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Xiaomi entra no mercado de carros com SUV
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Xiaomi entra no mercado de carros com SUV

Gigante chinesa de tecnologia entrou no mercado de carros em parceria com a Bestune

Redação

05 de abr, 2019 · 2 minutos de leitura.

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SUV DA XIAOMI FOI CRIADO COM BASE NO BESTUNE T77
Crédito:

Se você é um pouco ligado em tecnologia com certeza já ouviu falar da Xiaomi, mesmo que não queira. A gigante chinesa que produz todo tipo de eletrônico, resolveu entrar agora também no mercado de carros.

Em parceria com a fabricante Bestune (ou Besturn para o mercado chinês), a Xiaomi lançou seu primeiro veículo, e para não ficar de fora da moda, apostou em um SUV. A base do projeto é o Bestune T77 que será vendido como parte da submarca Redmi da Xiaomi.

As especificações do SUV da Xiaomi incluem um motor 1.2 turbo que rende 143 cv e 20,8 mkgf e transmissão manual de seis marchas. Ele mede 4,52 metros de comprimento, 1,84 m de largura e 1,61 m de altura, tem 1.455 kg, segundo a Bestune.

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Segundo a publicação Gizmochina, a diferenciação entre os carros vendidos como Bestune e os oferecidos como Redmi são o acabamento e também a central multimídia com a interface MIUI da empresa de tecnologia chinesa e possibilidade que ele venha com a inteligência artificial da marca integrada ao sistema.

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Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.