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Toyota confirma produção do Corolla híbrido em Indaiatuba
Mercado

Toyota confirma produção do Corolla híbrido em Indaiatuba

Corolla híbrido também será flexível, o primeiro do mundo, produção será em Indaiatuba (SP) e ele chega no final do ano às lojas

José Antonio Leme

17 de abr, 2019 · 5 minutos de leitura.

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corolla híbrido
TOYOTA COROLLA HÍBRIDO FLEXÍVEL FOI MOSTRADO NO PALÁCIO DOS BANDEIRANTES COM CAMUFLAGEM.
Crédito:CRÉDITO: WERTHER SANTANA/ESTADÃO

A Toyota e o Governador de São Paulo, João Doria, anunciaram oficialmente que a nova geração do Corolla será o primeiro veículo híbrido flexível produzido no Brasil e no mundo. O modelo será produzido na fábrica de Indaiatuba (SP), onde a atual já é fabricada. O Jornal do Carro antecipou a informação no início do mês (leia a reportagem aqui).

Segundo o presidente da Toyota, Rafael Chang, a produção do modelo começa no último trimestre de 2019. O governador deixou escapar a informação de que o Corolla híbrido flexível chega às lojas em outubro. Para produzir a nova geração, a marca japonesa está investindo US$ 1,6 bilhão que devem gerar 600 empregos diretos.

O trem de força do Corolla híbrido é o motor 1.8 de ciclo Atkinson associado a um elétrico que rende uma potência combinada de 125 cv (123 hp) – a mesma do Prius a gasolina. O câmbio é o automático CVT. Essa geração será baseada na plataforma TNGA, a base modular da Toyota. Ela já está presente no Prius e no Camry vendidos no Brasil.

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Rota 2030 e IncentivAuto para o Corolla híbrido

Na coletiva, Chang e Doria fizeram questão de salientar que duas atitudes permitiram a viabilidade do Corolla híbrido flexível no Brasil: Rota 2030 e o IncentivAuto. O primeiro é o programa de incentivo para o segmento automotivo estipulado pelo governo federal, o segundo o equivalente lançado no mês passado pelo governo paulista.

O programa federal exige, entre outras coisas, motores mais eficientes para os modelos produzidos no Brasil para que as fabricantes tenham os incentivos fiscais homologados pelo InovarAuto. Já o IncentivAuto, dará desconto de até 25% no ICMS para as montadoras instaladas no estado de São Paulo.


Para ter direito a isenção no ICMS as marcas que estão, ou querem instalar uma fábrica no estado, precisam investir ao menos R$ 1 bilhão na unidade da federação. No caso, a Toyota investiu R$ 1 bilhão na fábrica de Indaiatuba, anunciado em setembro de 2018, além de outros R$ 600 milhões já anunciados anteriormente na planta de Porto Feliz (SP), onde faz motores.


Toyota é a segunda que utiliza o IncentivAuto

Além do anúncio da Toyota, que já vinha sendo negociado desde o governo de Geraldo Alckmin, a General Motors – que poderia deixar o País – também já anunciou investimentos para produção de novos modelos nas suas fábricas de São Paulo.

Com 10 bilhões de investimento e geração de, ao menos, 400 novos postos de trabalho, a marca anunciou a produção do novo Onix Sedã (o sucessor do Prisma) e deve, em breve anunciar também a versão hatch, além de um novo SUV compacto, o Tracker que foi apresentado esta semana no Salão de Xangai, na China.

OS MAIS VENDIDOS DE MARÇO DE 2019 NO BRASIL:


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Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.