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Creta será o primeiro Hyundai N no Brasil

Divisão esportiva N da Hyundai será inaugurada no País pelo SUV Creta depois que ele for reestilizado no segundo semestre

Diego Ortiz

11 de abr, 2019 · 3 minutos de leitura.

Creta tem bônus na Hyundai" >
Hyundai Creta Sport
Crédito: Crédito: Hyundai/Divulgação

A Hyundai lançou há pouco tempo sua divisão esportiva no mundo. Batizada de N, ela tem conseguido bons resultados, tanto na parte estética, quanto na de performance, com excelentes tempos até na lendária pista de Nürburgring, na Alemanha.

No exterior, a menina dos olhos foi o i30 N. Aqui no Brasil, o sonho da marca seria o HB20 N. Mas não vai rolar por questão de custo. A marca coreana não está disposta a arriscar, assim como a Volkswagen fará com o Polo GTS.

Por isso, a escolha será o SUV Creta. A intenção da coerana é criar primeiro uma versão limitada mais esportiva do carro, assim como foi lançada na Europa o Tucson N Line, que é mais uma preparação visual do que de performance.

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Tucson N Line

 

Os SUVs mais vendidos em março de 2019

Esta versão servirá de tubo de ensaio, se tudo der muito certo, para a criação de um verdadeiro Creta N. Pelo panorama que se desenrola do custo Brasil, é bem provável que o Creta fique mesmo apenas com a configuração N Line. Já que uma N “pura”, com direito a mudança de motor, suspensão e freios, deixaria o modelo muito caro.


Creta N Line virá com a reestilização

O Creta N Line deverá chegar junto da reestilização do carro, marcada para o segundo semestre. Ele será mais drástico que a versão Sport que o carro já possui. Terá uma estética de carros preparados, deixando de lado apenas a parte mecânica.

Viu algum carro camuflado ou algum segredo? Manda para mim no diego.ortiz@estadao.com que eu publico aqui!

Os carros mais vendidos no Brasil em março

 


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Oficina Mobilidade

Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.