Você está lendo...
Rastreador obrigatório, só no segundo semestre
SUMMIT MOBILIDADE: Clique e garanta o seu ingresso promocional Saiba Mais
Legislação

Rastreador obrigatório, só no segundo semestre

Início da obrigatoriedade do sistema em carros novos estava marcado para 1º de maio, mas foi postergada para o segundo semestre. De acordo com informações do Denatran, nova data ainda não foi definida

07 de abr, 2011 · 3 minutos de leitura.

Publicidade

 Rastreador obrigatório, só no segundo semestre

FOTO: DIVULGAÇÃO

A obrigatoriedade da instalação de rastreador e bloqueador em veículos novos, que passaria a valer no dia 1º de maio, foi adiada para o segundo semestre. De acordo com informações do Denatran, a nova data ainda não foi definida.

Publicidade


A Resolução 364 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) determina que, na primeira fase do programa, 20% dos carros novos vendidos no Brasil deverão sair de fábrica com o sistema. Segundo profissionais do mercado, a medida deve encarecer os preços dos veículos entre R$ 600 e R$ 800.

Presidente da Gristec, a associação das empresas de rastreamento, Cyro Buonavoglia diz que o Denatran terá como saber se o dono do carro ativar o serviço de rastreamento. “Temos oito empresas homologadas para atuar”, diz.

Não é a primeira vez que o início da implantação da medida, que deveria valer a partir de agosto de 2009, é adiada. Em abril daquele ano, a Justiça Federal barrou a obrigatoriedade do sistema por entender que isso caracterizaria violação de preceitos constitucionais de privacidade e intimidade, além de venda casada de dois dispositivos de segurança. A decisão foi confirmada em outubro de 2009 e caiu em abril do ano passado.


Deixe sua opinião
Jornal do Carro
Oficina Mobilidade

Comportamento dos passageiros pode afetar a segurança da viagem

Dez recomendações para que os ocupantes do veículo não tirem a concentração do motorista durante o percurso

13 de mai, 2024 · 2 minutos de leitura.

Os passageiros têm um papel preponderante na segurança de um carro em movimento. O comportamento dentro do automóvel pode aumentar ou diminuir o risco de ocorrência de um acidente de trânsito

“Por motivos diversos, o motorista compromete a segurança ao volante do carro ao perder a capacidade de detectar obstáculos e não acionar os freios, por exemplo”, afirma Cleber William Gomes, professor de Engenharia Mecânica da Fundação Educacional Inaciana (FEI).

“O tempo de reação é precioso para prevenir acidentes. Quando o motorista divide a atenção interagindo com outras pessoas a bordo, a incapacidade de identificar o perigo aumenta.”

Embora o ser humano acredite na capacidade de fazer várias tarefas ao mesmo tempo, a direção pode ser impactada por condições adversas, que atrapalham a visão, a concentração e a atenção de motorista e passageiros.

“Os passageiros devem ter consciência de que sua presença, de alguma forma, afeta o comportamento do motorista. Eles ajudam a criar o clima da viagem e tanto podem ser tranquilos e prestativos como gerar algum tipo de estresse”, diz Gomes.

Por isso, veja dez recomendações importantes para o passageiro manter intacta a segurança da viagem:

  1. Adote uma postura ativa, ajudando na localização do caminho, atendendo o telefone e avisando sobre eventuais riscos.
  2. Não distraia o motorista, falando alto demais, mudando constantemente a música e comentando o modo como ele dirige.
  3. Mantenha-se alerta. Passageiros que dormem durante a viagem aumentam a probabilidade de o motorista também pegar no sono. 
  4. Não esqueça de usar o cinto de segurança e exija isso dos demais ocupantes do veículo. As crianças devem se acomodar em cadeirinhas ou assentos adequados à idade.
  5. O passageiro tem o direito de reclamar com o motorista se ele estiver dirigindo com imprudência, mas isso deve ser feito tranquilamente, para não gerar estresse.
  6. Evite situações que tirem a atenção do condutor. Se alguém passar mal ou se as crianças estiverem agitadas, sugira fazer uma pausa na viagem a fim de acalmar a situação. 
  7. Adie a viagem se estiver irritado, nervoso, inseguro ou sob efeitos de drogas ou álcool. 
  8. Jamais coloque parte do corpo para fora do veículo, seja nas janelas ou no teto solar.
  9. Antes de abrir a porta para sair do carro, certifique-se de que não existem riscos para você e os pedestres da via.
  10. Embarque e desembarque sempre pela porta ao lado da calçada.