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Peugeot 2008 reestilizado começa a ser produzido no RJ
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Peugeot 2008 reestilizado começa a ser produzido no RJ

2008 foi renovado com o visual que já está presente no 3008 e 5008 e chega às lojas em junho

José Antonio Leme

24 de abr, 2019 · 3 minutos de leitura.

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peugeot 2008
NOVO PEUGEOT 2008
Crédito:PEUGEOT/DIVULGAÇÃO

A Peugeot anunciou o início da produção do 2008 reestilizado em Porto Real (RJ). O modelo vai adotar a mesma linguagem visual que está nos irmãos 3008 e 5008, também vendidos no Brasil, mas importados da França. A Peugeot não confirma, mas segundo fontes, ele chega em junho às lojas.

A única mudança do modelo é na dianteira. Ele ganhou faróis com chanfros, nova grade e para-choque – diferente da reestilização europeia. As molduras para os faróis de neblina são maiores e o para-choque tem um ressalto nas extremidades. Para as caixas de roda há ainda um aplique plástico, ao estilo dos carros aventureiros.

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Sem divulgar fotos do interior e da área traseira, se mantiver o padrão do europeu, não haverá alterações. Por dentro, apenas novos materiais e acabamento, dependendo da versão.

A motorização também não deve sofrer mudanças. A Peugeot vai deixar os propulsores que já tinha e estão disponíveis no “irmão” Citroën C4 Cactus. São os motores 1.6 aspirado de até 122 cv e o turbo de até 173 cv, ambos flexíveis. As opções de câmbio serão a manual de cinco marchas e a automática de seis.

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Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.