Primeira Classe

Carros que estão despencando no ranking

Voyage, Renault, Prisma e linha Etios são, por enquanto, os perdedores do mês de maio

Rafaela Borges

18 de mai, 2018 · 8 minutos de leitura.

VW" >
Volkswagen Voyage
Crédito: Gabriela Biló/Estadão)

Renault, Prisma, Voyage e linha Etios. Por enquanto, esses carros e a marca estão sendo os grandes perdedores no mês de maio.

 

SAIBA MAIS


 

Os resultados da primeira quinzena mostram queda no ranking de vendas de dois carros da Renault, Kwid e Sandero. O Voyage, que já vinha mal desde o mês passado, caiu ainda mais nos primeiros 15 dias de maio.

O Prisma teve dois excelentes meses, março e abril. Agora, ensaia queda acentuada, ainda que se mantenha no “top 10”. Por fim, a linha Etios teve queda suficiente para tirar o hatch do “top 20”.


 

VEJA TAMBÉM: OS CARROS MAIS VENDIDOS NA 1ª QUINZENA DE MAIO

 


Renault

A montadora surpreendeu com um excelente quarto lugar em vendas no mês de abril. Dessa forma, deixou para trás Ford, Hyundai e Toyota. Além disso, garantiu vaga no exclusivo e praticamente restrito clube das “quatro grandes” montadoras.

Esse resultado foi obtido graças às excelentes vendas de Kwid e Sandero. O hatch mais novo foi o quinto mais emplacado em abril. O veterano foi oitavo.

Agora, o bom desempenho de abril parece estar cobrando seu preço com uma grande queda. Na primeira quinzena de maio,  o Kwid não apareceu nem na lista dos dez mais vendidos (veja na galeria acima). Ele ocupou a 13ª posição no ranking.


O Sandero, por sua vez, saiu da lista dos 20 mais emplacados. Ele foi o 23º carro mais vendido do Brasil na primeira quinzena de maio.

A posição do Sandero está mais condizente com aquela que vinha ocupando nos períodos anteriores a abril. No mês passado, o bom resultado foi garantido por um grande fluxo de vendas na atacada.

Minha aposta é que, até o fim do mês, o Sandero talvez consiga retornar ao “top 20”. Ao “top 10” do ranking, não.


Já o Kwid tem muitas chances de encerrar o período na lista dos dez mais vendidos. Isso porque, entre o 15º e o sétimo colocados no ranking, os números estão bem próximos e o resultado, bastante aberto.

Voyage e Prisma

As situações de Voyage e Prisma são bem diferentes. Os dois perderam quatro colocações no ranking. Porém, o modelo da Chevrolet ocupa uma posição bem mais confortável.

Após dois meses seguidos na quarta colocação, o Prisma foi oitavo na primeira quinzena. Porém, dá ainda para recuperar esse espaço. Ele está bem próximo do sétimo colocado, Compass.


Mais complicado, mas não impossível, será alcançar Strada, Polo e Gol, para retornar ao quarto lugar. Nesse “pedaço” do ranking, em que os volumes são altos, a vantagem de cerca de 300 unidades dos três modelos não é um abismo.

A missão de recuperar a quarta posição, portanto, é até realista. E vale ressaltar que o Prisma continua sendo o sedã mais vendido do País. Mesmo com a queda da primeira quinzena, conseguiu ficar uma posição acima da do médio Corolla e muitas à frente do segundo compacto mais vendido, o Virtus.

Já o Voyage vem despencando em vendas após a chegada do Virtus, que está fazendo bonito no mercado (foi, inclusive, 15º mais vendido na primeira quinzena).


Em maio, a situação ficou ainda mais crítica para o Voyage: ele aparece, por enquanto, fora da lista dos 30 mais emplacados do País.

No mês passado, o Voyage havia sido o 27º carro mais emplacado. Porém, o atacado já havia sido responsável por mais de 80% de seus emplacamentos. No varejo, ele vendeu menos de 500 unidades em abril (confira detalhes aqui).

Trata-se de uma situação bastante difícil para o Voyage, que já foi o segundo sedã compacto mais vendido do Brasil. Isso é um sinal de que ele vai sair de linha? A Volkswagen diz que continuará produzindo o modelo, e dá para acreditar.


Afinal, quando o Polo chegou, a montadora afirmou a mesma coisa sobre o Fox. E cumpriu. O carro não só continua à venda como foi o 19º mais emplacado na primeira quinzena de maio.

Linha Etios

Desde que começou a cair no gosto do brasileiro, há cerca de dois anos, o hatch Etios ganhou posição cativa no “top 20” do ranking. Houve mês em que apareceu até na lista dos dez mais vendidos.

Agora, no resultado parcial de maio, o carro é apenas o 22º mais emplacado do País. Porém, está ainda em posição de retornar do “top 20” no encerramento do mês. Os modelos que aparecem logo à frente (EcoSport, Fox, HR-V e Creta) têm emplacamentos próximos.


A diferença entre o Etios e o Creta, 17º colocado, é de pouco mais de 250 unidades. Aliás, 17ª havia sido a colocação do Toyota em abril.

Já o sedã Etios está correndo risco de sair do “top 30”. Na primeira quinzena de maio, foi 30º colocado, ante a 25ª posição em abril.

Esse problema, porém, não é só do Etios. A vida dos sedãs anda difícil com a chegada de Virtus e Cronos, que estão tirando espaço de todo mundo (aparentemente, em maio, até do Prisma, que ainda não havia sido abalado).


Tanto que o Ka+ foi 27º colocado no ranking da primeira quinzena e o HB20S, 28º. O Cronos, por sua vez, foi 26º, e já é o terceiro sedã compacto mais emplacado do País – atrás de Prisma e Virtus.

 

Newsletter Jornal do Carro - Estadão

Receba atualizações, reviews e notícias do diretamente no seu e-mail.

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade de dados do Estadão e que os dados sejam utilizados para ações de marketing de anunciantes e o Jornal do Carro, conforme os termos de privacidade e proteção de dados.