Primeira Classe

Os SUVs compactos da turma do fundão

Quatro SUVs compactos brigam para entrar na zona intermediária do ranking de vendas

Rafaela Borges

06 de fev, 2019 · 7 minutos de leitura.

SUVs compactos Honda WR-V" >
Honda WR-V está na lista
Crédito: Foto: Felipe Rau/Estadão

Desde o ano passado, a briga no topo do ranking de vendas do segmento de SUVs compactos está boa. E, no primeiro mês de 2019, mostra que deverá continuar acirrada. Em janeiro, o Jeep Renegade foi o mais vendido, seguido, respectivamente, por Honda HR-V, Nissan Kicks e Hyundai Creta.

Ao olhar o lado oposto do ranking, percebe-se que há outra bela disputa sendo travada. Essa briga também ocorre entre quatro modelos. Trata-se dos SUVs compactos da turma do fundão. Eles concorrem para ver qual vai ser o próximo a sair da “zona de rebaixamento” e entrar na intermediária.

Nessa disputa estão o Caoa-Chery Tiggo2, o Peugeot 2008, o Citroën C4 Cactus e o Honda WR-V. Em janeiro, eles foram, respectivamente, 12º,11º, décimo e nono SUVs compactos mais vendidos do Brasil.


VEJA TAMBÉM

O alvo desses quatro modelos são os compradores do Tracker. O Chevrolet foi, em janeiro, o último colocado da zona intermediária da tabela (veja o ranking no fim desta página). O SUV mexicano foi o oitavo mais vendido do segmento.

O Renault Duster apareceu em sétimo lugar, com o “irmão” Captur em sexto e o Ford EcoSport em quinto.


Os dados são da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).

GALERIA: Os carros mais vendidos no Brasil em janeiro

 


As boas chances dos SUVs compactos do fundão

Em minha opinião, C4 Cactus e Chery Tiggo 2 têm mais chances de sair da “turma do fundão” e ganhar posição entre os intermediários. Pode parecer estranho colocar o Chery feito em Jacareí (SP) nessa condição, já que ele foi o “lanterninha” de vendas do segmento em janeiro.

Porém, estamos falando de um utilitário-esportivo que cresceu mais de 1000% em vendas em 2018. Além disso, a Caoa-Chery, que surgiu após a compra da operação nacional da marca chinesa pela empresa brasileira, tem investido bastante na imagem do carro, que tem preço inicial de R$ 59.990, na versão com câmbio manual, e de R$ 66.990 na automática. São preços muito bons para o segmento.

VÍDEO DA SEMANA: Camaro e Mustang vão para a pista de arrancada


Também tem bons preços o C4 Cactus, que foi lançado no último trimestre do ano passado e, desde então, vem escalando o ranking. Tanto que o Citroën feito no Rio de Janeiro já é, dos quatro SUVs compactos do fundão, o com maiores chances matemáticas de abandonar essa zona.

O C4 Cactus com motor 1.6 de 122 cv parte de R$ 69.990 com câmbio manual e de R$ 81.990 com o automático. Já as versões THP, que combinam o 1.6 turbo de 173 cv ao câmbio automático de seis marchas, começa em R$ 95.490.


O fato de ser o mais potente do segmento aliado ao preço menor que o da maioria dos concorrentes podem depor a favor do C4 Cactus. Isso sem contar o fator novidade.

Chances menores

O WR-V já frequentou o pelotão intermediário. Em 2017, o Honda esteve entre a sexta e a sétima posições no ranking dos SUVs compactos mais vendidos.

Porém, o modelo feito em São Paulo foi perdendo apelo com os consumidores a partir de meados de 2018 e, consequentemente, posições no ranking de emplacamentos. Em um segmento cada vez mais competitivo, fica difícil imaginar uma reviravolta do WR-V. A não ser que a marca japonesa faça um reposicionamento do modelo.


No caso do 2008, o problema é a que falta uma opção com motor 1.6 turbo e câmbio automático. No Peugeot, esse propulsor só está disponível juntamente com a transmissão manual.

Pesa a favor o fato de o 2008 compartilhar a base do C4 Cactus, que traz essa combinação. Ou seja: hipoteticamente não seria complicado para a Peugeot resolver essa questão.

GALERIA: Carros com consumo de combustível absurdo

 


Os SUVs compactos mais vendidos em janeiro

1º Jeep Renegade – 4.783 unidades
2º Honda HR-V – 3.667
3º Nissan Kicks – 3.486
Hyundai Creta – 3.236
5º Ford EcoSport – 2.798
6º Renault Captur – 2.557
7º Renault Duster – 1.911
8º Chevrolet Tracker – 1.514
9º Citroën C4 Cactus – 1.016
10º Honda WR-V – 941
11º Peugeot 2008 – 706
12º Caoa-Chery Tiggo – 631

FONTE: FENABRAVE

Newsletter Jornal do Carro - Estadão

Receba atualizações, reviews e notícias do diretamente no seu e-mail.

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade de dados do Estadão e que os dados sejam utilizados para ações de marketing de anunciantes e o Jornal do Carro, conforme os termos de privacidade e proteção de dados.