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Defenda-se: Defeitos sem solução
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Defenda-se

Defenda-se: Defeitos sem solução

Confira as reclamações dos leitores publicadas na edição de hoje (18) do Jornal do Carro. Para ter seu caso divulgado, envie um resumo do problema com o seu nome, telefone, endereço, RG e CPF para o e-mail: advogado.jt@grupoestado.com.br

18 de ago, 2010 · 6 minutos de leitura.

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 Defenda-se: Defeitos sem solução
VW Fox: Defeitos sem solução
Entre idas e vindas à autorizada, já fiquei sem meu Fox por dois meses. Após seis meses de uso, o motor começou a apresentar falhas. Toda vez que retiro o carro da concessionária ele sai com os mesmos problemas. Em abril, ele ficou novamente na oficina e além das falhas surgiu um barulho no eixo dianteiro. O carro está há três semanas parado na autorizada. Paulo José Bastos, CAPITAL

VW responde: o carro está em condições normais de uso.

O leitor diz que após dois dias de uso os barulhos no eixo voltaram. Ele lamenta ter de voltar à oficina.

Leitor tem direito de exigir a troca do carro

Segundo Josué Rios, advogado especialista em direito do consumidor e consultor do JT, o direito concedido pelo Código de Defesa do Consumidor à montadora de consertar o veículo, em lugar de trocá-lo de imediato, pressupõe a realização de reparo bem feito e definitivo. Consertos não satisfatórios representam um desvirtuamento do sentido da norma. Portanto, a permanência do barulho no eixo dá ao cliente o direito à troca do carro, sem chance de novo reparo pela empresa.

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Suzuki Burgman 125: Bateria defeituosa
Levei meu scooter para fazer a revisão em junho. Na autorizada, o técnico identificou um defeito na bateria. Segundo ele, a pane ocorreu porque instalei dois alarmes. Ao ler o manual do proprietário identifiquei que não consta nenhuma cláusula que me proíba de instalar esse tipo de sistema de segurança. Rodrigo Telmo, CAPITAL

Suzuki responde: qualquer dano decorrente do uso de alarme não é coberto pela garantia.

O leitor afirma que acionou o Procon.


Rios diz que o consumidor tem razão ao recorrer ao Procon. Segundo ele, se a argumentação da montadora não consta no manual, não pode ser utilizada como impedimento para o reparo em garantia. Sendo assim, o leitor pode colocar a bateria por conta própria e recorrer ao Juizado Cível para ser ressarcido do valor.

Fiat Uno Vivace: Demora na entrega
Comprei um novo Uno em maio passado. O vendedor prometeu que o veículo seria entregue num prazo entre 30 e 45 dias, mas se passaram três meses e, até agora, nada de o carro chegar. Ligo diariamente para a concessionária e ouço do vendedor que não há previsão de entrega e que o veículo sequer foi fabricado. Eduardo Zanelato, CAPITAL

Fiat responde: prestamos os esclarecimentos necessários sobre a entrega do veículo.


O leitor diz que finalmente retirou o automóvel, mas que foi agredido verbalmente pelo vendedor.

Rios afirma que se o leitor tiver como comprovar que o prazo prometido para a entrega do carro não foi respeitado, ele passa a ter o direito de ser indenizado por todas as perdas sofridas durante o período de descumprimento do que foi acordado, como custos com locomoção, por exemplo. O especialista ressalta que o caso também pode ser passível de indenização por danos morais.

Envie um resumo do problema com o seu nome, telefone, endereço, RG e CPF para o e-mail: advogado.jt@grupoestado.com.br


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Jornal do Carro
Oficina Mobilidade

Comportamento dos passageiros pode afetar a segurança da viagem

Dez recomendações para que os ocupantes do veículo não tirem a concentração do motorista durante o percurso

13 de mai, 2024 · 2 minutos de leitura.

Os passageiros têm um papel preponderante na segurança de um carro em movimento. O comportamento dentro do automóvel pode aumentar ou diminuir o risco de ocorrência de um acidente de trânsito

“Por motivos diversos, o motorista compromete a segurança ao volante do carro ao perder a capacidade de detectar obstáculos e não acionar os freios, por exemplo”, afirma Cleber William Gomes, professor de Engenharia Mecânica da Fundação Educacional Inaciana (FEI).

“O tempo de reação é precioso para prevenir acidentes. Quando o motorista divide a atenção interagindo com outras pessoas a bordo, a incapacidade de identificar o perigo aumenta.”

Embora o ser humano acredite na capacidade de fazer várias tarefas ao mesmo tempo, a direção pode ser impactada por condições adversas, que atrapalham a visão, a concentração e a atenção de motorista e passageiros.

“Os passageiros devem ter consciência de que sua presença, de alguma forma, afeta o comportamento do motorista. Eles ajudam a criar o clima da viagem e tanto podem ser tranquilos e prestativos como gerar algum tipo de estresse”, diz Gomes.

Por isso, veja dez recomendações importantes para o passageiro manter intacta a segurança da viagem:

  1. Adote uma postura ativa, ajudando na localização do caminho, atendendo o telefone e avisando sobre eventuais riscos.
  2. Não distraia o motorista, falando alto demais, mudando constantemente a música e comentando o modo como ele dirige.
  3. Mantenha-se alerta. Passageiros que dormem durante a viagem aumentam a probabilidade de o motorista também pegar no sono. 
  4. Não esqueça de usar o cinto de segurança e exija isso dos demais ocupantes do veículo. As crianças devem se acomodar em cadeirinhas ou assentos adequados à idade.
  5. O passageiro tem o direito de reclamar com o motorista se ele estiver dirigindo com imprudência, mas isso deve ser feito tranquilamente, para não gerar estresse.
  6. Evite situações que tirem a atenção do condutor. Se alguém passar mal ou se as crianças estiverem agitadas, sugira fazer uma pausa na viagem a fim de acalmar a situação. 
  7. Adie a viagem se estiver irritado, nervoso, inseguro ou sob efeitos de drogas ou álcool. 
  8. Jamais coloque parte do corpo para fora do veículo, seja nas janelas ou no teto solar.
  9. Antes de abrir a porta para sair do carro, certifique-se de que não existem riscos para você e os pedestres da via.
  10. Embarque e desembarque sempre pela porta ao lado da calçada.