Próximo Nissan Altima será semiautônomo

Sedã grande Nissan Altima poderá dispensar o motorista em algumas situações

Nissan Altima
Nissan Altima Projeção mostra como ficará a próxima geração do sedã (Imagem: Nissan)

Os sistemas semiautônomos de condução estão começando a se expandir fora do segmento de luxo. A próxima geração do Nissan Altima trará, opcionalmente, essa tecnologia.

LEIA TAMBÉM

Uber autônomo poderia ter evitado acidente

O Nissan Altima, que já foi vendido no Brasil, aqui foi posicionado como sedã “premium”. No entanto, nos Estados Unidos, trata-se de um modelo bastante generalista.

Por lá, o Nissan Altima é rival, por exemplo, do Camry. O sedã da Toyota é o carro de passeio mais vendido dos Estados Unidos.

O novo Nissan Altima será revelado no mês que vem, durante o Salão de Nova York, nos EUA. Seu sistema semiautônomo é chamado de ProPilot Assist.

Nos Estados Unidos, o sistema ProPilot Assist para o Altima é opcional. Ele também está disponível nos modelos Rogue e Leaf.

Trata-se de um sistema semiautônomo de nível dois. Isso significa que ele é capaz de assumir a condução do carro em alguns momentos.

No caso do ProPilot Assist disponível para o Nissan Altima, a tecnologia pode ser usada somente em rodovias. Ele é capaz de virar o volante, acelerar e frear sem participação do motorista.

Porém, o condutor deve estar sempre atento, já que o carro autônomo ainda não é permitido em nenhum país.

No Brasil, por ora há poucos modelos com nível 2 de automação. Todos são do segmento de carros de luxo.

Esse grupo inclui os Volvo XC60 e XC90, o Mercedes-Benz Classe E e o BMW Série 7. Outros a trazerem essa tecnologia são os Audi A4 e Q5.

O primeiro semiautônomo de nível 3 do mundo é o Audi A8. Revelado no ano passado, o sedã de luxo chega ao Brasil no fim de 2018.

Carros com sistema de automação nível 3 são capazes de dispensar o auxílio do motorista em mais situações. Os que podem dispensar o condutor em qualquer circunstância são os de nível 4. Por enquanto, só há protótipos com essa tecnologia.

A perspectiva é que os autônomos de nível 4 comecem a chegar às ruas nas próximas décadas.

VEJA TAMBÉM: 15 CARROS POTENTES E ECONÔMICOS


Ofertas 0KM

Mais ofertas

Mais ofertas exclusivas

Veja todas as condições especiais


Notícias relacionadas