Em maio, era grande a expectativa sobre o segmento de SUVs médios. Afinal, há as novas gerações de Honda CR-V e Volkswagen Tiguan na jogada. O modelo que surpreendeu, no entanto, é um veterano que já está em fim de carreira. Trata-se do Toyota RAV4.
O renovado RAV4 deve ser lançada no Brasil em breve. Isso porque o modelo é importado, e a nova geração já foi revelada mundialmente.
Em 2015, em entrevista ao Jornal do Carro, um executivo da Toyota chegou a cogitar a hipótese de produzir o RAV4 por aqui. Porém, a mais nova informação é de que o SUV escolhido pela marca para a produção local é um compacto, da subsidiária de baixo custo Daihatsu.
VEJA TAMBÉM: OS CARROS MAIS VENDIDOS EM MAIO DE 2018
20º Toyota Etios
3.361 unidades vendidas
19º Honda HR-V
3.656 unidades vendidas
18º Renault Sandero
3.706 unidades vendidas
17º Hyundai Creta
3.841 unidades vendidas
16º Fiat Mobi
4.023 unidades vendidas
15º Volkswagen Saveiro
4.179 unidades vendidas
14º Volkswagen Virtus
4.271 unidades vendidas
13º Renault Kwid
4.371 unidades vendidas
12º Jeep Renegade
4.378 unidades vendidas
11º Fiat Argo
4.682 unidades vendidas
10º Toyota Corolla
4.854 unidades vendidas
9º Fiat Toro
4.983 unidades vendidas
8º Chevrolet Prisma
5.022 unidades vendidas
7º Jeep Compass
5.559 unidades vendidas
6º Fiat Strada
5.581 unidades vendidas
5º Volkswagen Polo
5.628 unidades vendidas
4º Volkswagen Gol
5.780 unidades vendidas
3º Ford Ka
7.639 unidades vendidas
2º Hyundai HB20
8.513 unidades vendidas
1º Chevrolet Onix
15.015 unidades vendidas
Toyota RAV4 em maio
O líder dos SUVs médios, evidentemente, foi o Jeep Compass. E com ampla vantagem. Aliás, o modelo teve o melhor mês desde seu lançamento, no fim de 2016. Em maio, ele foi o sétimo carro mais emplacado do País.
O Compass teve 5.559 emplacamentos em maio. Depois do Jeep, vem o resto, em briga bem mais equilibrada. O segundo lugar em maio ficou com o ix35, com 786 emplacamentos. A terceira colocação é do Sportage (564).
Então, em seguida, aparece o RAV4. O modelo da Toyota somou 466 unidades vendidas em maio.
O quarto lugar no ranking de SUVs médios é um feito e tanto para um utilitário já em fim de carreira. Ainda mais em um segmento repleto de novidades.
No acumulado do ano, o RAV4 é oitavo colocado no ranking de vendas da categoria. Para conquistar o quarto lugar em maio, ele deixou para trás Tucson, ASX, Equinox e Discovery.
Outros SUVs médios
O quinto mais emplacado da categoria em maio foi o ASX, com 455 exemplares comercializados. Em sétimo, ficou o Tucson, com 427 unidades vendidas.
O Discovery foi oitavo, somando 407 emplacamentos. O X1 foi nono (349) e 3008 apareceu no décimo lugar (339).
O Tiguan não foi bem. Ele teve 236 emplacamentos e ficou atrás de Q3 (305), XC60 (249) e GLA (241).
No entanto, maio não foi mês completo de vendas para o carro. Isso ocorrerá apenas em junho, quando teremos um panorama mais real sobre sua capacidade no mercado.
O CR-V, por sua vez, não tem nem pretensões de entrar na briga, pois sua cota de importação dos EUA é bastante limitada. Apenas 500 unidades serão trazidas até o fim do ano.
Por que o RAV4 foi bem?
O bom desempenho do RAV4 já vinha sendo notado, dia a dia, desde o início do mês. A razão é a mesma que levou a antiga geração do Tiguan a reagir em seus últimos meses de mercado: promoção.
Durante a maior parte do mês de maio, a Toyota ofereceu condições especiais para o RAV4, que incluíram valorização do usado na troca pelo modelo.
As ofertas foram amplamente divulgadas por meio de campanhas publicitárias.
O Toyota RAV4 parte de R$ 129.990. É um preço mais alto que o do Compass, cujas versões começam em cerca de R$ 110 mil. O modelo da Jeep tem mais diversidade de opções no País.
O Tiguan também começa em valor inferior, cerca de R$ 125 mil. Já o Equinox é mais caro desde a versão de entrada, a R$ 137.490, enquanto o 3008 parte de R$ 145.990. O CR-V, em versão única, sai por cerca de R$ 180 mil.
Newsletter Jornal do Carro - Estadão
Receba atualizações, reviews e notícias do diretamente no seu e-mail.