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BMW dá carregador a quem comprar o sedã 530e M Sport
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BMW dá carregador a quem comprar o sedã 530e M Sport

Carregador gratuito na compra do BMW 530e M Sport equivale a um desconto de R$ 8.246, que é o preço do dispositivo

Redação

20 de fev, 2019 · 3 minutos de leitura.

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BMW 530e M Sport
Crédito:BMW 530e M Sport foi lançado no Salão do Automóvel de São Paulo, no ano passado, e custa R$ 328.950. Foto: BMW/Divulgação

Até o fim de março, quem comprar o BMW 530e M Sport, versão plug-in híbrida do sedã executivo, vai ganhar o Wallbox, equipamento de recarga rápida para veículos elétricos e híbridos. O dispositivo custa R$ 8.246 e, segundo a montadora alemã, é capaz de carregar 100% das baterias em menos de três horas. Numa tomada convencional, a carga total sobe para quase cinco horas, de acordo com informações da empresa.

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O BMW 530e M Sport custa a partir de R$ 328.950. O sedã executivo foi lançado no Salão do Automóvel de São Paulo, no ano passado. Traz o sistema híbrido batizado de “eDrive” pela BMW. Ele é composto por um motor elétrico associado ao propulsor 2.0 turbo de quatro cilindros. A unidade a gasolina rende 184 cavalos de potência e 29,6 mkgf de torque. O motor elétrico tem 113 cv e 25,5 mkgf de torque. Em conjunto, a potência combinada chega a 252cv, e o torque sobe a 42,8 mkgf.


De acordo com a BMW, o sedã é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 6,2 s. A máxima declarada é de 235 km/h. Ainda segundo informações oficiais, no modo puramente elétrico o 530e pode alcançar 140 km/h e tem autonomia de 45 km.

As baterias localizadas atrás do banco traseiro comprometem a capacidade de carga. Enquanto o Série 5 normal tem porta-malas de 530 litros, a versão híbrida acomoda 410 litros.


Estação de recarga

O Wallbox oferecido pela BMW pode ser instalado em circuitos monofásicos ou trifásicos. A empresa informa que ele está especificado para funcionar com corrente de até 32 ampères, atingindo a potência de até 22 kilowatts. A BMW afirma que ele é compatível com veículos de outros fabricantes que utilizem o mesmo conector.

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Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.