A franquia “Velozes e Furiosos”, cuja sétima parte estreia em abril do ano que vem e o primeiro trailer foi divulgado recentemente, é, sem dúvida, uma das histórias cinematográficas sobre carros mais bem sucedidas de todos os tempos. Mas será a melhor?
Preparamos uma enquete para eleger o melhor filme com tema automotivo de todos os tempos (vote no fim deste post). O filme vencedor ganhará uma reportagem especial aqui no blog.
(Siga o blog no Instagram: @blogprimeiraclasse)
VAMOS À LISTA?
Na minha opinião, “Velozes”, definitivamente, não é o melhor. Mas tem muito valor, sem dúvidas.
Eu já assisti a quase todos os filmes da série “Velozes”, com exceção do “Operação Tóquio”. Meu favorito é o primeiro, pelas cenas de ação mais verossímeis, a valorização do automóvel em detrimento das sequências absurdas, o início da “história” de rivalidade entre o esportivo japonês (defendido pelo Brian O’Connor de Paul Walker) e o muscle car americano (amado por Dominic Toretto, o personagem de Vin Diesel)… e pela trama mais consistente.
Mas já assisti a filmes bem mais legais, seja sobre carros, automobilismo ou os que têm cenas inesquecíveis envolvendo automóveis. Para mim, disparadamente o melhor é “Rush – No Limite da Emoção”, lançado em setembro do ano passado. Muitos não vão concordar comigo, mas achei que superou o clássico “Grand Prix”, que talvez tenha cenas de corridas mais realísticas – ou talvez mais extensas -, mas não interpretações tão marcantes e um nível de emoção tão alto.
A equipe do “Jornal do Carro” me ajudou a formular esta lista. A repórter Karina Craveiro também é fã de “Rush”.
Já a repórter Thais Villaça citou um filme B de Tarantino, “À Prova de Morte”, como seu preferido. Para o também repórter José Antonio Leme, “Bullitt”, com Steve McQueen, é o melhor filme automotivo de todos os tempos.
Para o editor Tião Oliveira, o melhor filme envolvendo cenas automotivas é “Encurralado”, dos anos 70. O repórter Heverton Nascimento, por sua vez, elegeu “Operação França”, com Gene Hackman.
A lista, porém, tem outros filmes essenciais. “Need for Speed”, por exemplo, foi muito elogiada em resenha escrita pelo editor assistente Diego Ortiz (leia aqui). “As 24 Horas de Le Mans”, também com Steve McQueen, é menos conhecido no Brasil e tem uma trama fraca, mas cenas de corrida que, na minha opinião, são ainda mais marcantes que as de “Grand Prix”.
“Carros” e “Carros 2” também não podem faltar, já que trazem os automóveis como personagens e uma história cativante. É adorado tanto por crianças quanto por adultos. Na linha dos carros que falam, há um clássico: “Se Meu Fusca Falasse”. Na de animações, “Turbo”, de 2013, é um sucesso recente.
Quanto às cenas automotivas inesquecíveis, “Um golpe à italiana” e seu remake “Uma saída de mestre”, bem como “60 Segundos” foram citados por integrantes da equipe. “Ronin” é outro indicado.
No automobilismo, além dos clássicos, há o bom “Dias de Trovão”, com Tom Cruise, sobre a Nascar. Sylvester Stallone, por sua vez, filmou um longa sobre a categoria que hoje é chamada de Fórmula Indy. Chama-se “Alta Velocidade”. Eu achei péssimo.
Não dá para deixar os filmes de James Bond fora desta lista, é claro. Os filmes da franquia “007” são um desfile de carros de diversas marcas, das britânicas Aston Martin e Jaguar até um modelo submergível”.
E para você, caro leitor, faltou algum filme na lista? Vote e escolha qual é o melhor.
[polldaddy poll=8458699]
Newsletter Jornal do Carro - Estadão
Receba atualizações, reviews e notícias do diretamente no seu e-mail.