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BYD e Fiat arrecadam doações para o RS em concessionárias
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BYD e Fiat arrecadam doações para o RS em concessionárias

Concessionárias participantes da Fiat e BYD recebem doações para o Rio Grande do Sul; alimentos não perecíveis e itens de higiene são aceitos

Rodrigo Tavares, especial para o Jornal do Carro

10 de mai, 2024 · 4 minutos de leitura.

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Concessionários Fiat e BYD aceitam doações com destino aos afetados pelas enchentes no RS
Crédito:Grupo Sinal/Fiat/Divulgação

Após o desastre climático que afetou o estado do Rio Grande do Sul, onde 414 dos 497 municípios da região terminaram atingidos, algumas marcas decidiram reforçar a ajuda recebida pela população gaúcha. A Fiat e a BYD criaram campanhas, por meio de suas concessionárias, para coletar doações destinadas a quem mais precisa.



BYD/Divulgação

A empresa chinesa, junto de suas quase 100 lojas, recebe alimentos não perecíveis, e promete dobrar o volume do que arrecadar, com destino aos necessitados gaúchos. Atualmente, 1,5 milhão de pessoas acabaram afetadas pelas enchentes, com mais 600 mil casas alagadas, e mais de 60 mil pessoas morando em abrigos. Lentamente, o estado vai recebendo toneladas de mantimentos e água, pelos poucos acessos restantes, por exemplo.

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Alexandre Baldy, conselheiro especial da BYD, comenta sobre a iniciativa: “Esta é uma luta de todos nós. Nos solidarizamos com todas as vítimas afetadas pela tragédia provocada pelas chuvas no Rio Grande do Sul”. A campanha, chamada “BYD: Reconstruindo Sonhos“, pode ser acessada por meio deste site, em que se pode conferir quais concessionárias aceitam doações.

Fiat também arrecada doações para o RS

Fiat/Divulgação

Contudo, a Fiat também participa da ajuda, com iniciativa semelhante. A campanha “A Paixão é Solidária“, utiliza os concessionários da marca para arrecadar mantimentos, com projeto Fiat Comunità, que promove ajuda aos que sofreram com as fortes chuvas recentes no Rio Grande do Sul. Assim, alimentos, produtos de higiene pessoal e limpeza serão aceitos por seus concessionários.


Entretanto, é importante dizer que não se trata de uma campanha que abrange todos os concessionários Fiat. Cerca de 300 lojas da marca em alguns estados participam, sendo 115 lojas em São Paulo, 37 no paraná, 35 no Rio de Janeiro, 56 em Minas Gerais, 34 em Santa Catarina, 28 na Bahia, 17 em Pernambuco e 11 em Brasília. No Rio Grande do Sul, 43 lojas não acabaram afetadas pela enchente, e aceitam doações.

A marca não divulgou um canal informando quais concessionárias são essas, mas existe o canal de comunicação da Fiat, através do telefone 0800 707 1000. Também é divulgado o canal oficial do governo do estado do Rio Grande do Sul para doações.

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Carros elétricos estimulam busca por fontes de energia renovável

Energia fornecida pelo sol e pelos ventos é uma solução viável para abastecer veículos modernos

19 de mai, 2024 · 2 minutos de leitura.

eletromobilidade é uma realidade na indústria automotiva e o crescimento da frota de carros movidos a bateria traz à tona um tema importante: a necessidade de gerar energia elétrica em alta escala por meio de fontes limpas e renováveis. 

“A mobilidade elétrica é uma alternativa para melhorar a eficiência energética no transporte e para a integração com as energias renováveis”, afirma Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI).

O Brasil é privilegiado em termos de abundância de fontes renováveis, como, por exemplo, a energia solar e a eólica. “É uma boa notícia para a transição energética, quando se trata da expansão de infraestrutura de recarga para veículos elétricos”, diz o professor. 

Impacto pequeno

Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o Brasil tem condições de mudar sua matriz energética – o conjunto de fontes de energia disponíveis – até 2029. Isso reduziria a dependência de hidrelétricas e aumentaria a participação das fontes eólicas e solar.

Mesmo assim, numa projeção de que os veículos elétricos poderão representar entre 4% e 10% da frota brasileira em 2030, estudos da CPFL Energia preveem que o acréscimo no consumo de energia ficaria entre 0,6% e 1,6%. Ou seja: os impactos seriam insignificantes. Não precisaríamos de novos investimentos para atender à demanda.

Entretanto, a chegada dos veículos elétricos torna plenamente viável a sinergia com outras fontes renováveis, disponíveis em abundância no País. “As energias solar e eólica são intermitentes e geram energia de forma uniforme ao longo do dia”, diz o professor. “A eletromobilidade abre uma perspectiva interessante nessa discussão.”

Incentivo à energia eólica

Um bom exemplo vem do Texas (Estados Unidos), onde a concessionária de energia criou uma rede de estações de recarga para veículos elétricos alimentada por usinas eólicas. O consumidor paga um valor mensal de US$ 4 para ter acesso ilimitado aos 800 pontos da rede. 

Segundo Delatore, painéis fotovoltaicos podem, inclusive, ser instalados diretamente nos locais onde estão os pontos de recarga

“A eletrificação da frota brasileira deveria ser incentivada, por causa das fontes limpas e renováveis existentes no País. Cerca de 60% da eletricidade nacional vem das hidrelétricas, ao passo que, na Região Nordeste, 89% da energia tem origem eólica.”

Híbridos no contexto

Contudo, a utilização de fontes renováveis não se restringe aos carros 100% elétricos. Os modelos híbridos também se enquadram nesse cenário. 

Um estudo do periódico científico Energy for Sustainable Development fala das vantagens dos híbridos, ao afirmar que suas emissões de gases de efeito estufa são inferiores às do veículo puramente elétrico.

“Os veículos híbridos possuem baterias menores, com proporcional redução das emissões de poluentes. Essas baterias reduzem o impacto ambiental da mineração dos componentes necessários à sua fabricação. Os resultados demonstram que a associação de baterias de veículo que usam biocombustíveis tem efeito sinérgico mais positivo”, conclui o documento.