Você está lendo...
Guerra na Síria destrói coleção de carros antigos
Antigos

Guerra na Síria destrói coleção de carros antigos

Colecionador de Aleppo voltou para casa para cuidar dos restos de seu acervo que era de 30 modelos

17 de mar, 2017 · 3 minutos de leitura.

Publicidade

 Guerra na Síria destrói coleção de carros antigos
Mohamed Mohiedin Anis com seu Hudson Commodor de 1979

Os carros antigos que mostramos na seção Carro do Leitor revelam histórias de muito amor e dedicação por parte dos seus proprietários. Mas é preciso ter uma dose de empenho muito maior para manter um acervo quando se mora em meio a uma zona de guerra. Quem sabe bem disso é Mohamed Mohiedin Anis, um colecionador sírio que se esforçou para preservar sua coleção em uma Aleppo devastada por bombardeios.

Por muito tempo, ele fez o que pôde para manter os carros limpos e evitar que tivessem peças furtadas. Ainda assim, alguns deles sofreram danos, como um Hudson que ficou cravejado por marcas de bala. Mas, quando a guerra começou a apertar, ele foi obrigado a abandonar Aleppo para proteger a própria vida e só voltou depois que o exército sírio retomou o controle da cidade.

Publicidade


O vídeo mostra o momento em que ele voltou para casa e descobriu o que havia sobrado de seu acervo. Dos 30 carros que possuía, 10 foram roubados e sete foram apreendidos pela polícia. Entre os modelos remanescentes, há um VW Thing, uma picape Chevrolet dos anos 1950, um Mercury Montclair 1956, um Hudson Commodor 1949 e alguns exemplares de Buick e Cadillac.

Obstinado, Anis não se deixa abater. Ele pretende começar a consertar os carros mesmo antes de arrumar a própria casa – da qual alguns cômodos correm risco de desabar. Vender os carros está fora de cogitação – o desejo do colecionador é deixar o acervo para seus oito filhos.


Deixe sua opinião