Desde o ano passado, a briga no topo do ranking de vendas do segmento de SUVs compactos está boa. E, no primeiro mês de 2019, mostra que deverá continuar acirrada. Em janeiro, o Jeep Renegade foi o mais vendido, seguido, respectivamente, por Honda HR-V, Nissan Kicks e Hyundai Creta.
Ao olhar o lado oposto do ranking, percebe-se que há outra bela disputa sendo travada. Essa briga também ocorre entre quatro modelos. Trata-se dos SUVs compactos da turma do fundão. Eles concorrem para ver qual vai ser o próximo a sair da “zona de rebaixamento” e entrar na intermediária.
Nessa disputa estão o Caoa-Chery Tiggo2, o Peugeot 2008, o Citroën C4 Cactus e o Honda WR-V. Em janeiro, eles foram, respectivamente, 12º,11º, décimo e nono SUVs compactos mais vendidos do Brasil.
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O alvo desses quatro modelos são os compradores do Tracker. O Chevrolet foi, em janeiro, o último colocado da zona intermediária da tabela (veja o ranking no fim desta página). O SUV mexicano foi o oitavo mais vendido do segmento.
O Renault Duster apareceu em sétimo lugar, com o “irmão” Captur em sexto e o Ford EcoSport em quinto.
Os dados são da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).
GALERIA: Os carros mais vendidos no Brasil em janeiro
20 - TOYOTA HILUX - 3.257 UNIDADES
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19 - NISSAN KICKS - 3.486 UNIDADES
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18 - VOLKSWAGEN VIRTUS - 3.591 UNIDADES
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17 - RENAULT SANDERO - 3.650 UNIDADES
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16 - HONDA HR-V - 3.667 UNIDADES
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15 - FIAT TORO - 4.033 UNIDADES
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14 - TOYOTA COROLLA - 4.075 UNIDADES
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13 - VOLKSWAGEN FOX - 4.085 UNIDADES
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12 - JEEP COMPASS - 4.109 UNIDADES
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11 - FIAT MOBI - 4.413 UNIDADES
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10 - JEEP RENEGADE - 4.783 UNIDADES
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9 - FIAT STRADA - 4.790 UNIDADES
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8 - FIAT ARGO - 4.920 UNIDADES
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7 - VOLKSWAGEN GOL - 4.966 UNIDADES
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6 - RENAULT KWID - 5.336 UNIDADES
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5 - VOLKSWAGEN POLO - 5.433 UNIDADES
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4 - CHEVROLET PRISMA - 6.924 UNIDADES
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3 - HYUNDAI HB20 - 7.249 UNIDADES
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2 - FORD KA - 8.023 UNIDADES
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1 - CHEVROLET ONIX - 18.842 UNIDADES
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As boas chances dos SUVs compactos do fundão
Em minha opinião, C4 Cactus e Chery Tiggo 2 têm mais chances de sair da “turma do fundão” e ganhar posição entre os intermediários. Pode parecer estranho colocar o Chery feito em Jacareí (SP) nessa condição, já que ele foi o “lanterninha” de vendas do segmento em janeiro.
Porém, estamos falando de um utilitário-esportivo que cresceu mais de 1000% em vendas em 2018. Além disso, a Caoa-Chery, que surgiu após a compra da operação nacional da marca chinesa pela empresa brasileira, tem investido bastante na imagem do carro, que tem preço inicial de R$ 59.990, na versão com câmbio manual, e de R$ 66.990 na automática. São preços muito bons para o segmento.
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Também tem bons preços o C4 Cactus, que foi lançado no último trimestre do ano passado e, desde então, vem escalando o ranking. Tanto que o Citroën feito no Rio de Janeiro já é, dos quatro SUVs compactos do fundão, o com maiores chances matemáticas de abandonar essa zona.
O C4 Cactus com motor 1.6 de 122 cv parte de R$ 69.990 com câmbio manual e de R$ 81.990 com o automático. Já as versões THP, que combinam o 1.6 turbo de 173 cv ao câmbio automático de seis marchas, começa em R$ 95.490.
O fato de ser o mais potente do segmento aliado ao preço menor que o da maioria dos concorrentes podem depor a favor do C4 Cactus. Isso sem contar o fator novidade.
Chances menores
O WR-V já frequentou o pelotão intermediário. Em 2017, o Honda esteve entre a sexta e a sétima posições no ranking dos SUVs compactos mais vendidos.
Porém, o modelo feito em São Paulo foi perdendo apelo com os consumidores a partir de meados de 2018 e, consequentemente, posições no ranking de emplacamentos. Em um segmento cada vez mais competitivo, fica difícil imaginar uma reviravolta do WR-V. A não ser que a marca japonesa faça um reposicionamento do modelo.
No caso do 2008, o problema é a que falta uma opção com motor 1.6 turbo e câmbio automático. No Peugeot, esse propulsor só está disponível juntamente com a transmissão manual.
Pesa a favor o fato de o 2008 compartilhar a base do C4 Cactus, que traz essa combinação. Ou seja: hipoteticamente não seria complicado para a Peugeot resolver essa questão.
GALERIA: Carros com consumo de combustível absurdo
Toyota Hilux 2.7 - 4,8 km/l (etanol)/6,9 km/l (gasolina)
Esqueça os superesportivos. A ideia aqui é mostrar os modelos "gastões" que são de segmentos mais próximos da realidade. Os dados são a média em trecho urbano e os número são os divulgados pelo Conpet, programa do Inmetro.
Renault Sandero RS
5,9 km/l (etanol); 8,3 km/l (gasolina)
Fiat Toro 1.8
5,8 km/l (etanol)/8,3 km/l (gasolina)
Chevrolet S10 2.5
5,6 km/l (etanol)/8,4 km/l (gasolina)
JAC J6
5 km/l (etanol); 7,1 km/l (gasolina)
Chrysler Town & Country
6,2 km/l (motor é apenas a gasolina)
JAC J3
6,5 km/l (etanol); 9,7 km/l (gasolina)
Toyota SW4 2.7
4,9 km/l (etanol); 7,1 km/l (gasolina)
Fiat 500 Cabrio automático
6,9 km/l (etanol); 10 km/l (gasolina)
Hyundai Tucson
5 km/l (etanol); 7,1 km/l (gasolina)
Fiat Bravo 1.8
6,4 km/l (etanol); 8,9 km/l (gasolina)
Chery Celer
6,3 km/l (etanol); 9,2 km/l (gasolina)
Chevrolet Spin
6,8 km/l (etanol); 9,7 km/l (gasolina)
Hyundai Azera
7 km/l (motor é apenas a gasolina)
Kia Grand Carnival
6,5 kml (motor apenas a gasolina)
Os SUVs compactos mais vendidos em janeiro
1º Jeep Renegade – 4.783 unidades
2º Honda HR-V – 3.667
3º Nissan Kicks – 3.486
4º Hyundai Creta – 3.236
5º Ford EcoSport – 2.798
6º Renault Captur – 2.557
7º Renault Duster – 1.911
8º Chevrolet Tracker – 1.514
9º Citroën C4 Cactus – 1.016
10º Honda WR-V – 941
11º Peugeot 2008 – 706
12º Caoa-Chery Tiggo – 631
FONTE: FENABRAVE
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