Há quem diga que o Project One, da Mercedes, é o “carro do salão”, embora eu prefira o McLaren Senna. Mas, nos dois dias de prévia do evento, que termina no domingo (18), não foi nenhum dos dois o modelo que mais causou comoção. Esse posto ficou com a Volkswagen Tarok.
Embora a marca tenha mostrado também o T-Cross, que considera seu principal lançamento, a maior parte da imprensa (a qual os dias de prévia foram destinados) já havia visto o SUV que chega em março. Já a Tarok, no evento, faz sua primeira aparição.
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Mas que carro é este? É o ataque certeiro da Volkswagen à concorrência, na briga pela liderança de vendas. A atual vice-líder, com T-Cross e Tarok, ganha bons argumentos na briga com a Chevrolet pelo primeiro lugar. O próprio presidente da Volkswagen, Pablo di Si, afirmou durante o Salão, em entrevista ao Jornal do Carro, que a marca está no caminho para a retomada da liderança.
A Volkswagen já vem se aproximando da líder. No mês passado, a diferença foi mais ampla que o normal, pois o Onix bateu recorde histórico. Como o carro teve mais de 22 mil unidades emplacadas, a Chevrolet ficou cerca de 7 mil exemplares à frente da Volkswagen.
A média anual de diferença, porém, é mais baixa do que esta. Fica em torno de 4.500 e 5 mil unidades.
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Caoa Chery Tiggo 5x
Novato chega às concessionárias em dezembro, com motor 1.5 turbo de 150 cv. O porta-malas leva 340 litros. (Foto: Thiago Lasco/Estadão)
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Ferrari 488 Pista
A versão mais esportiva da 488 GTB tem motor V8 de 720 cv, o mais potente já feito pela marca (Foto: José Patrício/Estadão)
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Suzuki S-Cross
Recentemente renovado, tem duas opções de motor gasolina: um 1.6 aspirado de 126 cv e um 1.4 turbo de 146 cv. Ambas possuem câmbio automático de seis marchas. (Foto: José Patrício/Estadão)
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VW GTS Concept
Símbolo de esportividade desde meados dos anos 1980, a sigla GTS prepara sua volta às concessionárias VW. Desta vez, o hatch Polo e o sedã Virtus serão os modelos contemplados com a nova versão. (Foto: José Patrício/Estadão)
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Hyundai Sonata Hybrid
O sedã, que usa a mesma base do Kia Optima, apareceu na feira em versão híbrida. Não há planos de venda no Brasil. (Foto: José Patricio/Estadão)
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Caoa Chery Tiggo 7
Com lançamento em janeiro de 2019, novo SUV tem cabine caprichada, com itens como ar-condicionado de dupla zona e bancos dianteiros com aquecimento. (Foto: Thiago Lasco/Estadão)
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Suzuki Jimny
A nova geração do jipinho chega no segundo semestre de 2019 em três versões, com motor 1.5 e câmbio automático de quatro marchas. (Foto: José Patrício/Estadão)
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Porsche Macan
O modelo de maior sucesso da marca foi ganhou entradas de ar frontais e laterais mais largas, novo conjunto ótico e lanternas unidas por uma faixa central luminosa. O motor 2.0 turbo gera 252 cv. (Foto: José Patrício/Estadão)
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BMW Z4
A nova geração do Z4 virá ao Brasil na configuração de topo, com motor 3.0 de seis cilindros e 340 cv e câmbio automático de oito marchas. O carro acelera de 0 a 100 km/h em 4,6 segundos. (Foto: Nilton Fukuda/Estadão)
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Ford Territory
Feito para o mercado chinês, o SUV médio Territory veio ao País para testar sua receptividade com o público. Ele deve ser produzido aqui no segundo semestre de 2019. Com porte próximo ao de um Jeep Compass, o modelo ficará acima do EcoSport na gama de SUVs da Ford. (Foto: José Patricio/Estadão)
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Mercedes Project One
O hiperesportivo da Mercedes usa um motor V6 1.6 turbo e quatro motores elétricos. O conjunto produz mais de 1.000 cv. Como gira a mais de 11 mil rpm, o motor V6 precisa ser reconstruído a cada 50 mil km. (José Patricio/Estadão)
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Subaru WRX STi
Recentemente reestilizado, o sedã nervosão da Subaru usa um motor 2.5 de 310 cv, com tração integral e câmbio manual de seis marchas. (Foto: José Patricio/Estadão)
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Protótipos da Honda
