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Você conhece o Teimoso?

Versão 'pelada" do Gordini foi pioneiro dos carros populares

Roberto Bascchera

27 de jun, 2015 · 4 minutos de leitura.

Você conhece o Teimoso?
Crédito: Versão 'pelada" do Gordini foi pioneiro dos carros populares

Carro “popular”, hoje, tem freios com sistema ABS, airbag. Pode ter vidros e travas elétricos e ar-condicionado, entre outros mimos. Também tem nome pomposo, em geral formado pela junção de números e letras. Mas nem sempre foi assim. Em 1965 numa tentativa de tornar o automóvel mais acessível, o governo abriu uma linha de crédito ao consumidor e incentivou as montadoras a lançar carros populares, ou seja, baratos e pelados.

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Surgiram então versões espartanas de modelos que já estavam no mercado, como Fusca Pé de Boi, Vemaguet Pracinha, Simca Profissional e o pioneiro Gordini Teimoso, fabricado pela Willys. As fábricas “depenavam” os carros sem dó, para reduzir o preço. Cromados e pintura metálica, nem pensar. Espelho retrovisor e marcador de combustível eram luxo. De rádio, não havia nem o buraco no painel. Com isso, saía 40% mais barato que seus irmãos mais equipados.

O Teimoso que ilustra esse post pertence a um colecionador paulista que concluiu há pouco sua restauração. O exemplar foi fabricado em 1965 e é um carro raro porque, além das poucas unidades produzidas, preserva características originais. Na época – como ainda hoje -, muitos dos consumidores que adquiriam um carro básico por falta de recursos com o tempo mandavam instalar acessórios e equipamentos das versões mais sofisticadas, o que mudava a cara do produto.


No caso do Teimoso, só existiam duas cores, cinza e marrom, ambas sólidas. Os bancos possuíam apenas uma capa recobrindo as ferragens. Rodas, para-choques, maçanetas e moldura dos faróis eram pintados de cinza. Não havia retrovisores externos. As luzes traseiras eram agrupadas em um conjunto sobre a placa.


O painel se resumia a um conjunto com hodômetro e algumas luzes-espia. O porta=luvas não tinha tampa e quase não havia revestimentos internos. O carburador não trazia afogador automático.

Tamanha simplicidade tinha lá suas vantagens. O alívio de cerca de 70 quilos ajudava o trabalho do motor, um quatro cilindros de 853 centímetros cúbicos de cilindrada e 40 hp. E também facilitava o trabalho dos freios, a tambor. O problema é que o consumidor da época não se entusiasmou tanto pelo produto. Com apenas 8.967 unidades produzidas, o Teimoso foi “descontinuado” em 1966.


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Comportamento dos passageiros pode afetar a segurança da viagem

Dez recomendações para que os ocupantes do veículo não tirem a concentração do motorista durante o percurso

13 de mai, 2024 · 2 minutos de leitura.

Os passageiros têm um papel preponderante na segurança de um carro em movimento. O comportamento dentro do automóvel pode aumentar ou diminuir o risco de ocorrência de um acidente de trânsito

“Por motivos diversos, o motorista compromete a segurança ao volante do carro ao perder a capacidade de detectar obstáculos e não acionar os freios, por exemplo”, afirma Cleber William Gomes, professor de Engenharia Mecânica da Fundação Educacional Inaciana (FEI).

“O tempo de reação é precioso para prevenir acidentes. Quando o motorista divide a atenção interagindo com outras pessoas a bordo, a incapacidade de identificar o perigo aumenta.”

Embora o ser humano acredite na capacidade de fazer várias tarefas ao mesmo tempo, a direção pode ser impactada por condições adversas, que atrapalham a visão, a concentração e a atenção de motorista e passageiros.

“Os passageiros devem ter consciência de que sua presença, de alguma forma, afeta o comportamento do motorista. Eles ajudam a criar o clima da viagem e tanto podem ser tranquilos e prestativos como gerar algum tipo de estresse”, diz Gomes.

Por isso, veja dez recomendações importantes para o passageiro manter intacta a segurança da viagem:

  1. Adote uma postura ativa, ajudando na localização do caminho, atendendo o telefone e avisando sobre eventuais riscos.
  2. Não distraia o motorista, falando alto demais, mudando constantemente a música e comentando o modo como ele dirige.
  3. Mantenha-se alerta. Passageiros que dormem durante a viagem aumentam a probabilidade de o motorista também pegar no sono. 
  4. Não esqueça de usar o cinto de segurança e exija isso dos demais ocupantes do veículo. As crianças devem se acomodar em cadeirinhas ou assentos adequados à idade.
  5. O passageiro tem o direito de reclamar com o motorista se ele estiver dirigindo com imprudência, mas isso deve ser feito tranquilamente, para não gerar estresse.
  6. Evite situações que tirem a atenção do condutor. Se alguém passar mal ou se as crianças estiverem agitadas, sugira fazer uma pausa na viagem a fim de acalmar a situação. 
  7. Adie a viagem se estiver irritado, nervoso, inseguro ou sob efeitos de drogas ou álcool. 
  8. Jamais coloque parte do corpo para fora do veículo, seja nas janelas ou no teto solar.
  9. Antes de abrir a porta para sair do carro, certifique-se de que não existem riscos para você e os pedestres da via.
  10. Embarque e desembarque sempre pela porta ao lado da calçada.