Você está lendo...
Novo acordo automotivo entre Brasil e Argentina deve ser anunciado hoje
Notícias

Novo acordo automotivo entre Brasil e Argentina deve ser anunciado hoje

Previsão é de que o novo acordo automotivo entre os dois países estabeleça livre comércio em 2029

Redação

06 de set, 2019 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

Toyota Hilux
Líder do segmento de picapes médias no Brasil, a Toyota Hilux é um dos veículos que vêm da Argentina
Crédito:Rafael Arbex/Estadão

O governo brasileiro deve anunciar hoje, dia 6, um novo acordo automotivo com a Argentina. O que está em vigor vence em junho do ano que vem, e a proposta é estabelecer um novo documento, para vigorar pelos próximos dez anos, a partir dessa data. De acordo com fontes a par das negociações, os novos termos preveem elevação imediata da cota exportada pelo Brasil sem tarifa. O objetivo central é alcançar o livre comércio a partir de 2029.

(A notícia está aqui)

A Argentina é um polo mundial de produção de picapes médias. De lá, vêm Toyota Hilux, Ford Ranger, Volkswagen Amarok e Nissan Frontier. Entre os carros de passeio, o país vende para o Brasil modelos como o Chevrolet Cruze (sedã e hatch), por exemplo. Em contrapartida, o Brasil envia principalmente automóveis compactos e médios com motor a gasolina e cilindrada acima de 1.0.

Publicidade


INSCREVA-SE NO CANAL DO JORNAL DO CARRO NO YOUTUBE

+ Conheça tudo o que mudou no Corolla 2020


A divisão de categoria de veículos produzidos aqui ou no país vizinho, no entanto, não é tão rígida. Até a geração passada, a Chevrolet produzia o Cruze no Brasil. A montadora de São Caetano do Sul também “foge à regra” ao produzir no Brasil a S10 que é enviada para lá. A Honda anunciou que irá paralisar a produção do HR-V na Argentina, para se concentrar em motocicletas. Até então, a montagem na Argentina atendia o mercado local, e ainda sobrava um excedente para o Brasil.

Argentina é o principal parceiro do Brasil

De acordo com o executivo responsável pelas áreas comercial e de mobilidade da Toyota America Latina e Caribe, Miguel Fonseca, atualmente o mercado argentino está em baixa, mas não pode ser desprezado. A entrevista com o executivo ocorreu durante o lançamento do Corolla 2020, esta semana.


A montadora, a propósito, produz o sedã médio no Brasil, e o exporta para o país vizinho. A prova de que o mercado argentino mantém sua importância é que a empresa convidou membros da imprensa argentina para o lançamento do sedã, realizado no Guarujá (SP).

A Argentina representa 70% das exportações brasileiras de automóveis. De janeiro a agosto deste ano, as vendas para o país vizinho caíram 40%. Automóveis de passeio representaram 22% do total.

Deixe sua opinião