bonito nos dois meses anteriores, não tem mais chances de ultrapassá-lo (veja detalhes aqui).
Outro feito importante é, pela primeira vez, ficar à frente do Corolla. O Toyota é o modelo cujo preço pode ultrapassar os R$ 100 mil mais frequente na lista dos dez mais vendidos.
Além disso, embora sejam de segmentos diferentes, o SUV Jeep Compass e o sedã Toyota Corolla brigam por clientes, dependendo da versão. Afinal, não é de hoje que os utilitários-esportivos estão tirando clientes de sedãs médios.
A exceção, até agora, era o Corolla. Neste mês, por entanto, ele foi superado pelo modelo da Jeep. As versões mais caras do sedã, aliás, têm preços semelhantes a algumas configurações do SUV Jeep Compass. O Jornal do Carro, inclusive, já comparou os dois modelos.
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Toyota Corolla
O Corolla repete no mercado de usados o mesmo sucesso que faz no mercado de carros zero-quilômetro. Não esquenta lugar na loja, graças à fama de inquebrável e de manutenção barata.
Honda Civic
O maior concorrente do Corolla também não para nas lojas de usados. O Civic une a confiabilidade tradicional da marca a um perfil mais esportivo, especialmente no modelo de oitava geração.
Jeep Renegade
O Jeep Renegade tem força no off-road (principalmente com motor a diesel) e também não encalha nas lojas. A mecânica 1.8 (de origem Fiat) não garante alto desempenho, mas a manutenção é confiável.
Chevrolet Onix
O carro mais vendido do Brasil entre os novos também faz sucesso entre os usados. O estilo agrada, e a manutenção é simples.
Volkswagen Fox
O Fox não costuma ficar muito tempo nas lojas de usados. Tem motores 1.0 e 1.6 de manutenção simples. Não dá defeito à toa e tem peças fáceis de se encontrar.
Honda HR-V
O HR-V é outro SUV que chegou fazendo sucesso instantâneo no mercado de novos, e isso tem se refletido entre os seminovos. A mecânica, derivada da do Civic, é confiável, idem para a fama de robustez e manutenção barata.
Hyundai HB20
O Hyundai caiu nas graças do público desde que chegou. Seja 1.0 ou 1.6, tem bom mercado. Como a garantia é de cinco anos, só agora os modelos mais antigos estão saindo do prazo contratual de cobertura.
Honda Fit
O Honda Fit tem boa procura nas lojas, independentemente do ano de fabricação. Fácil de manter e robusto, só pede atenção na suspensão. Durinha, ela sofre um pouco com a buraqueira das ruas brasileiras.
Toyota Etios
O Etios já está no mercado desde 2012. Com mecânica simples, robusta e eficiente, não dá muita dor de cabeça aos donos. Tanto hatch quanto sedã, independentemente da motorização, são valentes e baratos a longo prazo.
Honda City
O City faz jus à fama de robustez da Honda. Dá pouca manutenção, e as revisões tendem a ser baratas. Além disso, tem bom espaço interno, especialmente no porta-malas.
Chevrolet Cruze
O Cruze tem boa procura no mercado de segunda mão, graças à confiabilidade mecânica.
Fiat Idea
O monovolume da Fiat nem é mais produzido, e nunca foi um sucesso entre os carros novos (o Fit dominou esse segmento). Mas, entre os usados, o Idea vai bem.
Hyundai ix35
Como boa parte dos SUVs, o ix35 tem bom mercado: o visual já mudou, mas o modelo continua atraente.
Chevrolet Cobalt
Graças ao espaço interno, ao bom custo-benefício e à manutenção confiável, o sedã da Chevrolet é bem visto entre os usados.
Volkswagen Up!
O subcompacto da Volkswagen tem boa procura, tanto com motor aspirado como com mecânica turbo. É econômico, bom de dirigir e baixa desvalorização.
Kia Picanto
O Kia Picanto tem bom mercado, especialmente na versão com câmbio automático.
Nissan Versa
O Versa é espaçoso, potente e econômico em vários aspectos. As revisões na Nissan são baratas e o modelo não dá defeito à toa.
Fiat Uno
O Uno continua sendo um carro com boa reputação. A mecânica não é complicada, e o preço é acessível.
Chevrolet Spin
Basta ver o que tem de Spin nos pontos de táxis para se constatar que o carro não refuga. Como o "irmão" Cobalt, é espaçoso, tem bom custo-benefício e mecânica simples e confiável.
Volkswagen Gol
O Gol já viveu dias melhores, mas ainda é um carro que não faz feio quando o assunto é confiabilidade mecânica e bom valor de revenda. Além disso, continua a ser agradável ao volante.
SUV Jeep Compass pode ir além?
O modelo não está muito distante do sexto colocado no ranking, Volkswagen Polo. Faltando três dias de emplacamentos (28, 29 e 30) para o encerramento de maio, há apenas 131 exemplares de desvantagem.
Não é impossível o Compass conseguir tirar a diferença. Em condições normais, seria até bem viável.
Porém, nos próximos dias as condições no Brasil não deverão ser normais. A greve dos caminhoneiros está causando, entre outros problemas, prejuízo à atividade econômica do País.
Há problemas, por exemplo, de entrega dos carros nas concessionárias. A greve deve gerar redução no ritmo normal de emplacamentos nos próximos três dias.
Sendo assim, a escalada fica um pouco mais difícil para o SUV Jeep Compass. Ainda assim, o sétimo lugar, praticamente garantido, é um feito incrível para um carro desse preço.
O terror dos compactos
Já falamos muito, neste blog, sobre os atributos que levam ao sucesso do SUV Jeep Compass. Porém, vale relembrar.
Na briga direta com os compactos, o modelo acaba concorrendo com as versões de topo dos pequenos. Muitas delas, casos do Creta e o HR-V, por exemplo, custam mais de R$ 100 mil.
Mesmo sendo um pouco mais caro, o SUV Jeep Compass já vem muito bem equipado desde a versão de entrada. Além disso, por ser modelo médio, garante mais status a seu dono que os compactos.
Por fim, há a atração da marca Jeep que, junto com a Land Rover, é a tradicional especialista em utilitários-esportivos. Os clientes de SUVs têm como opção mais barata o Renegade. Porém, o modelo menor deixa a desejar em alguns atributos dos quais os consumidores da categoria fazem questão, como espaço interno e porta-malas.
Deixando os compactos de lado, outra vantagem do Compass é ser o único SUV nessa faixa de preço a oferecer versão a diesel. Isso também ajuda a impulsionar as vendas.
De olho no sucesso do Compass, as montadoras agora estão investindo mais em SUVs médios, não apenas nos compactos.
Porém, os recente lançamentos, como Equinox e 3008, ainda são modelos de nicho, com menos de 500 emplacamentos por mês. Em seu primeiro mês cheio de vendas, junho, o Tiguan tem chances de ir além em vendas. Porém, não a ponto de se aproximar do SUV Jeep Compass.
Já o novo SUV médio a ser lançado pela Volkswagen no ano que vem poderá, enfim, ser um rival a altura.
Fábrica de sucesso
Aqui, vale ressaltar que a planta da FCA (Fiat-Chrysler) responsável pela produção do Compass está tendo um excelente mês do maio. Os três produtos feitos em Goiana (PE) se encontram bem posicionados no ranking.
Por enquanto, a Toro é o nono modelo mais emplacado do País. De 1º a 25 de maio, somou 4.444 emplacamentos. O Renegade, com 4.014 unidades vendidas no período, é 12º colocado.
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