Primeira Classe

O carro de R$ 300 mil com vendas absurdas

Pela primeira vez à venda no Brasil, novo Mustang está tendo desempenho impressionante no ranking de vendas

Rafaela Borges

05 de jun, 2018 · 6 minutos de leitura.

Novo Mustang" >
Novo Mustang
Crédito: Com quase 150 emplacamentos, "muscle car" da Ford deixou diversos carros de luxo mais baratos para trás (Foto: JF Diorio/Estadão)

O balanço mensal feito pelo blog sobre o mercado de luxo costuma incluir só modelos de marcas premium. Porém, a partir de agora, teremos de abrir exceção para o novo Mustang. O “muscle car” da Ford está fazendo sucesso avassalador no mercado brasileiro.

LEIA MAIS

Olhando os números de vendas do novo Mustang, fica a dúvida: por que a Ford demorou tanto a trazê-lo ao Brasil?

Publicidade


No mês passado, o novo Mustang, que custa R$ 300 mil, já havia ultrapassado as 100 unidades vendidas. Em maio, foi além: chegou a quase 150.

Mais precisamente, o novo Mustang somou 148 unidades emplacadas. Com esse número, deixou para trás alguns modelos de luxo mais em conta – já consolidados ou novatos.

Atrás do novo Mustang em maio ficou, por exemplo, o A3 Sedan, que já chegou a ser o Audi mais vendido do Brasil. Outro que teve vendas inferiores foi o estreante Volvo XC40 – embora, nesse caso, o potencial de crescimento seja alto (veja mais abaixo).


Além disso, o novo Mustang entrou na lista dos dez carros de luxo mais vendidos do Brasil – foi décimo colocado (veja na galeria abaixo).

 

OS CARROS DE LUXO MAIS VENDIDOS EM MAIO


 

Novo Mustang e outros carros com apelo esportivo

É, sem dúvidas, um feito e tanto para o “muscle car”. O Camaro, já veterano no mercado, nunca teve desempenho semelhante.

Em 2016, um bom ano para o Chevrolet, ele registrava médias de 60 emplacamentos. O Camaro, aliás, não vem aparecendo na lista de vendas nos últimos meses.


Isso porque o lote do carro que a marca trouxe já acabou. Um novo já está a caminho.

O ranking de vendas de carros com apelo esportivo, aliás, deixa bem claro o mérito do novo Mustang. O segundo colocado, Porsche 911, teve 16 emplacamentos. O terceiro, Audi TT, somou nove.

É preciso ressaltar, porém, que o novo Mustang teve um forte processo de pré-venda. A possibilidade de que o volume de emplacamentos sofra queda nos próximos meses.


Vendas do mercado de luxo

No segmento de luxo (veja ranking na galeria acima), o Mercedes-Benz Classe C conseguiu superar o Land Rover Discovery. Com isso, assumiu a liderança.

As demais posições do ranking não têm grandes modificações. O Audi A3 Sedan, no entanto, saiu da lista dos dez mais vendidos.

No mês passado, o carro já havia sido superado por seu rival direto, o Mercedes-Benz CLA. Neste, voltou a ficar para trás.


O Audi A3 Sedan, com 123 emplacamentos, foi o 11º carro mais emplacado do País. O CLA, com 210, ficou no oitavo lugar.

Volvo

A Volvo começa a ganhar força no ranking de vendas. No primeiro mês de emplacamentos do XC40, a marca somou 500 unidades vendidas.

O XC40, porém, ainda não é o Volvo mais vendido. Ele teve 121 emplacamentos no mês passado, ante os 249 do XC60. O XC90, com 74 exemplares comercializados, ajudou no bom desempenho de vendas da montadora sueca.


De acordo com a Volvo, o XC40 tem potencial para fazer bem mais que no primeiro mês. Para a marca, daqui para frente o volume de emplacamentos vai aumentar.

A expectativa é de que o XC40 seja o carro mais vendido da Volvo no País.

Ranking de marcas

A Mercedes-Benz voltou a liderar o ranking de marcas de luxo, com 1.186 emplacamentos. A BMW foi segunda colocada, com número bem próximo ao da líder: 1.150.


A Audi conseguiu retomar a terceira posição, que havia perdido para a Land Rover em abril. Em maio, a alemã 715 emplacamentos, ante os 685 da inglesa.

 

Newsletter Jornal do Carro - Estadão

Receba atualizações, reviews e notícias do diretamente no seu e-mail.

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade de dados do Estadão e que os dados sejam utilizados para ações de marketing de anunciantes e o Jornal do Carro, conforme os termos de privacidade e proteção de dados.