Primeira Classe

O SUV que deixou os rivais de ‘queixo caído’

Nem Tiguan, nem CR-V, nem Equinox. Em maio, o utilitário-esportivo que surpreendeu em vendas foi o Toyota RAV4

Rafaela Borges

04 de jun, 2018 · 6 minutos de leitura.

Toyota RAV4" >
Toyota RAV4
Crédito: Modelo foi o quarto SUV médio mais vendido em maio (Foto: Toyota)

Em maio, era grande a expectativa sobre o segmento de SUVs médios. Afinal, há as novas gerações de Honda CR-V e Volkswagen Tiguan na jogada. O modelo que surpreendeu, no entanto, é um veterano que já está em fim de carreira. Trata-se do Toyota RAV4.

O renovado RAV4 deve ser lançada no Brasil em breve. Isso porque o modelo é importado, e a nova geração já foi revelada mundialmente.

Em 2015, em entrevista ao Jornal do Carro, um executivo da Toyota chegou a cogitar a hipótese de produzir o RAV4 por aqui. Porém, a mais nova informação é de que o SUV escolhido pela marca para a produção local é um compacto, da subsidiária de baixo custo Daihatsu.


 

VEJA TAMBÉM: OS CARROS MAIS VENDIDOS EM MAIO DE 2018

 


Toyota RAV4 em maio

O líder dos SUVs médios, evidentemente, foi o Jeep Compass. E com ampla vantagem. Aliás, o modelo teve o melhor mês desde seu lançamento, no fim de 2016. Em maio, ele foi o sétimo carro mais emplacado do País.

O Compass teve 5.559 emplacamentos em maio. Depois do Jeep, vem o resto, em briga bem mais equilibrada. O segundo lugar em maio ficou com o ix35, com 786 emplacamentos. A terceira colocação é do Sportage (564).

Então, em seguida, aparece o RAV4. O modelo da Toyota somou 466 unidades vendidas em maio.


O quarto lugar no ranking de SUVs médios é um feito e tanto para um utilitário já em fim de carreira. Ainda mais em um segmento repleto de novidades.

No acumulado do ano, o RAV4 é oitavo colocado no ranking de vendas da categoria. Para conquistar o quarto lugar em maio, ele deixou para trás Tucson, ASX, Equinox e Discovery.

Outros SUVs médios

O quinto mais emplacado da categoria em maio foi o ASX, com 455 exemplares comercializados. Em sétimo, ficou o Tucson, com 427 unidades vendidas.


O Discovery foi oitavo, somando 407 emplacamentos. O X1 foi nono (349) e 3008 apareceu no décimo lugar (339).

O Tiguan não foi bem. Ele teve 236 emplacamentos e ficou atrás de Q3 (305), XC60 (249) e GLA (241).

No entanto, maio não foi mês completo de vendas para o carro. Isso ocorrerá apenas em junho, quando teremos um panorama mais real sobre sua capacidade no mercado.


O CR-V, por sua vez, não tem nem pretensões de entrar na briga, pois sua cota de importação dos EUA é bastante limitada. Apenas 500 unidades serão trazidas até o fim do ano.

Por que o RAV4 foi bem?

O bom desempenho do RAV4 já vinha sendo notado, dia a dia, desde o início do mês. A razão é a mesma que levou a antiga geração do Tiguan a reagir em seus últimos meses de mercado: promoção.

Durante a maior parte do mês de maio, a Toyota ofereceu condições especiais para o RAV4, que incluíram valorização do usado na troca pelo modelo.


As ofertas foram amplamente divulgadas por meio de campanhas publicitárias.

O Toyota RAV4 parte de R$ 129.990. É um preço mais alto que o do Compass, cujas versões começam em cerca de R$ 110 mil. O modelo da Jeep tem mais diversidade de opções no País.

O Tiguan também começa em valor inferior, cerca de R$ 125 mil. Já o Equinox é mais caro desde a versão de entrada, a R$ 137.490, enquanto o 3008 parte de R$ 145.990. O CR-V, em versão única, sai por cerca de R$ 180 mil.


 

Newsletter Jornal do Carro - Estadão

Receba atualizações, reviews e notícias do diretamente no seu e-mail.

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade de dados do Estadão e que os dados sejam utilizados para ações de marketing de anunciantes e o Jornal do Carro, conforme os termos de privacidade e proteção de dados.