Primeira Classe

Cronos manda bem na briga com o Virtus

Com o Fiat Cronos, montadora italiana ataca a Volkswagen no quesito em que a alemã tem não tem boa fama: os preços

Rafaela Borges

22 de fev, 2018 · 8 minutos de leitura.

Novo Fiat Cronos" >
Fiat Cronos
Crédito: Sedã de entrada é R$ 1.000 mais em conta que o Argo 1.3 (Foto: Fiat)

Com o novo Fiat Cronos, a montadora italiana fez uma jogada de mestre sobre a Volkswagen. A marca divulgou os preços do carro na noite desta quarta-feira (21). Todo mundo já sabia que ele seria mais barato que o Virtus. Afinal, a Volks costuma mesmo ter carros mais caros.

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A surpresa foi o “tamanho” da diferença: nada menos do que R$ 6 mil. O Cronos começa em R$ 53.990, enquanto o Virtus parte de R$ 59.990.  Quando a batalha é entre as versões de topo, o abismo é ainda maior: R$ 69.990 para o Cronos e R$ 79.990 para o Virtus.

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A estratégia de lançamento de Cronos e Virtus é o primeiro passo da guerra que promete se desenrolar entre Fiat e Volkswagen pela vice-liderança de vendas. E com o posicionamento do novo sedã compacto, a italiana conseguiu atacar em cheio a alemã no quesito em que ela já ganhou uma certa má fama. Seus carros são considerados muito caros pelo consumidor brasileiro.

Mas será que o Virtus é mesmo muito caro? Ou foi a Fiat que deu uma jogada de mestre no posicionamento do Cronos?

O Cronos é considerado o sedã do Argo, embora a Fiat informe que suas plataformas são diferentes. Já o Virtus é mesmo a versão de três-volumes do Polo.


O Polo veio depois do Argo, mas fez uma entrada muito mais triunfal. Lançado em maio, o Fiat chegou com preço inicial de R$ 46.800 (à época), cerca de R$ 3 mil a menos que o Volkswagen.

Essa diferença era justificável. Em quase todas as versões, o Polo é superior. No comparativo entre as opções de entrada, ele derrotou o Argo.

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O público parece concordar. Enquanto o Fiat demorou cerca de seis meses para entrar na lista dos dez mais vendidos, o Volkswagen conseguiu o quarto lugar em emplacamentos em seu terceiro mês de vendas.

Então, a Fiat resolveu partir para a revanche. Já circulava, desde o fim do ano passado, o rumor de que o preço do Cronos só seria divulgado após o do Virtus (os dois carros chegarão às lojas quase ao mesmo tempo).

O objetivo, evidentemente, era fazer um posicionamento de preço agressivo. Afinal, o Argo está perdendo feio em vendas para o Polo, e o segmento de sedãs compactos (no qual se incluem Cronos e Virtus) é um dos mais importantes do Brasil.


No novo Fiat Cronos, está a esperança da italiana de conquistar a vice-liderança de vendas – que a Volkswagen obteve em janeiro.

O tapa na cara

Nem Cronos nem Virtus têm versões 1.0. Ante o Polo 1.6, o Virtus de entrada, com o mesmo motor, é R$ 6 mil mais caro. Todos esperavam que a Fiat posicionasse o Cronos de entrada, com propulsor 1.3, entre R$ 3 mil e R$ 5 mil acima do Argo.

Aí veio a surpresa: o novo Fiat Cronos de entrada é R$ 1.000 mais em conta que o Argo. Mais barato.


Sem fazer alarde, a Fiat criou uma versão “pé-de-boi” para seu novo sedã. Basicamente, ela vem com os mesmos itens do Argo 1.0 de entrada. Mas com o motor 1.3 de até 109 cv. Um belíssimo contra-ataque à vantagem que a Volkswagen conquistou com o Polo.

Esta versão do Fiat Cronos vai existir?

Muitas marcas lançam versões “pé-de-boi” como chamariz para um preço baixo. Na prática, elas não existem. Você pode até adquiri-las, mas tem de esperar meses e meses para recebê-la.

Isso ocorre porque, geralmente, são versões “peladas”, das quais os brasileiros não quer mais saber. Assim, não ganham prioridade na linha de produção.


E, como não existem a pronta entrega, o consumidor, atraído pelo preço mais baixo, acaba topando levar a configuração um pouco mais cara e bem equipada. Questão de estratégia.

No caso do novo Fiat Cronos, eu acredito que a versão de entrada vai existir. A pronta entrega. Ela vem com o que o brasileiro quer: ar-condicionado, direção assistida, vidros dianteiros elétricos e rádio com Bluetooth e USB.

Não tem central multimídia, mas ainda existem consumidores que abrem mão desse item em prol da economia. Tanto que a Chevrolet decidiu lançar recentemente versões automáticas de Onix e Prisma sem o sistema de entretenimento. As novas configurações dos dois carros têm itens semelhantes aos do Cronos “pé-de-boi”.


Qual vai vender mais?

Eu acredito que a Fiat acertou em cheio com a estratégia de preço do Cronos. Ao menos quando o objetivo é vendas.

Com o novo Fiat Cronos “pé-de-boi”, a marca investe em um público que o Virtus não vai atender. É como o Onix Joy: não é a versão mais emplacada do Chevrolet, mas ajuda – muito – o hatch a manter sua hegemonia no mercado.

Em defesa da Volks, está o Voyage. O bem-sucedido sedã já atende o público almejado pelo Cronos “pé-de-boi”.


Ainda assim, na batalha entre os dois carros, Virtus e Cronos, é mais provável que o Fiat leve vantagem. Afinal, R$ 6 mil é uma senhora diferença, e não podemos nos esquecer que o segmento de sedãs compactos é popular.

Mas, se a Volkswagen quiser mesmo vencer a Fiat nessa batalha, pode lançar um Virtus “pé-de-boi”? Claro que pode. Afinal, guerra é guerra. A conferir.

 


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