Você está lendo...
Vendas de carros caem 7,8% em setembro
Notícias

Vendas de carros caem 7,8% em setembro

Apesar dos emplacamentos registrarem queda em relação a agosto, vendas de carros subiram 24,9% ante setembro de 2016

Redação

05 de out, 2017 · 3 minutos de leitura.

Publicidade

Anfavea
Crédito:Robson Fernandjes/Estadão

As vendas de carros nos segmentos de automóveis e comerciais leves registrou queda de 7,76% em setembro na comparação com agosto. De acordo com números da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), o número de emplacamentos foi de 193.580 unidades, contra 209.862 em agosto.

O desempenho, no entanto, foi positivo em relação ao mesmo mês do ano passado. quando foram vendidas 154.971 unidades. Nesta comparação, setembro de 2017 registrou alta de 24,91%.

No acumulado do ano, os emplacamentos de automóveis e comerciais leves de 2017 também levam vantagem. Enquanto entre janeiro e setembro deste ano foram comercializadas 1.573.582 unidades, o mesmo período do ano passado registrou 1.458.927 vendas. O aumento foi de 7,86%.

Publicidade


Para Alarico Assumpção Júnior, presidente da Fenabrave, os resultados de setembro confirmam a melhora esperada para o setor. O desempenho do último mês motivou a revisão das projeções da entidade para este ano.

Em julho, a previsão de crescimento nas vendas dos leves este ano era de 4,3%; agora, este mesmo número saltou para 9,9%. “Devemos atingir esse patamar de crescimento se as nossas previsões, de comercializar a média de 200 mil unidades mensais, se confirmarem entre os meses de outubro a dezembro”, afirmou Assumpção Júnior.

Entre os carros usados, as transferências de automóveis e comerciais leves apresentaram retração de 13,37% em setembro na comparação com agosto. Foram entregues 891.628 unidades em setembro, contra 1.029.273 no mês anterior. Em relação a setembro de 2016, houve crescimento de 4,72% nestes segmentos e, no acumulado de 2017, o aumento foi de 8,41% sobre o mesmo período de 2016.


 

VEJA MAIS: OS 20 CARROS MAIS VENDIDOS EM SETEMBRO DE 2017

Deixe sua opinião
Jornal do Carro
Oficina Mobilidade

Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.