Você está lendo...
Hyundai aumenta capacidade da fábrica em Piracicaba
Notícias

Hyundai aumenta capacidade da fábrica em Piracicaba

Fábrica que produz a família HB20 e o Creta passou de 180 mil para 210 mil unidades por ano com reformas

Redação

11 de mar, 2019 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

hyundai
FÁBRICA DA HYUNDAI EM PIRACICABA
Crédito:HYUNDAI/DIVULGAÇÃO

A Hyundai segue em ritmo acelerado de vendas no País e quer se manter assim. Para isso, a marca aumentou a capacidade produtiva da sua fábrica de 180 mil para 210 mil unidades por ano. Chegaram novos equipamentos e houve mudança no fluxo das operações.

Agora a planta poderá passar dos 36 veículos produzidos por hora para 42 veículos por hora com a fábrica funcionando em três turnos. Isso é um aumento de 17 mil unidades em relação ao que foi fabricado em 2018 – 193 mil. Esse extra já surgiu por a companhia ter conquistado ganhos pontuais no processo de produção.

Entre as novidades do processo produtivo estão novos robôs e melhorias na área de solda, pintura e montagem. “O volume adicional de 30 mil veículos vai atender prioritariamente o mercado brasileiro, respondendo às perspectivas de crescimento do setor automotivo, que pode ultrapassar 10% em 2019, segundo a Anfavea”, afirmou Eduardo Jin, presidente e CEO da Hyundai Motor Brasil.

Publicidade


Com isso, a Hyundai deve conseguir atender aos pedidos de Creta do consumidor convencional, sem precisar abrir mão dos pedidos de PCD que foram suspensos entre agosto de 2018 e janeiro de 2019 por alta demanda.

LEIA MAIS:


Chegada do novo Hyundai HB20 é a motivação

Toda a melhoria na fábrica tem um foco e uma função: a chegada do novo HB20 ainda este ano. O modelo será inspirado pelo visual do conceito Saga EV que estava no Salão do Automóvel em novembro.

O novo HB20 manterá a plataforma atual, mas com aperfeiçoamentos. O carro deve crescer por dentro sem crescer por fora. Isso será feito com a ampliação da distância entre-eixos em alguns centímetros.

O objetivo é claro: fazer frente ao VW Polo e Fiat Argo. Os dois modelos – que não estavam no mercado quando o HB20 foi lançado – têm bom espaço para os ocupantes do banco traseiro. E essa sempre foi uma das maiores deficiências do Hyundai.


Na parte mecânica, continuará havendo pelo menos duas opções de motor, além de câmbio manual e automático. O atual propulsor 1.0 aspirado terá melhorias. Acima dele, uma opção mais forte vai vir. Pode ser uma versão revista do 1.6 atual, ou um novo 1.0 turbo com injeção direta.

Hyundai Creta  Limited Safety
Oferta exclusiva

Hyundai Creta Limited Safety

Deixe sua opinião
Jornal do Carro
Oficina Mobilidade

Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.