Os conceitos Urban EV Concept (em primeiro plano) e NeuV servirão de inspiração para o modelo elétrico que a Honda lançará na Europa em 2019 e no Japão no ano seguinte. (Foto: Nilton Fukuda/Estadão)
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BMW Série 8
O novo esportivo de luxo da BMW será importado em meados de 2019. Virá na versão M850i, com motor V8 de 4,4 litros biturbo de 530 cv e 75,5 mkgf. (Foto: Nilton Fukuda/Estadão)
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Audi Q8
Espécie de irmão maior e mais luxuoso do Q7, o Q8 chega ao Brasil no ano que vem, com motor 3.0 V6 de 340 cv. O conjunto é auxiliado por um sistema elétrico de 48 volts, que dá uma “ajudinha” ao V6. (Foto: Werther Santana/Estadão)
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Lamborghini Huracán Performante Spyder
Tudo neste conversível é de impressionar, a começar pelos números. Seu motor V10 de 5,2 litros rende 640 cv, acelera de 0 a 100 km/h em 3,1 segundos e chega a 325 km/h. (Foto: José Patrício/Estadão)
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Lexus UX
A marca de luxo da Toyota trará este SUV compacto para brigar com Mercedes GLA e BMW X1, entre outros. Os preços ficarão entre R$ 170 mil e R$ 210 mil. (Foto: José Patricio/Estadão)
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Caoa Chery Arrizo 5e
Lançado neste mês, o Arrizo 5 tem espaço interno enorme e preço de sedã compacto. A versão 5e, elétrica, é uma possibilidade real para o futuro - tudo vai depender do avanço da infraestrutura do País para esse tipo de veículo. (Foto: Thiago Lasco/Estadão)
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Mitsubishi Eclipse Cross
O Eclipse será montado na fábrica da marca em Catalão (GO) na mesma configuração importada do Japão, com motor 1.5 turbo. A produção começa no segundo semestre de 2019. (Foto: José Patricio/Estadão)
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Caoa Chery eQ1
Este elétrico pra lá de compacto (leva apenas o motorista e um carona) veio só para provocar os brasileiros. A aposta para o nosso mercado é no eQ, versão eletrificada do conhecido QQ. (Foto: Thiago Lasco/Estadão)
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Porsche 911 GT3 RS
Esportivo de rua com DNA de pista, o 911 GT3 RS está desembarcando no Brasil por R$ 1.242.000. Ele precisa de apenas 3,2 segundos para acelerar de 0 a 100 km/h. Foto: José Patrício/Estadão
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Honda Accord
Com visual atualizado, o sedã Accord estreia conjunto mecânico inédito: motor VTEC 2.0 turbo de 252 cv com injeção direta de combustível e câmbio automático de 10 marchas. Parte de R$ 199.990. (Foto: Nilton Fukuda/Estadão)
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Hyundai Azera
A sexta geração do sedã de luxo Azera deve chegar no início do ano. Com motor 3.0 V6 de 261 cv, ele traz carregador de celular por indução (sem fio), faróis e lanternas de LED, controle de velocidade adaptativo e frenagem automática. (Foto: Nilton Fukuda/Estadão)
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Chevrolet Bolt
Com motor elétrico de 200 cv, o Bolt EV será lançado no País em 2019, em duas versões. Os preços partem de R$ 175 mil. (Foto: Werther Santana/Estadão)
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BMW Série 3
A nova geração do sedã Série 3 chegará ao Brasil em 2019. Primeiro virá da Alemanha, e passará a ser nacional no segundo semestre. A primeira versão a chegar deve ser a de topo, 330i, que está no Salão. (Foto: Nilton Fukuda/Estadão)
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VW I.D. Crozz
Meio crossover, meio cupê, meio difícil de definir, esse conceito é um embrião do carro 100% elétrico que a Volkswagen prepara até 2020. Arrojado, tem autonomia de 500 km. (Foto: José Patricio/Estadão)
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Nissan Frontier Sentinel
A picape - que na linha 2019 passou a ser trazida da Argentina e não mais do México - apareceu no Salão em uma versão conceitual, feita para ajudar em resgates em condições difíceis. (Foto: Nilton Fukuda/Estadão)
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Fiat Fastback
Única novidade no estande da Fiat, esse exercício de estilo dá algumas pistas de como será o futuro SUV derivado da picape Toro. Foto: José Patricio/Estadão
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Ferrari Portofino
A sucessora do modelo California T tem motor de 600 cv e preço no Brasil de R$ 2,4 milhões. (Foto: José Patrício/Estadão)
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Rolls-Royce Cullinan
