Está mudando tudo no segmento de SUVs compactos. No início deste mês, eu disse acreditar que a briga pela liderança ficaria entre Creta, HR-V e Kicks. Mas maio chega com um novo candidato (e muito forte): o SUV Renegade, da Jeep.
LEIA TAMBÉM
- O SUV que veio botar pra quebrar
- Cinco carros que humilham a concorrência
- Fale com a autora do blog por meio do Instagram
O modelo fez “barba, cabelo e bigode” na primeira quinzena de maio. Foi tamanha a vantagem do SUV Renegade ante a concorrência que os rivais já devem estar apavorados.
VEJA TAMBÉM: OS CARROS MAIS DE ‘TIOZÃO’ DO BRASIL
O que é um carro de tiozão?
Honda Accord
Honda Accord
Quando um Civic é ousado demais para você.
Lexus ES 350
Quando até um Toyota é jovem demais.
Lexus ES 350
Quando até um Toyota é jovem demais.
Lexus ES 350
Quando até um Toyota é jovem demais.
Porsche Panamera
Você queria comprar um 911, mas sua mulher não deixou.
Porsche Panamera
Você queria comprar um 911, mas sua mulher não deixou.
Porsche Panamera
Você queria comprar um 911, mas sua mulher não deixou.
Kia Quoris
Kia Quoris
Chrysler 300 C
Para o tiozão fã do "american way of life".
Chrysler 300 C
Para o tiozão fã do "american way of life".
Chrysler 300 C
Hyundai Azera
Você tenta ser moderno, mas a síndrome de tiozão fala mais alto.
Hyundai Azera
Você tenta ser moderno, mas a síndrome de tiozão fala mais alto.
Hyundai Azera
Você tenta ser moderno, mas a síndrome de tiozão fala mais alto.
Renault Fluence
Quando você acha que uma chave-cartão é a coisa mais incrível que já inventaram.
Renault Fluence
Quando você acha que uma chave-cartão é a coisa mais incrível que já inventaram.
Renault Fluence
Quando você acha que uma chave-cartão é a coisa mais incrível que já inventaram.
Toyota Camry
Toyota Camry
Mercedes-Benz Classe E
Quando você acha que um Classe C tem suspensão "dura demais".
Mercedes-Benz Classe E
Quando você acha que um Classe C tem suspensão "dura demais".
Mercedes-Benz Classe E
Quando você acha que um Classe C tem suspensão "dura demais".
Volkswagen Passat
Quando você queria um novo Fusca, mas os vizinhos ficariam comentando.
Volkswagen Passat
Quando você queria um novo Fusca, mas os vizinhos ficariam comentando.
Volkswagen Passat
Chrysler Town and Country
Quando você tem orgulho de ser considerado tiozão.
Chrysler Town and Country
Quando você tem orgulho de ser considerado tiozão.
O SUV Renegade já havia liderado as vendas no mês passado, impulsionado por uma grande performance no atacado (veja aqui). Os dados preliminares obtidos em maio, embora já mostrem os números consolidados, ainda não discriminam vendas diretas e no varejo.
Independentemente disso, não dá mais para descartar o SUV Renegade como um forte candidato à briga. Nos quinze primeiros dias de maio, ele teve 2.503 unidades emplacadas.
É uma vantagem imensa ante o segundo colocado, Hyundai Creta. O modelo somou 1.883 emplacamentos.
Após dois meses de desvantagem, o Honda HR-V conseguiu superar o Nissan Kicks, aumentando um pouco sua vantagem no acumulado do ano.
O HR-V, terceiro SUV compacto mais vendido na primeira quinzena de maio, somou 1.761 emplacamentos. O Kicks ficou com 1.654 unidades vendidas.
Porém, diferentemente do que ocorre com o SUV Renegade, que já tem ampla vantagem, no caso de HR-V e Kicks a disputa permanecerá aberta até o fim do mês. Os dois ainda estão muito próximos.
O quinto colocado na primeira quinzena é o Ford EcoSport, com 1.637 emplacamentos.
Parte de baixo do ranking
O Tracker vai ficando para trás na briga particular com o EcoSport. O modelo está em ampla desvantagem em maio. O Chevrolet teve 1.094 unidades vendidas e está em sexto lugar.
Os Renault Captur e Duster são respectivamente sétimo e oitavo colocados. Eles somaram 787 e 728 emplacamentos.
O WR-V continua indo mal. Ele foi o nono mais vendido e está prestes a ser ultrapassado pelo Captur no acumulado do ano. Na primeira quinzena, somou 521 emplacamentos.
O Peugeot 2008 fecha a lista dos dez mais vendidos, com 472 unidades comercializadas no período.
SUV Renegade no acumulado do ano
O HR-V abriu um pouco de vantagem ante o Kicks no acumulado de 2018. O Honda soma 18.115 emplacamentos e o Nissan, 17.674.
O SUV Renegade mantém o terceiro lugar e, pouco a pouco, vai se aproximando. Ele soma 15.928 unidades vendidas. O Creta também mostra recuperação, e acumula 15.282 emplacamentos (quarto colocado).
O EcoSport respira aliviado na quinta posição, abrindo vantagem ante o Tracker. O Ford tem 11.592 exemplares comercializados e o Chevrolet, 10.306.
O Captur é o sétimo mais vendido e o WR-V, o oitavo no acumulado do ano. O Duster é nono e o 2008, o décimo.
Newsletter Jornal do Carro - Estadão
Receba atualizações, reviews e notícias do diretamente no seu e-mail.