Você está lendo...
Duster é a maior vítima da chegada de novos SUVs
Mercado

Duster é a maior vítima da chegada de novos SUVs

Sem considerar modelos chineses, com vendas muito baixas, Duster passa a ser último colocado no ranking de SUVs compactos

Rafaela Borges

30 de jul, 2017 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

duster ranking de vendas
Duster
Crédito:(FOTO: FELIPE RAU/ESTADÃO)
duster ranking de vendas

Antigo vice-líder de vendas dos SUVs compactos, e ocupante do primeiro lugar por alguns meses, o Duster é o modelo que mais saiu perdendo com a enxurrada de lançamentos de novos modelos no segmento. Nos dois últimos meses, o carro da Renault praticamente ocupou a última posição da categoria de utilitários compactos.

Até há alguns modelos atrás do Duster. Porém, eles têm vendas pouco relevantes. Entre os exemplos, há o Tiggo, da Chery, e o X60, da Hyundai.

Porém, considerando apenas os carros de marcas mais tradicionais, o Duster é o “lanterninha”. Em junho, só conseguiu vencer o 2008. Neste mês (de 1º a 28 de julho), está atrás até mesmo do Peugeot.

Publicidade


Faltando um dia de emplacamentos para o encerramento do mês (31 de julho), o Duster tem apenas 657 unidades vendidas. O Peugeot tem 768.

O líder é o HR-V, com 3.237 emplacamentos (o Compass está à frente, mas é SUV médio, não compacto). O segundo lugar é do Creta (3.028), seguido por Renegade (2.955) e Kicks (2.294).

O sexto colocado é o Honda WR-V (1.443) e o sétimo, Ford EcoSport (1.367). O Tracker aparece em oitavo (1.055) e o Captur, em nono (995). Em seguida, vêm 2008 e Duster.


 

AS RAZÕES DO DESEMPENHO RUIM

Do fim do ano passado para cá, o segmento recebeu muitas novidades. O Compass, que é médio e mais caro, cativou alguns clientes dos compactos (considerando todos os SUVs, é este Jeep o mais vendido).


O Creta chegou também de forma avassaladora, tirando o Renegade do segundo lugar da lista de vendas de SUVs compactos. Outras novidades foram WR-V e Tracker reestilizado.

Além disso, o Kicks, que acaba de ser nacionalizado, ganhou versões mais baratas. Porém, o maior problema do Duster é o Captur.

Seu “irmão”, também lançado neste ano, tem visual mais atraente e o mesmo (amplo) espaço interno. Nas concessionárias, os dois estão lado a lado, e o Duster tem perdido espaço para o Captur – embora este seja mais caro.


O problema para a Renault é que o novato não está vendendo muito bem também. Desde seu lançamento, apenas em dois meses ele conseguiu vender mais de mil unidades (maio e junho).

O Captur, portanto, não está obtendo volume capaz de suprir a retração nas vendas do Duster.

 


VEJA TAMBÉM: 5 RAZÕES PARA COMPRAR O CAPTUR E 5 PARA NÃO COMPRAR

Deixe sua opinião