O ano de 2017 não foi o melhor para a indústria, mas mostrou melhora e retomada do mercado. Com isso, tivemos até algumas boas rivalidades automotivas. Veja as principais.
1. Fiat Argo x Volkswagen Polo
Foi a principal briga do fim do ano. Os dois hatches compactos não tiveram um ano cheio em vendas, mas ainda assim disputaram prêmios (o Argo foi eleito o Melhor do Ano pelo Jornal do Carro) e tiraram o protagonismo dos SUVs compactos.
Eles chegam com a mesma proposta e buscando o mesmo público. Porém, têm mais espaço que os compactos convencionais, como Chevrolet Onix e Hyundai HB20, mais tecnologia, base mais avançada e variadas opções de motores e câmbios. Isso aumenta a possibilidade de atender diferentes públicos.
Publicidade
Como chegou antes, nessa rivalidade, o Argo levou a melhor em números. Até ontem (21), havia vendido 25.976 unidades, contra 6.787 do Polo, segundo dados da Fenabrave.
2. Segundo lugar no ranking: Fiat x Volkswagen
Se uma das rivalidades do ano foi a disputa entre dois novos lançamentos das marcas, aqui a disputa foi entre as próprias montadoras pela segunda posição na participação de mercado. A Fiat, que foi líder por anos perdeu a liderança para a Chevrolet.
A companhia tirou uma série de veículos de linha, como Punto, Idea, Palio, o que reduziu a participação de mercado. Porém, conseguiu manter o segundo lugar, onde deve terminar o ano.
Já a Volkswagen, lançou novos produtos e enxugou algumas linhas, como a Fox. Em novembro, com a chegada do Polo, conseguiu ficar com a vice-liderança de vendas.
Já era tarde. Vai mesmo terminar o ano em terceiro. Porém, promete uma briga ainda melhor com a Fiat pelo segundo lugar em 2018.
3. Hyundai HB20 x Ford Ka pela segunda posição
Depois de estar confortável na segunda posição no ano passado, atrás do Chevrolet Onix, em 2017 o Hyundai HB20 viu o Ford Ka voltar a reagir e em vários meses obter a vice-liderança.
No acumulado do ano, até novembro, o HB20 ainda tem vantagem razoável de quase 10 mil carros, que deve garantir a ele o segundo lugar no fechamento de 2017, mas, com a reestilização do Ka prevista para 2018, é bom não vacilar.
4. Hyundai Creta x Honda HR-V
Esqueça Nissan Kicks, ou mesmo o Jeep Renegade, que foi sensação à época de seu lançamento. A briga no segmento entre os SUVs compactos é travada por Honda HR-V e Hyundai Creta.
Inclusive, em novembro, o Creta conseguiu liderar o segmento pela primeira vez, com 4.164 unidades, contra 4.095 exemplares do HR-V. A diferença total (até novembro) era de 6.982 unidades a favor do HR-V (43.508 x 36.526).
5. Honda HR-V x Jeep Compass
O HR-V vem “nadando” com vantagem sobre o rival Creta entre os compactos, mas está tomando um banho de outro SUV, que lidera o segmento geral mesmo sendo de uma categoria acima, a dos médios, e com preço superior. O Jeep Compass surpreendeu e virou a sensação da categoria, com 44.068 emplacadas até o mês passado.
O Compass começa em R$ 107.990, que é praticamente o mesmo preço do HR-V de topo (R$ 107.900). E a versão mais vendida não é a de entrada, mas sim as intermediárias Longitude (R$ 115.990) e Limited (R$ 134.990).
6. Picapes: Chevrolet S10 x Toyota Hilux
Se em 2016 a Toyota Hilux fechou o ano reinando com considerável folga sobre a Chevrolet S10, em 2017 isso não vai ocorrer. No ano passado, foram 34.031 unidades da Hilux, contra 26.558 da S10.
Neste ano, a S10 já encostou e está bem mais próxima. Até novembro, a picape Toyota tinha 30.349 exemplares emplacados, contra 27.443 da S10 – são 2.906 unidades a menos.
7. Quarto lugar no ranking: Ford x Hyundai
Se a Fiat e a Volkswagen brigam para terminar o ano na segunda posição, Ford e Hyundai disputam “cabeça a cabeça” a quarta. As duas baseiam suas vendas e essa disputa de marcas em seus veículos de entrada, HB20 e Ka.
Até novembro, a Ford vinha na frente, com 9,53% do mercado total de automóveis e comerciais leves, enquanto a Hyundai, em quinto, tem 9,3%.
Confira os carros que humilharam a concorrência em 2017: