Em junho do ano passado, ao anunciar que a Fiat teria 15 carros novos nos próximos cinco anos, o presidente da FCA América Latina, Antonio Filosa, disse que “63% dos millennials querem um smartphone com rodas. Nós faremos isso também”. Ele também deixou escapar que esse carro deveria ser a volta do nome Palio ao mercado.
Agora, no Salão de Genebra, a Fiat mostra o Centoventi EV Concept, um modelo urbano totalmente elétrico que será lançado em 2021. Na Europa ele será chamado de Panda (olha o spoiler da carinha de um panda no interior). Mas no Brasil, ele vai ser o responsável pela volta do nome Palio ao mercado.
Carros que viriam para o Brasil, mas não vêm mais
1/10
RENAULT KOLEOS
Mostrado à imprensa em 2016, o modelo deveria ter desembarcado ainda em 2017 por aqui, aproveitando a onda do Compass, entre os SUVs médios. Nunca aconteceu.
2/10
INFINITI
A marca de luxo da Nissan nunca chegou por aqui, apesar de confirmada. A crise que derrubou vendas acabou cancelando os planos da rival da Lexus e da Acura. Seu principal modelo, ao menos de início, seria o sedã Q50. Um exemplar desses, que rodava camuflado pela região de SP, talvez seja o flagra mais recebido pelo Jornal do Carro
3/10
HYUNDAI VELOSTER TURBO
Apresentado no Salão do Automóvel de 2016, era uma das novidades para chegar e renovar a linha da Hyundai em 2017. Estamos esperando até agora a versão mais animadora do "cupê de três portas", que nunca tivemos por aqui
4/10
FORD FIESTA ST
A versão esportiva do Fiesta deveria ser a segunda novidade apimentada da Ford por aqui, junto com o Mustang. O carro que tinha motor 1.6 turbo de 177 cv chegou a ter uma versão de 200 cv depois. Infelizmente, o mais divertido Fiesta nunca veio, mas agora também não temos nenhum Fiesta mais.
5/10
PEUGEOT 308
A nova geração do 308 apareceu no Salão do Automóvel de 2016 e a Peugeot afirmou que o modelo viria para compor a gama com o antigo, como um carro de imagem, apenas na versão GTi de 300 cv. Isso nunca aconteceu e logo no começo de 2017, a marca já disse que estava revendo o projeto. Nunca veio, e agora até o antigo, feito na Argentina, que estava à venda até agora no Brasil saiu de linha
6/10
GOLF GTE
Atração do Salão de 2016, o híbrido Golf GTE foi prometido para 2017 e não chegou até agora. Provavelmente nem vai, a oitava geração do Golf está quase pronta na Europa e por aqui o hatch médio, como segmento, está morrendo aos poucos em detrimento dos SUVs compactos.
7/10
KIA OPTIMA HYBRID
Rival do Fusion, o Optima tentou, mas não conseguiu emplacar. A versão híbrida não foi nem vendida, apesar de ter passado pelas mãos dos jornalistas brasileiros com uma unidade temporária.
8/10
SMART FORTWO
Lançado no Salão de Paris de 2016, o modelo deveria estar no Brasil em 2017. Com a crise, a baixa das vendas de luxo e o dólar nas alturas, o simpático compacto "subiu no telhado" e nunca chegou por aqui.
9/10
ROSSIN-BERTIN VORAX
Em 2010, a Rossin-Bertin levou o Vorax ao Salão. O esportivo teria motor V10 do antigo BMW M5, com 570 cv de potência. Prometido para 2012, o modelo nunca chegou ao mercado. Os responsáveis pelo projeto informam que continuam trabalhando no carro.
10/10
ZOTYE
A marca chinesa conhecida por suas cópias de modelos famosos disse que iniciaria uma operação aqui em 2014. Não chegou durante o Salão como prometido, com fábrica em Colatina (ES) e nem apareceu. Havia até os modelos que seriam vendidos. Depois, a fábrica seria em Goiás para iniciar as operações em 2018. Aguardamos sentados.
O projeto de mobilidade que a Fiat tentou com o Mobi vai ser finalmente concretizado com o novo Palio. Ele será o primeiro compacto elétrico em larga escala no Brasil. O que será muito surpreendente, já que a Fiat estava bem atrás das outras marcas no quesito eletrificação e daqui a três anos será vanguarda.
O Centoventi EV chega em Genebra como um conceito para celebrar os 120 anos da Fiat. Ele vem com um powetrain elétrico que tem bateria substituível e atualizável. Os clientes poderão adicionar até três células de bateria extras após a compra do veículo. O objetivo será ampliar a autonomia, que vai variar de 100 km a 500 km.
O conceito também tem um teto destacável que pode ser substituído por um teto solar. O painel foi projetado para usar um smartphone como tela digital (que a marca também tentou com o Mobi), com a Fiat oferecendo um sistema de tela de infoentretenimento e instrumentos de 20 polegadas.
Os carros mais vendidos em fevereiro
1/20
20 - VOLKSWAGEN VIRTUS - 3.106 UNIDADES
2/20
19 - TOYOTA COROLLA - 3.359 UNIDADES
3/20
18 - FIAT TORO - 3.361 UNIDADES
4/20
17 - RENAULT SANDERO - 3.604 UNIDADES
5/20
16 - VOLKSWAGEN FOX - 3.795 UNIDADES
6/20
15 - HYUNDAI CRETA - 3.984 UNIDADES
7/20
14 - NISSAN KICKS - 4.137 UNIDADES
8/20
13 - HONDA HR-V - 4.256 UNIDADES
9/20
12 - JEEP COMPASS - 4.371 UNIDADES
10/20
11 - VOLKSWAGEN GOL - 4.565 UNIDADES
11/20
10 - JEEP RENEGADE - 4.706 UNIDADES
12/20
11 - VOLKSWAGEN POLO - 4.813 UNIDADES
13/20
10 - FIAT MOBI - 4.885 UNIDADES
14/20
9 - RENAULT KWID - 5.473 UNIDADES
15/20
8 - CHEVROLET PRISMA - 6.499 UNIDADES
16/20
5 - FIAT STRADA - 6.553 UNIDADES
17/20
4 - FIAT ARGO - 6.674 UNIDADES
18/20
3 - FORD KA - 7.633 UNIDADES
19/20
2 - HYUNDAI HB20 - 8.055 UNIDADES
20/20
1 - CHEVROLET ONIX - 18.392 UNIDADES
Newsletter Jornal do Carro - Estadão
Receba atualizações, reviews e notícias do diretamente no seu e-mail.