Estreia da Rolls-Royce no segmento dos SUVs, o Cullinan tem motor V12 biturbo de 6,75 litros e 567 cv. No Brasil, o modelo de alto luxo custará R$ 4,4 milhões. (Foto: José Patrício/Estadão)
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Lamborghini Urus
SUV mais potente do segmento, o Urus tem um motor V8 biturbo de 4,0 litros, capaz de produzir 650 cv. O carro acelera de 0 a 100 km/h em 3,6 segundos, com velocidade máxima de 305 km/h. (Foto: José Patrício/Estadão)
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Toyota Yaris Way
O hatch Yaris acaba de ganhar sua versão de apelo aventureiro, equipada com motor 1.5 de 110 cv. (Foto: Werther Santana/Estadão)
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Audi RS4
A quarta geração da perua, que tem motor 2.9 V6 biturbo de 450 cv e 60 mkgf, chegará às concessionárias Audi em março de 2019. (Foto: Werther Santana/Estadão)
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Chevrolet Camaro
O Camaro passou por algumas mudanças no visual, mas a maior mudança foi mecânica. O V8 de 6,2 litros se mantém inalterado, com 461 cv, mas agora a transmissão é automática de dez marchas, ante a de seis do modelo anterior. (Foto: Werther Santana/Estadão)
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Volkswagen T-Cross
Modelo chega em março de 2019, com os mesmos motores turbo que equipam Polo (1.0 TSI) e Golf (1.4 TSI). Visual atraente e bom recheio de equipamentos são suas principais armas. (Foto: José Patrício/Estadão)
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Hyundai Saga EV
O SUV elétrico tem motor de 204 cv que roda até 470 km com uma única carga de bateria. Desenvolvido pela Hyundai nos EUA apenas para o Salão de São Paulo, o conceito antecipa linhas que poderão ser vistas na próxima geração do HB20, que chega em 2019. (Foto: Nilton Fukuda/Estadão)
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Renault Symbioz
No estande da Renault, só dá ele. Em testes há cerca de um ano, o protótipo elétrico Symbioz tem sistemas de condução autônoma nível 4 (na qual o carro já consegue rodar com autonomia sem depender da interferência do condutor, que só precisa assumir o volante em situações específicas). (Foto: José Patricio/Estadão)
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Kia Stonic
O SUV médio virá do México em 2019, para enfrentar HR-V, Creta e Kicks. Deverá ter o motor 1.6 flexível do Cerato, com preço na faixa de R$ 100 mil. (Foto: Werther Santana/Estadão)
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Volkswagen Tarok
Provável revelação mais importante do Salão deste ano, a picape Tarok está praticamente pronta. Com visual descolado, cabine dupla e tração integral, ela tem forte munição para neutralizar a Fiat Toro. (Foto: José Patricio/Estadão)
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AMG GT de quatro portas
Que tal um carro de corrida que pode levar sua família para fazer compras (em shoppings de luxo, é claro)? Essa é a proposta da nova versão de quatro portas do cupê esportivo AMG GT 63 S, da Mercedes-Benz. Por baixo da aparência algo mansa, há um nervoso 4.0 V8 biturbo que gera 639 cv e 91,8 mkgf. (José Patricio/Estadão)
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Renault Zoe
Depois de uma etapa inicial sendo vendido apenas a empresas, o elétrico francês Zoe agora está disponível para compra por pessoa física, por R$ 149.000. Ele tem autonomia de 300 km e consegue recarregar 80% d abateria em 1h40. (Foto: José Patricio/Estadão)
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Nissan Leaf
Protagonista da primeira onda de elétricos à venda no Brasil, o Leaf já pode ser encomendado, por R$ 178.400, com entregas a partir de junho de 2019. (Foto: Nilton Fukuda/Estadão)
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Jeep Wrangler
Principal novidade da Jeep, a nova geração do Wrangler chega às lojas no primeiro trimestre de 2019. Com novo motor 2.0 turbo a gasolina de 273 cv, ele virá em três versões: Sport (duas portas), Sahara (quatro portas) e Rubicon (quatro portas). (Foto: José Patricio/Estadão)
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Ford F-150 Raptor
Picape mais vendida do mundo, a F-150 veio ao Salão paulista em sua versão esportiva, Raptor. (Foto: Werther Santana/Estadão)
Fontes de inspiração
Nos últimos três anos, a Volkswagen tem investido em uma fórmula que se mostra bastante eficiente. Diferentemente da Fiat, que inovou muito com algumas características da Strada, ou a Ford, que praticamente criou o segmento mais badalado do Brasil (com o EcoSport), a VW não faz esse tipo de criação. A VW se inspira na concorrência, e aprimora os conceitos inaugurados pelas rivais.
