A Porsche divulgou as primeiras imagens de um sonho em forma de carro para os puristas. A empresa colocou na gama os 718 Boxster Spyder e 718 Cayman GT4 que ganharam um novo motor seis cilindros boxer e aspirado. Está confirmada a chegada ao Brasil, mas a marca não deu data de chegada dos novos Porsche 718, que deve ocorrer só em 2020.
Criado para fica acima das versões com motor quatro cilindros 2.0 turbo, que continuam em produção, as novas opções da família 718 tem um propulsor de 4 litros que rende 420 cv e 42,8 mkgf. A transmissão é sempre a manual de seis velocidades.
A aceleração de 0 a 100 km/h é sempre em 4,4 segundos, para qualquer um dos modelos. No caso da velocidade máxima há diferença pelo arrasto aerodinâmico maior do 718 Boxster Spyder. Ele atingir a máxima de 301 km/h, enquanto o Cayman GT4 chega a 304 km/h.
Entre as tecnologias empregadas nas novas versões estão sistema de desativação de cilindros, que pode desligar até duas bancadas, para reduzir o consumo. Há ainda admissão com válvulas de abertura variável e injetores do tipo Piezo, que prometem reduzir o consumo e as emissões.
Segundo a Porsche, é a primeira vez que esse tipo de injetor é utilizado em um motor que tem altas rotações. Os injetores Piezo são mais conhecidos pelo uso em propulsores a diesel, que trabalham com limite de rotações menores.
Visual dos novos 718
A alteração visual é pequena. No Cayman GT4 há a adição do aerofólio fixo oriundo do GT4 Clubsport – de uso restrito em pista – e um difusor de ar funcional no para-choque traseiro. Agora, ele tem 50% mais de pressão aerodinâmica que o Cayman convencional, sem afetar o arrasto.
Já no 718 Boxster Spyder, há uma traseira diferenciada, a Porsche adotou o design de bolhas atrás de cada ocupante na tampa do motor, como no Speedster. Ele tem ainda uma terceira luz de freio integrada e um spoiler automático que levanta ao superar os 120 km/h. Ele também recebeu um difusor de ar funcional na traseira. Isso, segundo a Porsche, faz dele o primeiro Boxster a gerar pressão aerodinâmica no eixo traseiro.
Por dentro, há uma alavanca de câmbio mais curta, um volante mais esportivo e o revestimento é de Alcantara. Os bancos são esportivos e o acabamento pode ter detalhes pintados ou de alumínio.
Eles trazem a PASM – Suspensão Ativa da Porsche e redução de altura em 30 mm no carro. O controle de tração e estabilidade foi reprogramado e pode ser desativado. O sistema de vetorização de torque usa um diferecial traseiro mecânico.
Os freios são de alto desempenho com pinças monobloco. Como opcionais há os discos de composto de cerâmica. No caso do GT4, ele pode receber um kit Clubsport que adiciona uma barra anti-rolagem, extintor de incêndio e cintos de segurança de seis pontas para o motorista.