Você está lendo...
Dhabiyan é caminhão de 10 rodas de sheik árabe
Notícias

Dhabiyan é caminhão de 10 rodas de sheik árabe

Inusitada criação foi feita com base no Oshkosh M1075, um veículo de transporte militar apto a condições extremas

Redação

06 de mar, 2019 · 3 minutos de leitura.

Publicidade

O extravagante Dhabiyan está pronto para tomar as ruas de Dubai
Crédito:Crédito: Reprodução

Dhabiyan é o nome de um dos novos brinquedos sobre rodas do sheik Hamad Bin Hamdan, dos Emirados Árabes Unidos. E haja rodas. O cavalo mecânico tem dez.

Em um lugar no qual Bugatti Chiron e Ferrari LaFerrari são comuns e o corpo de bombeiros usa o Chevrolet Corvette para atender emergências, é difícil chamar a atenção. Por isso os endinheirados optam por veículos cada vez mais extravagantes.

INSCREVA-SE NO CANAL DO JORNAL DO CARRO NO YOU TUBE

Publicidade


E o caso do Dhabiyan é emblemático. O cavalo mecânico, feito totalmente sob medida, tem 10,8 metros de comprimento e 2,5 metros de largura.

+ Sheik oferece US$ 1 milhão por Fusca de Mujica

+ Compre casa em Dubai e ganhe um Huracán


+ Polícia de Dubai explica uso de esportivos

+ Dubai quer proibir pobres de ter carros


Dhabiyan tem valentia de sobra para as ruas de Dubai

O monstrengo foi construído com base no Oshkosh M1075. Trata-se de um veículo de transporte militar de fabricação norte-americana. Ele é apto a enfrentar condições de rodagem extremas – muito mais severas que as das ruas de Dubai.

O projeto pegou emprestado vários componentes de automóveis de produção. A cabine veio do Jeep Wrangler, as luzes de seta são da picape Ford Super Duty e os faróis traseiros vieram do Dodge Dart.

A dianteira do modelo único, por sua vez, utiliza partes de um caminhão dos anos 40.


Com o Dhabiyan, o novo proprietário deve ganhar os holofotes mais uma vez. Sim, porque a excentricidade desse sheik já é bem conhecida.

Ele, inclusive, é conhecido pelo apelido de “The Rainbow Sheik” graças a um sedã Mercedes-Benz Classe S pintado com as cores do arco-íris.

Outro de seus “brinquedos” é um Dodge Power Wagom, feito em escala 64:1. O caminhão off-road do sheik tem quatro quartos com ar-condicionado, sala de estar e banheiro.


Veja, abaixo, mais fotos do Dhabiyan:


Navio do deserto

O Dhabiyan recebeu o apelido de desert ship (navio do deserto em tradução livre). O peso total do veículo é de cerca de 24 toneladas.

Atualizada às 17h46


 

Deixe sua opinião
Jornal do Carro
Oficina Mobilidade

Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.