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Com isso, a Volkswagen vem se dando bem em quase todos os segmentos em que atua. A Saveiro, por exemplo, acabou recebendo também cabine dupla, como a Strada.
O Polo veio depois do Argo, e bem depois do líder Onix. A marca percebeu que não eram mais os modelos “pelados”, e sim os hatches mais bem equipados, como Onix e HB20, que estavam vendendo bem.
Aí, lançou o Polo, que é um hatch compacto muito superior, mas bebe na mesma fórmula de HB20 e Onix. O carro já foi lançado vendendo mais que o Argo, que chegou bem antes.
Além disso, quando lançou o Polo, a VW anunciou que esperava o carro na lista dos cinco mais vendidos do País. Desde o início do ano, o hatch lançado em novembro de 2017 está nesse grupo.
Tarok
Com uma fórmula inversa à da Fiat nos tempos de liderança, a Volkswagen é uma das marcas que mais crescem no Brasil. Enquanto a italiana lança tendência (Strada de três portas e Toro, por exemplo), a Volks aprimora o que vai bem.
O próximo lançamento vai ser o T-Cross, em maio. A marca não divulgou preço, mas promete que ele não ficará muito diferente da média do segmento de SUVs compactos.
VÍDEO: EM DETALHES, TAROK, T-CROSS E OUTROS DESTAQUES DO SALÃO
O T-Cross tem visual, tecnologia e motores para brigar com os líderes HR-V, Creta, Kicks e Renegade. Estamos falando de um volume entre 3 mil e 4 mil unidades por mês.
A Tarok também vem na cola de uma campeã, a Toro, que é uma das fundadoras do segmento de picapes intermediárias (junto com a Oroch) e a “dona” da categoria quando o assunto é emplacamento. As vendas médias do modelo da Fiat são de cerca de 4 mil unidades por mês.
E, como a Volkswagen não está para brincadeira, a Tarok vem em busca da liderança e de pelo menos metade desse volume – ou um pouco mais. Tirando, claro, participação da rival.
Segmento de sucesso
As picapes intermediárias são uma aposta certeira pois caíram no gosto do brasileiro. Elas custam menos que as picapes médias, mas oferecem caçamba bem semelhante, além de conforto superior (pois são feitas em base de carro de passeio).
Assim como a Toro divide base com Compass e Renegade, a Tarok dividirá com o T-Cross. Ela traz uma inovadora solução na carroceria (que pode formar assoalho único com a cabine, rebatendo-se os bancos de trás). Ou seja: Toro aprimorada. Afinal, quem chega depois tem de chegar melhor.
São modelos voltados ao público urbano, mas que também podem atender no trabalho. São quase carros de passeio com caçamba.
Quem quiser ser líder precisará ter um hatch compacto, um hatch compacto premium, um sedã compacto, um sedã compacto premium, um SUV, uma picape intermediária e uma picape média. São esses os segmentos com volumes relevantes.
Até o fim de 2019, data prevista para a chegada da Tarok, a Volkswagen terá representantes em todos esses segmentos. E com grandes chances de brigar pela liderança em todos eles (talvez, só a Amarok, entre as picapes médias, não consiga cumprir essa missão, como já ocorre atualmente).
A marca vai lançar também um segundo SUV médio, além do Tiguan. Ele virá para concorrer com o campeão Jeep Compass.
E a Chevrolet?
A Chevrolet já tem um SUV, que é feito no México e não alcança volume de vendas muito altos (ocupa posições intermediárias no segmento). Agora, trabalha em uma versão brasileira de utilitário-esportivo compacto. O modelo, porém, chegará depois do T-Cross.
A marca também terá picape intermediária, mas é a perspectiva é que chegue depois da Tarok.
A verdade é que a Chevrolet é líder por causa da liderança disparada do Onix, que vende mais que segundo e terceiro colocados juntos. Nos demais segmentos, a marca não se destaca muito. E aí está a vantagem da Volkswagen. Essa briga promete ficar cada vez melhor.