Jeep Compass despenca no ranking de vendas

Em agosto, Jeep Compass foi apenas o quarto utilitário-esportivo mais vendido do País

Jeep Compass
Jeep Compass Modelo ficou atrás de Renegade, HR-V e Creta (Foto: Werther Santana/Estadão)

Nos últimos meses, o Jeep Compass vinha travando uma briga acirrada com o HR-V pela liderança do segmento de utilitários-esportivos (SUVs). Em julho, o Jeep havia levado a melhor.

Porém, em agosto a vida não foi fácil para o Compass. O modelo despencou no ranking de vendas de SUVs.

De primeiro colocado, o carro da Jeep caiu para a quarta posição. A principal razão para esta queda pode ter sido seu “irmão”, modelo da mesma marca e igualmente produzido em Goiana (PE).

Trata-se do Renegade, que viveu, em agosto, um movimento contrário ao do Jeep Compass. Depois de amargar a quinta posição em vendas por alguns meses, o Renegade foi o SUV mais vendido em agosto.

O sucesso de um pode ter determinado o fracasso de outro. Isso porque, como dividem espaço nas mesmas concessionárias, Renegade e Compass acabam brigando por clientes.

Embora seja mais barato, o Renegade tem pontos fracos que acabam afastando o consumidor de SUVs. O principal é a diminuta oferta de espaço interno e o porta-malas com menos de 300 litros.

Amplitude na cabine e porta-malas são prioridades para a maioria dos clientes de SUVs. Por isso, o Compass, lançado no ano passado, acabou fazendo mais sucesso que o “irmão”, mesmo tendo preço maior.

O Compass custa mais por ser um modelo de segmento médio, enquanto o Renegade é compacto. Em dimensões e preço, os verdadeiros rivais do Jeep maior são carros como o ix35, da Hyundai, e o ASX, da Mitsubishi.

Porém, o Compass, desde sua estreia, está cativando também os clientes de utilitários-esportivos compactos.

Neste mês, o Renegade ganhou novas versões. Isso pode ter sido determinante para seu bom desempenho em vendas.

 

OS NÚMEROS DE VENDAS DOS SUVS

Foi acirrada a briga entre os quatro SUVs mais vendidos em agosto. O Renegade totalizou 4.576 emplacamentos.

O segundo lugar ficou com o HR-V, que teve 4.419 unidades vendidas. O Creta foi o terceiro mais emplacado do segmento, com 4.379 exemplares.

O Compass ficou um pouco mais atrás, mas, ainda assim, próximo dos três primeiros. Ele somou 4.195 unidades vendidas.

Daí em diante, os demais modelos já ficaram mais distantes no volume de emplacamentos. O Kicks, quinto colocado, teve 3.469 e o EcoSport, 2.726.

 

VEJA TAMBÉM: OS CARROS MAIS VENDIDOS EM AGOSTO DE 2017


Ofertas 0KM

Mais ofertas

Ofertas Carros 0km

Ofertas com condições especiais


Notícias relacionadas