Os air bags defeituosos da Takata fizeram mais uma vítima. Apesar dos esforços mundiais para substituir as bolsas infláveis perigosas, muitos carros ainda deixam de ser atendidos. Foi o caso de um Honda Civic 2002 cujo motorista morreu num acidente em 2018 em decorrência da falha do air bag.
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O motorista havia comprado o carro cerca de três meses antes do acidente. Como a Honda não foi informada da venda, o novo dono não recebeu notificações de que o carro estava envolvido no recall. Isso, no entanto, não explica o fato de que o Civic acidentado deveria ter passado pelo recall em dezembro de 2014.
A Honda se defendeu afirmando que tentou encontrar os donos anteriores do Civic. Segundo a empresa, foram mais de 12 notificações impressas e 20 telefonemas para tentar informar da convocação. No entanto, o reparo nunca chegou a ser feito.
Apenas nos Estados Unidos, os insufladores dos air bags mataram 16 pessoas e feriram 200. No mundo todo, foram 24 mortes relacionadas ao problema.
Problema grave no air bag
Numa batida, a carcaça metálica do insuflador se rompe e tem fragmentos projetados na direção dos ocupantes. Caso isso ocorra, os pedaços de metal podem causar ferimentos graves e até morte.
Nos Estados Unidos, os proprietários podem verificar se o veículo está envolvido no recall pelo site do NHTSA. A Honda, aliás, informa que carros mais antigos, entre 2001 e 2003, têm risco ainda maior de apresentar a ruptura da carcaça.