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Audi A8 chega ao Brasil no segundo semestre do ano que vem
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Audi A8 chega ao Brasil no segundo semestre do ano que vem

Vendas do novo Audi A8 devem começar no segundo semestre do ano que vem, apenas na versão de carroceria longa e motor V8

Hairton Ponciano Voz

09 de out, 2017 · 4 minutos de leitura.

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Audi A8 L - Foto: Hairton Ponciano/Estadão
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O Audi A8 deve estrear no Brasil no segundo semestre do ano que vem, apenas com motor 4.0 V8 de 460 cv e chassi longo. O modelo, que está sendo lançado em Valencia, na Espanha, ainda não está apto a “dirigir sozinho”. Embora seja considerado o primeiro automóvel autônomo de nível 3, nenhum país tem lei que permita condução autônoma sem supervisão do motorista.

Teoricamente, o A8 permitiria que o condutor tirasse os olhos do caminho para fazer alguma outra coisa. A Alemanha está para autorizar a circulação de carros com esse nível de automação. No entanto, executivos da Audi dizem que nem no país sede da empresa há autorização para isso.

O A8 L, longo, como o que será vendido no Brasil, tem preço a partir de 94.100 euros na Alemanha, onde já está em pré-venda. O sistema autônomo, quando permitido por lei, dependendo de cada país, será vendido como opcional. Dessa forma, não será preciso pagar por um sistema que em tese não é permitido.

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O A8L é um enorme sedã de 5,3 metros de comprimento (3,7 cm maior que o antecessor). Tem quatro lugares, repletos de luxo. Nos bancos traseiros individuais é possível reclinar encosto, a avançar assento, ajustar apoio lombar, etc. A iluminação interna de LED pode ser controlada tanto em direção como em intensidade. Isso é feito por meio de um display digital no console traseiro.

Por fora, o sedã combina faróis de LED e laser (facho alto), com tecnologia matrix (os blocos de luz acendem e apagam individualmente para não ofuscar outros motoristas.

Recursos de segurança


Em caso de risco iminente de colisão lateral, a suspensão do lado a ser atingido sobe 8 cm. O sistema age para que a batida atinja a parte inferior da carroceria, que é a mais dura do carro. Assim, ele protege mais os ocupantes. É como se o sedã ficasse momentaneamente com altura de um SUV. Da mesma forma, uma câmera frontal detecta lombadas e buracos à frente e prepara a suspensão. Ela pode subir para aumentar o curso de amortecedores e suavizar a transferência de solavancos.


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