A Volkswagen não está de brincadeira no Brasil. A Fiat é um “problema” que já foi deixado para trás na escalada rumo à liderança. Agora, a Volks se aproxima perigosamente da Chevrolet.
LEIA TAMBÉM
Em março, a vantagem da Chevrolet ante a Volks foi de menos de 2 mil unidades. A americana vendeu no Brasil 30.573 automóveis e comerciais leves. A alemã somou 28.870 emplacamentos.
A ameaça existe? Pode ser. A aproximação da Volks no mês passado foi brutal. Para comparação, em fevereiro, a vantagem da Chevrolet havia sido de quase 6,5 mil unidades.
CONFIRA O PERFIL DA AUTORA DO BLOG NO INSTAGRAM
Em janeiro, a americana vendeu quase 8,2 mil carros a mais que a Volks.
Por outro lado, o Onix teve um mês bem abaixo da média em março. Em janeiro, ele havia registrado mais de 16 mil unidades vendidas. No mês passado, os emplacamentos caíram para a casa dos 12 mil exemplares.
Porém, a vantagem ante os concorrentes foi mantida. Fevereiro é um mês em que as vendas de todos os modelos tende a cair, por ser um mês com menos dias, fato intensificado pelo feriado de carnaval.
Em março, no entanto, as 12.920 unidades vendidas são um sinal de alerta. Isso porque a soma de Ka e HB20, respectivamente segundo e terceiro colocados, supera as 18 mil unidades. No ano passado e no início de 2018, essa soma não conseguia chegar ao total de emplacamentos do Onix.
No entanto, é preciso ver como será o resultado do Onix nos próximos meses. Não há nenhuma razão evidente para a queda do carro – chegada de novos concorrentes, por exemplo. O mais provável é que o Chevrolet tenha passado por um mês atípico, abaixo da média, algo comum de ocorrer com diversos modelos do mercado.
Por ora, vale destacar que a Chevrolet leva vantagem de pouco mais de 14 mil unidades no acumulado do ano.
VOLKS X CHEVROLET
Se o Onix voltar a vender como nos meses anteriores, a missão rumo à liderança da Volks será mais complicada. Impossível, não. Isso porque a marca está ganhando muito espaço no mercado (cresceu mais de 17% em março) com a chegada de novos modelos.
Além disso, tem lançamentos importantes previstos para este e o próximo ano.
Lançado em novembro, o Polo foi em março o sexto carro mais vendido do Brasil. O Gol foi o sétimo. A Volkswagen contra-ataca com o primeiro e quarto colocados no ranking (Onix e Prisma).
VEJA TAMBÉM: OS 20 CARROS MAIS VENDIDOS EM MARÇO DE 2018
20º VOLKSWAGEN FOX
3.349 UNIDADES
19º FIAT TORO
3.493 UNIDADES
18º VOLKSWAGEN SAVEIRO
3.671 UNIDADES
17º HYUNDAI CRETA
3.671 UNIDADES
16º RENAULT SANDERO
4.105 UNIDADES
15º JEEP RENEGADE
4.252 UNIDADES
14º FIAT MOBI
4.335 UNIDADES
13º FIAT ARGO
4.349 UNIDADES
12º JEEP COMPASS
4.647 UNIDADES
11º HONDA HR-V
5.358 UNIDADES
10º TOYOTA COROLLA
5.395 UNIDADES
9º NISSAN KICKS
5.532 UNIDADES
8º FIAT STRADA
5.595 UNIDADES
7º VOLKSWAGEN GOL
5.877 UNIDADES
6º VOLKSWAGEN POLO
6.149 UNIDADES
5º RENAULT KWID
6.454 UNIDADES
4º CHEVROLET PRISMA
6.616 UNIDADES
3º HYUNDAI HB20
9.217 UNIDADES
2º FORD KA
9.803 UNIDADES
1º CHEVROLET ONIX
12.918 UNIDADES
No entanto, a Volks acaba de lançar o Virtus, que está sendo bem aceito (e já superou seu principal rival na linha Chevrolet, o Cobalt). Entre as picapinhas, a Saveiro, da VW, também leva ampla vantagem ante a Montana.
Já entre as picapes grandes, a S10 se dá melhor que a Amarok. Entre os sedãs médios, o Cruze também vende mais que o Jetta, mas a VW pode virar o jogo a partir do meio do ano, com a chegada da nova geração do sedã.
AS ARMAS DA VOLKS
Os principais trunfos da Volks, no entanto, são os modelos que ainda não foram lançados. A nova geração do Tiguan chega em abril tomando o Compass, líder dos utilitários-esportivos no Brasil, como “espelho”.
Além de trazer versão de sete lugares, o que é quase uma exclusividade no segmento, terá, segundo fontes, preço semelhante ao do Jeep.
O Tiguan vai conseguir obter os mesmos volumes do Compass? Provavelmente não, pois virá do México, em volumes mais limitados. Porém, é bem provável que supere, com folgas, seu rival direto na linha Chevrolet, o Equinox. Esse modelo vende média de 450 unidades ao mês.
A Volks terá também, possivelmente até o fim deste ano, um SUV compacto, a ser feito no Brasil. Trata-se da versão nacional do T-Cross, e a meta é clara: concorrer com os líderes (HR-V, Creta, Kicks e cia).
O Tracker, SUV compacto da Chevrolet, está vendendo bem neste ano – de 2 mil a 2,5 mil unidades ao mês. Mas ele também vem do México, com volumes mais limitados. Tanto que a marca já planeja um SUV compacto “made in Brazil”.
Resta saber qual dos dois virá primeiro, o Volks ou o Chevrolet, pois sair na frente no segmento de SUVs compactos vai ser uma vantagem e tanto nesta briga.
Volks e Chevrolet também lançarão, até 2019, novas picapes. A maior vantagem da alemã, porém, será o SUV médio feito na Argentina, tendo como principal alvo o mercado brasileiro. Nesse caso, a ambição pode ser o volume de vendas do Compass. O que a Chevrolet vai fazer a respeito?
Newsletter Jornal do Carro - Estadão
Receba atualizações, reviews e notícias do diretamente no seu e-mail.